BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/02/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (198) - Clóvis Marques complementa sua posição sobre o tema

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Ontem troquei alguns "pvts" com o Clóvis sobre nossas opiniões em relação ao tema "PNBL + Telebrás".
Pedi ao Clóvis autorização para reproduzir a última mensagem dele.

Eu "disse" ao Clóvis e vale para todos:
(...) Sobre a indicação de matérias, claro que aceito.
Não confio em absoluto na imparcialidade do "Alerta do Google" e até o Leonardo Araujo já reclamou em seu blog.
Mas não se omita em divulgar você mesmo!
Se puder, faça uma pequena introdução e não deixe de convidar ao debate!
Vá treinando para moderador... :-))   (...)

Obrigado, Clóvis

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

--------------------------------------------


de Clóvis Marques <clovis1@terra.com.br>
responder a Clóvis Marques <clovis1@terra.com.br>
para Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
data 27 de fevereiro de 2010 17:49
assunto Re: Sua mensagem sobre o texto da Jana

Olá Helio,

obrigado pela mensagem.

Sei que no momento certo você irá apoiar a iniciativa do PNBL, pois está buscando as informações para compreender melhor o Plano.

É obvio que o Governo ainda não divulgou toda a informação e está soltando as idéias aos poucos. Esse procedimento é politicamente correto. Contudo, posso afirmar que já não se separa mais o PNBL da Telebrás e da Rede de Fibras, e isso não é ruim para o Brasil e principalmente para nossa área de Telecom.

Estamos falando da inclusão digital de milhões de pessoas, da possibilidade de milhares de pequenos provedores poderem participar do processo, de centenas de fornecedores locais terem a oportunidade de vender seus produtos ou de prestarem serviços.

Vou dar um exemplo, o Governo pode lançar uma licitação para atendimento de Banda Larga em uma determinada Região no Interior de Goiás. Podem participar dessa Licitação a Oi, a GVT, a Embratel, etc. Além delas, pode participar um (ou vários) novo(s) Provedor(es) da Região. Atualmente essa possibilidade não existe, mas existirá com o PNBL e, se ninguém se apresentar (Licitação Deserta, como ocorre em muitos casos), o Governo não tem que ficar esperando anos para permitir o desenvolvimento daquela Região, lança mão de acesso wiereless de baixo custo e põe a coisa para funcionar. Se ele fizer isso uma, duas, três vezes, as próximas Licitações não serão mais Desertas. Essa situação ocorreu de fato no Rio Grande do Sul, naquel história da PROCEMPA que eu contei. No Paraná, o Governo do Estado também ganhou independência e maior participação das Operadoras com a Rede da COPEL.

O que estou tentando passar aos Grupos é que precisamos filtrar o que é real do que é matéria plantada ou com interesses diversos, com o objetivo de manter o mercado cerceado pelos interesses financeiros dos Grupos Econômicos dominantes no Setor. Posso lhe afirmar com conhecimento de causa que a bandidagem está correndo solta entre elas e não há outra alternativa a não ser o Governo disponibilizar uma infraestrutura que permita, a quem queira, participar do mercado.

A Anatel está dominada pelas Operadoras. Todas possuem em seus quadros de funcionários pessoas que foram da Anatel e que tem o poder de manipular a Agência em favor dos interesses dos Controladores. Isso é fato.

O Ministério das Comunicações não tem um representante forte desde a morte do Sergio Mota. Quero lembrá-lo que o PASTE também foi desenvolvido a portas fechadas e Publicado ao Mercado com a mensagem "execute-se". Não houve consulta pública, nem tampouco foi encaminhado ao Congresso para votação. A choradeira foi enorme, tentaram desqualificá-lo, mas no final o resultado foi positivo.

O que ocorre é que o modelo atual das Telecomunicações está esgotado. Precisamos de um novo Plano e por isso apoio o PNBL.

Gostaria de poder convencê-lo com os argumentos de quem vive as Telecomunicações intensamente, mas respeito suas opiniões.

Coloco-me à disposição para te enviar as matérias sobre este tema, caso você queira, apesar de entender que você também recebe todas, com seus filtros no Google.

Grande abraço e mais uma vez obrigado.

Clóvis Marques


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil