BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


14/07/10

• Apagões na Claro e na Vivo

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O nosso Bruno Cabral sugere esta leitura:
Fonte: Estadão
[14/07/10]   'Apagão' da Vivo deixa clientes sem comunicação

A matéria cita o recente apagão da Claro registrado neste texto:
Fonte: IDGNow!
[07/07/10]   Rede da Claro sofre 'apagão' em São Paulo - por Redação do IDG Now!

Sempre que este tema volta aos fóruns, temos uma avalanche de reclamações sobre as operadoras e são citados muitos casos pessoais.

Vamos mudar o foco e comentar somente as causas técnicas dos incidentes?

A discussão dos problemas técnicos poderão levar ao estudo das ampliações das redes, redundância de equipamentos, segurança física e virtual e ação fiscalizadora da Anatel.
Estes debates são bem-vindos!  :-)

Os funcionários das empresas envolvidas que queiram contribuir sem se expor, poderão usar-me como intermediário para transcrição de suas mensagens com privacidade.

Please, não vale dizer que a nova Telebrás vai resolver estes assuntos, OK?  :-))

Vamos nessa?  :-)
Obrigado!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

----------

Fonte: Estadão
[14/07/10]   'Apagão' da Vivo deixa clientes sem comunicação

Em duas semanas, é a segunda pane ocorrida no sistema de telefonia celularem São Paulo - por Naiana Oscar

Depois da Claro na semana passada, ontem foi a vez de a Vivo deixar os clientes sem serviço na cidade de São Paulo. Ontem pela manhã, a operadora detectou uma falha num dos dois equipamentos da região responsáveis por fazer o direcionamento das chamadas. A dificuldade para completar as ligações começou por volta das 8 horas e se estendeu até o início da tarde.

Segundo a operadora, as chamadas foram imediatamente redirecionadas para um outro equipamento, mas o número de ligações ficou acima do previsto, o que provocou um congestionamento na rede.

Como no caso da Claro, os usuários começaram a registrar suas reclamações na rede social Twitter - desta vez com a mensagem "Luto: a Vivo morreu".

Para o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, a pane na Vivo deve ser vista como uma falha pontual. "A operadora é a que mais tem atingido as metas de qualidade da Anatel nos últimos dois anos", afirma. Ele pondera, no entanto, que o problema parece ter sido grave, já que esses equipamentos são geralmente redundantes.

Levantamento da Teleco, com base nos dados divulgados pela Anatel, aponta que, entre janeiro e maio deste ano, a Vivo ficou em segundo lugar no ranking das empresas que mais atendem às exigências da Anatel, com 99,9% de cumprimento das metas de qualidade.

Em primeiro lugar está a Sercomtel, empresa de telefonia de Londrina, com 100%. Atrás da Vivo aparecem a Claro e a Tim, ambas com 98,6% das metas atendidas. A Oi é uma das que apresentam os índices mais baixos. Nos cinco primeiros meses do ano, a média foi de 82,9%. "Isso é resultado de falta de investimentos em algumas regiões do País", diz o consultor Tude.

Segundo Tude, não é possível relacionar o problema no serviço da Vivo com a pane registrada na rede da Claro. A falha da semana passada atingiu os DDDs de 11 a 19, na capital e em algumas cidades do interior de São Paulo. Até agora a operadora não esclareceu quais foram as causas do problema.

---------------------------

Fonte: IDGNow!
[07/07/10]   Rede da Claro sofre 'apagão' em São Paulo - por Redação do IDG Now!

Operadora admite instabilidade no Estado; internautas reclamam de falhas no resto do país.

Usuários da operadora móvel Claro estão relatando problemas desde o começo desta manhã (7/7) em todo o país.

Via  Twitter, o IDG Now! consultou seus seguidores para saber em que códigos de área estão acontecendo falhas, como falta de sinal. Até o momento, a maioria das reclamações que recebemos referem-se aos DDDs 11 (Grande São Paulo) e 16 e 19 (Interior de São Paulo).

No entanto, há relatos de problemas também nos códigos 31 (Minas Gerais),  47 (Santa Catarina), 54 (Rio Grande do Sul), 71 (Bahia) e 81 (Pernambuco) – mas a operadora nega qualquer anormalidade nessas áreas.

Os usuários da rede social estão usando a marcação (hashtag) #clarofail para reclamar.

O Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa diz que o serviço deve voltar ao normal até as 15h.

Consultada pela reportagem do IDG Now!, a operadora enviou o seguinte comunicado:

A Claro informa que parte de seus assinantes de alguns códigos de área de São Paulo está com dificuldades de originar e receber chamadas devido a instabilidade em sua rede na manhã de hoje. A operadora trabalha para resolver a situação o mais breve possível.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil