BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/01/10

• MVNO - "Operadora Móvel Virtual" (19) - SIMcard customizado: "quase" uma MVNO

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 25 de janeiro de 2010
assunto MVNO - "Operadora Móvel Virtual" (19) - SIMcard customizado: "quase" uma MVNO

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Num "post" de 2006 fizemos esta "brincadeira didática" para explicar MVNO:
 
(...) Imagine o "lance": O empreendedor Ronaldinho Gaúcho, sabendo que uma operadora de celular, mesmo com capacidade ociosa não tem mais interesse em clientes de baixa renda, decide montar uma operadora virtual, a "RoCell", alugando minutos "no atacado" da operadora e revendendo "no varejo" para seu enorme e fiel público. A "RoCell" nada mais é do que uma "operadora móvel virtual" ou MVNO (Mobile Virtual Network Operator).
A MVNO "RoCell", na versão mais "pura", é uma modelo de negócio em que a operadora virtual não possui redes, torres, nem equipamentos. Mas são possíveis todos os modelos "intermediários". Uma grande variedade de serviços pagos ou não, poderá estar disponível, por exemplo, num SIM card, o famoso "chip".
Mas, este tipo de "novo negócio", como muitos outros, esbarra no problema já conhecido da "regulamentação" pela Anatel.(...)
  

02.
Vejam esta notícia em sintonia com a "quase" bola de cristal comunitária:  :-)

Fonte: Teltime
[22/01/10]    Clubes de futebol lançarão SIMcards customizados
(...) Não é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) propriamente dita, mas chega perto disso. Assemelha-se bastante ao modelo de credenciada de operadora móvel virtual previsto no regulamento posto em consulta pública pela Anatel no fim de 2009. (...)

03.
"Posts" recentes sobre MVNO:

25/01/10
MVNO - "Operadora Móvel Virtual" (18) - Teleco: "A proposta é boa, mas deve melhorar" - por Luciano Costa
30/12/09
• MVNO - "Operadora Móvel Virtual" (17) - Texto da Consulta Pública nº 50 - Regulamento sobre Exploração do Serviço Móvel Pessoal por meio de rede virtual (RRV-SMP)
25/12/09
MVNO - "Operadora Móvel Virtual" (16) - Nova ambientação

Comentários?
Contribuições para a consulta?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------------------

Fonte: Teltime
[22/01/10]    Clubes de futebol lançarão SIMcards customizados

Pelo menos sete grandes clubes de futebol de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul negociam neste momento o lançamento de SIMcards customizados com suas marcas para serem vendidos aos torcedores. Quem está por trás das negociações com os times, atuando como uma espécie de integradora, é uma empresa chamada Titans Group. Um clube paulista será o primeiro a lançar o produto, ainda neste semestre. Outros três ou quatro times devem fazer o mesmo até o final do ano. A expectativa é de que cerca de 800 mil chips customizados para clubes de futebol brasileiros serão vendidos em 2010, informa o diretor de operações do Titans Group, Robinson Ronchi. Os SIMcards rodarão sobre a rede da Claro.

A ideia é explorar serviços de valor adicionado (SVA) com a marca de cada time dentro de seu SIMcard customizado. O menu do chip oferecerá acesso para a compra de ringtones e imagens, assim como para assinatura de canais de texto com notícias via SMS sobre o clube do usuário. Serão vendidos apenas chips pré-pagos em um primeiro momento. O atendimento ao consumidor ficará a cargo da Claro. Na prática, é um cliente da operadora, mas com um chip cujo menu traz opções diferenciadas de SVAs. Não é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) propriamente dita, mas chega perto disso. Assemelha-se bastante ao modelo de credenciada de operadora móvel virtual previsto no regulamento posto em consulta pública pela Anatel no fim de 2009.

O futebol não será o primeiro nicho a explorar o mercado de SIMcards customizados no Brasil. Vale lembrar que no quarto trimestre do ano passado a TV Canção Nova lançou, também pela Claro, um chip desenvolvido para o público católico.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil