BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


01/03/10

• "Março com 4G" (01) - Início do evento virtual, fechando o verão... + Jana de Paula: "WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
data 1 de março de 2010
assunto "Março com 4G" (01) - Início do evento virtual, fechando o verão... + Jana de Paula: "WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Conforme combinado, iniciamos hoje o tradicional evento virtual capitaneado pelo Portal e-Thesis em parceria informal com a ComUnidade.
Nos anos anteriores este esforço concentrado foi batizado de "WiMAX de Março".
O nome era homenagem ao Tom Jobim e suas "Águas de Março", pois este "agito" fecha o verão mas... se prolonga pelas 4 estações. :-)
O "prolongamento" era através do boletim semanal "Série WiMAX". 
A tecnologia evolui e o e-Thesis acompanha: o evento deste ano leva o nome de "Março com 4G" e os boletins semanais do e-Thesis chamam-se agora "4G Etc".

02.
Sorry por este item "off topic" mas creio que ninguém vai reclamar... :-)
Lá no final está a letra de Águas de Março.
Clique no link acima e se emocione com um vídeo de Elis Regina e Tom Jobim... ao lado da letra, para cantar...  :-))

03.
Abaixo está a transcrição desta matéria da "owner" do e-Thesis:
Fonte: e-Thesis
[05/02/10]  WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa - por Jana de Paula

04.
Obrigado, Jana de Paula, pela oportunidade deste instigante e gratificante trabalho conjunto!

05.
Vamos todos participar?
Contatos:
Jana de Paula: jana@e-thesis.inf.br
Helio Rosa: rosahelio@gmail.com

Comentários sobre o evento e sobre o texto?
Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

--------------------

Fonte: e-Thesis
[05/02/10]  WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa - por Jana de Paula

Diante das novas implementações de WiMAX na América Latina - como a do Peru - e dos esforços de atualização do ambiente regulatório - como no México - e a expectativa de atualização do uso de espectro para a tecnologia no Brasil, Kelvin Lee, gerente geral sênior da Green Packet, acredita que em 2010 "deveremos ouvir muito sobre novas implementações de WiMAX na região". Mas, enquanto os governos procrastinam no refarming de espectro e na atualização das regras de prestação de serviços de WiMAX no Brasil e no México, a grande expectativa em termos de novos mercados para o WiMAX é mesmo o leilão de 3G/BWA a ser realizado em abril, Índia na Índia.

Lee foi um dos participantes do webnar "WiMAX: Opportunities and Key Factors for Success in 2010 & Beyond", realizado hoje sob os auspícios da Green Packet e que também contou com a participação de Daryl Schoolar, analista principal da Current Analysis no segmento de Acesso Móvel. Tanto o empresário quanto o analista concordou que a tecnologia ingressa em 2010 numa nova etapa. Isto vale, inclusive, no tocante aos célebres dois anos de dianteira do WiMAX em relação à LTE. Agora esta vantagem não se refere mais ao tempo das implementações do WiMAX sobre a LTE, mas à experiência em instalações, desenvolvimento do ecossistema e disponibilidade de espectro.

Tocou-se, durante o webnar, em outro ponto controverso - o relativo a modelos que sirvam como exemplo para novas instalações. Schoolar salientou que, hoje, os modelos de instalações não são iguais. Os modelos das principais redes de WiMAX - Clearwire, PacketOne, UQ, Yota e KT - são exceções e, não, a regra em termos de tipos de implementações. Isto é uma questão a ser avaliada pelo ecossistema de WiMAX e que ficou em aberto: o WiMAX precisa de uma tipologia de modelos de implementações?

A certificação não ficou de fora. Embora a certificação para uma das autoridades do setor - o WiMAX Fórum - inclua tanto a versão 802.16d quanto a 802.16e, no que toca à certificação de dispositivos ela ainda gira torno de dispositivos de dados (CPE, modems, laptops). Mas, mesmo diante do desconforto, quando, ao final de 2008, o fórum não atingiu seu objetivo de 100 produtos certificados, a previsão de mil produtos certificados até o final de 2011 ainda parece factível.

Espectro e múltiplas freqüências

O espectro permeia de maneira indelével o futuro próximo do WiMAX. Ainda há, por exemplo, algumas dúvidas quanto à certificação na banda em torno dos 2,5GHz. No caso do 2,3 GHz, por exemplo, o status de algumas implementações é incerto ou não se enquadra no que se convencionou chamar de rede comercial, que é o caso das redes de governo. Além disso, a primeira certificação para o 2,3 GHz foi a do WiBro e espera-se uma nova para a faixa em 2010. Já o suporte às frequências 2.3, 2.5 e 3,5 GHz num único chip é condutor importante do mercado de WiMAX. Mas se trata de uma tendência de médio prazo, devido à necessidade de oferta de soluções. O Intel Kimer Peak foi apresentado ao público este mês, em Las Vegas, durante o CES 2010, o que não diminui a ansiedade quanto as novas possibilidades que este tipo de chip pode trazer. A capacidade de suportar múltiplas frequências num só chip ajudará a aumentar volumes e reduzir os preços, já que um único SKU poderá suportar vários tipos de implementações. Isto também é importante para o futuro roaming de WiMAX.

O WiMAX 2

Schoolar apontou que outra questão de peso nos condutores do sucesso do WiMAX de agora em diante é o 802.16m ou WiMAX Release 2. "A nova versão do WiMAX móvel irá oferecer aos atuais operadores em 16e um caminho de migração para aumentar a capacidade de sua rede", lembra ele. Com a especificação completa a ser publicada em meados de 2010, os dispositivos e a infraestrutura devem estar disponíveis em 2011 ou 2012. A pioneira da versão m é a Samsung, que já fez uma demonstração de 16m com a operadora russa Yota, que pretende lançar um serviço no release 2 ainda este ano.

O ecossistema mundial também aguarda com ansiedade o leilão 3G/BWA da Índia, já que, segundo previsões do WiMAX Fórum, a tecnologia irá responder por 20% de todos os usuários de banda larga móvel do país em 2012. Mas, o leilão deve ocorrer em fevereiro e só em setembro as novas redes devem estar prontas. Enquanto isso, a operadora estatal BNSL já lançou alguns serviços em alguns círculos (áreas) do país. Para que as previsões do WiMAX Forum se confirmem, é necessário também que o preço dos serviços e dispositivos caiam.

De qualquer forma, Schoolar acredita que o WiMAX construiu um mercado sustentável e seu crescimento virá tanto dos operadores fixos existentes quanto de novos entrantes. Além da necessidade premente de dispositivos que façam com que as pessoas confiem mais nos serviços WiMAX, estes serviços precisam diferenciar-se das ofertas atuais e não apenas competir em preço. "O ecossistema de WiMAX se mantém uma das tendências fortes em telecom", afirmou o analista.

Para atrair mais usuários, é preciso diversificar o leque de aplicações e, aí, a voz é apenas a aplicação mais óbvia. Operadoras e vendors precisam criar programas que incentivem o desenvolvimento de aplicações em WiMAX. Além disso o mercado demanda opções de billing flexíveis e que se explore oportunidades além das carriers, como no segmento de utilities.

Certificação aberta para o varejo

A questão do varejo, das revendas, adquire importância nesta nova etapa que vive o ecossistema de WiMAX. Kelvin Lee acrescenta que uma certificação em padrões abertos para o varejo tende a trazer mais vantagens do que o uso da certificação tradicional. Segundo ele, este tipo específico de certificação pode contribuir positivamente na proliferação de dispositivos de WiMAX, trazer economia de escala (menor custo dos equipamentos de refe e dispositivos), melhorar a interoperabilidade e, ainda, padronizar as questões de compliance. Além disso, o consumidor terá à disposição uma gama maior de opções de dispositivos e aplicações. "O aumento na adoção do WiMAX deve ser conduzido pela disponibilidade de mais produtos de WiMAX certificados, um Programa de Certificação Aberta para o Varejo e o Programa de Roaming Global de WiMAX", aponta o executivo. Segundo ele, a economia de custo obtida com estas iniciativas pode ser aplicada em novas certificações de dispositivos, maior velocidade na criação de um roaming real global de WiMAX, no aumento e economia de escala e num time-to-market mais rápido.

As chaves do sucesso para o mercado de WiMAX em médio prazo, assim, se baseiam na proliferação de dispositivos mais variados (nos segmentos de handhelds, computadores e eletrônica de consumo), tecnologias inovadoras no seio do desenvolvimento industrial (MIMO, Switched Tx Diversity e Beamforming) e serviços inovadores e atraentes para incrementar sua adoção pelos assinantes.

---------------------------

Águas de Março
Tom Jobim

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil