BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/03/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (212) - Grupos se mobilizam para moldar plano nacional de banda larga... dos EUA!

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
A mídia e a blogosfera continuam repercutindo as "falações" dos atores envolvidos no planejamento do PNBL após a audiência pública no Senado.
Que bom! O Congresso (Câmara + Senado) é a Casa do Povo e os grandes, importantes e pol
êmicos assuntos devem lá ser debatidos.
Apesar de ter sido apenas uma audiência, a repercussão foi grande. Repito: Que bom!
Mas o espetáculo das declarações é deprimente pois escancaram as lutas intestinas no alto escalão governamental.

Estou colecionando as matérias para divulgação em nosso Grupos e para "ler as linhas" e tentar entender alguma coisa nas entrelinhas...  :-)

02.
Enquanto isso, proponho uma leitura atenta destas matérias muito interessantes e oportunas:

Fonte: IDGNow!
[09/03/10]  Plano de banda larga nos EUA terá frente voluntária de inclusão digital - por IDG News Service/Washington

Fonte: IDGNow!
[17/02/10] Grupos se mobilizam nos EUA para moldar plano nacional de banda larga - por IDG News Service

Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

-------------------------------------------

Fonte: IDGNow!
[09/03/10]  Plano de banda larga nos EUA terá frente voluntária de inclusão digital - por IDG News Service/Washington

Proposta faz parte do plano nacional que a agência governamental de comunicações FCC apresentará na semana que vem ao Congresso americano.

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) vai propor a criação de uma frente voluntária nacional de educação digital para ajudar os residentes naquele país a ingressarem no mundo online, como parte de um plano nacional de banda larga que será entregue na semana que vem.

A frente, chamada National Digital Literacy Corps, apoia-se na estrutura de outros programas nacionais voluntários, como o AmeriCorps, e deverá ter como alvo as comunidades com baixo número de assinantes de banda larga, incluindo regiões de baixa renda, áreas rurais e terras indígenas, afirmou nesta terça-feira (9/3) Mignon Clyburn, membro da FCC, durante conferência sobre inclusão digital em Washington DC.

"Os Digital Literacy Corps mobilizarão centenas de embaixadores digitais em comunidades locais pelo país", explicou. "Trata-se de vizinhos ajudando vizinhos a ingressarem no mundo online."

A FCC também vai propor novos gastos para melhorar as ações de treinamento digital em bibliotecas e centros comunitários, e planeja lançar um programa de treinamento online para pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades digitais, disse Clyburn.

O plano nacional de banda larga da FCC terá como foco as formas de levar a banda larga a regiões que ainda não a tem, mas o plano também precisa dar respostas à questão da demanda por banda larga [onde ela já é oferecida], disseram palestrantes no Encontro de Inclusão Digital, patrocinado parcialmente pela FCC.

Pesquisas recentes revelam que mais de 90% dos residentes dos EUA têm acesso a banda larga, mas apenas dois terços assinam o serviço.
(Grant Gross)

----------------------------------------------

Fonte: IDGNow!
[17/02/10] Grupos se mobilizam nos EUA para moldar plano nacional de banda larga - por IDG News Service

Meta federal de levar conexão de 100 Mbps a 100 milhões de lares até 2020 não é "ambiciosa", dizem críticos; plano deverá ser entregue em um mês.

Quando o presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês), Julius Genachowski, tornou pública a meta de equipar 100 milhões de lares americanos com conexões de 100 Mbps até 2020, ele não estava querendo demais, afirma uma coalizão de grupos de consumidor e de direitos digitais.

Os EUA terão perto de 130 milhões de lares em 2020, e a FCC não deveria deixar 30 milhões de lares com um serviço de banda larga inferior, argumenta Mark Cooper, diretor de pesquisas da Federação de Consumidores da América.

"O coração e a cabeça" de Genachowski "estão no lugar certo", mas a FCC deveria ter como meta 90% das casas com conexões de 100 Mbps em 2020, disse Cooper durante encontro com a imprensa nesta quarta-feira (17/2).

O plano nacional de banda larga da FCC, que deverá ser entregue dentro de um mês, precisa incluir iniciativas "audaciosas", dizem os membros da Coalizão Mídia e Democracia.

"Eu sei que a visão da América do presidente Genachowski não é um lugar onde 100 milhões de lares tenham conexão de 100 megabits e 30 milhões de lares tenham zero megabit", acrescenta Cooper.

Igual a telefone
Os membros da coalizão, que congrega ainda os grupos Public Knowledge, a New America Foundation e a Free Press, querem que o plano nacional de banda larga da FCC tenha como meta igualar a penetração de banda larga em 2020 com a do telefone no mesmo ano.

Além disso, a FCC deveria definir um objetivo do uso de políticas para incentivar o aumento da competitividade entre os provedores de banda larga e implementar um novo meio de medir velocidade de banda e disponibilidade para todos os EUA até o fim do ano, sustentam os grupos.

A FCC deveria também estabelecer novas normas de proteção ao consumidor de banda larga em 18 meses, acreditam.

Os clientes de banda larga deveriam ser capazes de saber a velocidade que estão obtendo a qualquer momento, e os provedores deveriam explicar os encargos de suas contas, disse Joel Kelsey, um analista de políticas para o Consumers Union.

"Você não deveria ter um diploma de contador para entender sua conta mensal", diz Kelsey. Agora mesmo, os provedores de banda larga podem mudar os termos de serviço "a qualquer hora, sem qualquer aviso ao público", diz.

Internet aberta
Os grupos também querem que a FCC siga em frente com suas deliberações em torno da neutralidade da rede, ou internet aberta. A FCC precisa proibir os provedores de banda larga de discriminar seletivamente conteúdos e aplicações da web, e deveria garantir que os consumidores possam utilizar seus aparelhos entre as diversas redes móveis, diz Ben Scott, diretor de políticas da Free Press.

A livre expressão online depende de uma internet aberta, diz Scott. "É o mercado aberto para expressão e para o comércio que conduz à adoção da banda larga", afirma.

O encontro dos grupos com a imprensa ocorre um dia depois de discurso feito por Genachowski sobre os 100 milhões de lares e de um comunicado, assinado pela U.S. National Telecommunications and Information Administration, que afirma que em outubro de 2009 64% dos lares americanos tinham serviço de banda larga. É um avanço em relação a outubro de 2007, quando 51% dos lares tinham o serviço, mas "uma porção significativa da população americana ainda não está online", disse o administrador da NTIA, Lawrence Strickling, no comunicado.

Link Howeing, assistente da vice-presidência para internet e assuntos de tecnologia da Verizon Communications, assistiu à coletiva de imprensa promovida pela coalizão, mas evitou comentar as propostas que o grupo fez.

Uma porta-voz da AT&T não fez comentários sobre os pedidos da coalizão, mas disse que a empresa endossa o objetivo de Genachowski de ter 100 milhões de lares com banda larga de 100 Mbps.

"Ao definir o objetivo dos 100 megabits, a FCC seguramente reconhece o investimento maciço que será exigido do setor privado", disse Claudia Jones, vice-presidente para assuntos públicos e relações com a imprensa da AT&T. "Como a própria equipe de banda larga da FCC estimou, seria preciso um investimento adicional de 350 bilhões de dólares para levar serviço de 100 megabits a cada lar dos Estados Unidos. O mais importante é que a FCC resista aos apelos por formas extremas de regulamentação que poderiam comprometer, e até destruir, a captação de todo o investimento necessário para realizar esse objetivo."
(Grant Gross)


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil