BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/03/10

"Março com 4G" (16) - Primeira semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Na semana passada deixamos de referenciar alguns dos tópicos do Boletim "4G Etc" do e-Thesis.

Abaixo esta a reprodução integral do Boletim.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

------------------------------------------------

Conexão WiMAX

por Jana de Paula

 

Iniciamos a 1º de Março passado mais um evento conjunto entre o e-Thesis e  a ComUnidade WirelessBRASIL, parceria iniciada em 2006. Este ano, em virtude do desenvolvimento do mercado e das novas tecnologias; e da importância que elas adquirem no cenário corporativo e no ambiente pessoal, passamos mudamos o nome de “e-serie WiMAX” para “4G etc.”.

 

A mudança foi necessária para acompanhar as transformações que as tecnologias de 4G já começam a trazer nas telecomunicações e na tecnologia de informação. Telecom e TI caminham cada vez mais próximas. E neste ecossistema se inserem indústrias tão variadas quanto às de entretenimento e automobilística. Isto para não falar da crescente importância dos provedores de conteúdo e desenvolvedores de aplicações web e, claro, dos provedores de internet.

 

Padrões tecnológicos como WiMAX e LTE e a série de protocolos que dão vida ao conteúdo através do mundo IP – vídeo sob demanda, 3DTV, FTTH etc. (a lista é extensa) - não devem mais ser apresentados e debatidos de forma estanque. A Internet das Coisas de delineia e em breve todo e qualquer aparelho eletrônico estará conectado, interligando pessoas e máquinas. A responsabilidade de quem cria e define os padrões e normas de tecnologia e segurança neste ambiente e enorme. Porque o usuário somente e apenas deseja que sua experiência seja cada vez mais rica e os preços dos serviços mais massificados (ou seja, baratos).

 

A contribuição que a ComUnidade WirelessBRASIL traz a este ambiente e enorme. Diariamente, incansavelmente, o moderador dos vários grupos e do portal que ficam sob este guarda-chuva, o engenheiro Helio Rosa, divulga as centenas de ideias dos tomadores de decisão deste ambiente heterogêneo. Muitas vezes - cansados de assistir a procrastinações e desmandos de alguns segmentos que controlam parte das deliberações dos vários setores envolvidos na formulação das políticas e normas que deverão nortear os próximos passos da sociedade brasileira neste planeta conectado -, os combativos membros do WirelessBR chegam as vias de fato virtuais. Mas, se nem sempre atingem um consenso, ao menos produzem massa critica de valor. De muito valor. Que depois e replicada pelos blogs ou aproveitada como material pelo creme da mídia especializada.

 

Nestes quatro anos de parceria, eu só tenho uma queixa. Ainda não existe ambiente regulatório definido para a tecnologia do WiMAX no Brasil. Ano a ano, a expectativa de todos e admirável. Todos torcemos para que seja possível instalar redes de WiMAX de grande porte no pais. Mas nada nos chega alem de iniciativas tímidas, frágeis, com pouca consistência.  E lamento que percamos tantas oportunidades reais de levar banda larga de qualidade a uma vasta gama da população brasileira.

 

Mas continuamos aqui, na tentativa de levar a quem decide – nas pranchetas e nas salas de diretoria – o conhecimento de outras experiências já bem sucedidas. E quem sabe, antes que as águas de marco fechem o verão, tenhamos algo concreto para divulgar. Em 2,5GHz, por favor.

 

P.S. Obrigada Helio Rosa.

 

Jana de Paula

-----------------------------------

A Internet das Coisas
Tecnologia - 4G
por McKinsey  
04-Mar-2010
Na maioria das organizações, a informação viaja ao longo de rotas conhecidas. As informações proprietárias são apresentadas o em bases de dados e analisadas para em seguida rodarem na cadeia de gestão. As informações também se originam de fontes públicas, colhidas a partir da internet, ou são adquiridas de fornecedores de informação. Mas, os caminhos previsíveis de informação estão a mudar: o mundo físico em si se transforma num tipo de sistema de informação. É a Internet das Coisas, com sensores e atuadores embutidos em objetos físicos, em estradas ligadas através de redes cabeadas e sem fio, muitas vezes utilizando o mesmo IP (Internet Protocol) que se conecta à Internet.
Ler mais.

-------------------------------

Chipsets para WCDMA crescerão 10%. A.Latina lidera
Tecnologia - Opinião Abalizada (OPAB)

por InStat  
03-Mar-2010
As receitas de semicondutores para aparelhos WCDMA terão taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 10% entre 2009 e 2014, superando US$ 30 bilhões em 2014. As receitas globais de semicondutores para dispositivos móveis terão crescimento mais moderado, CAGR de 2,1%, enquanto as receitas de semicondutores para CDMA e GSM handsets tendem a diminuir ao longo do período de previsão. Em termos regionais, a América Latina verá entre o crescimento mais significativo em semicondutores para celulares WCDMA, superando o Oriente Médio e África (MEA) em 2011, bem como a América do Norte e as regiões do Leste Europeu em 2012.
Ler mais...

-------------------------------------

O que a 4G e o mundo IP podem fazer pela saúde
Tecnologia - 4G
por Jana de Paula  
02-Mar-2010
Nas sociedades ocidentais o custo da saúde se torna proibitivo e a criação do electronic health record (EHR) ou compartilhamento de arquivo médico, aparece como necessidade. A consultoria Ovum estima que a gestão lógica de EHR suponha o emprego associado de serviços de TI do tipo SaaS e ferramentas de reconhecimento de voz. Nos EUA, a reforma anunciada do sistema de saúde está em marcha e vai precisar de pesados investimentos. Os serviços de mensagens sob todas as suas formas (IM, MM e UC) são bastante apreciados no mundo da saúde.
Ler mais..


-------------------------------

Intel e Orange fecham parceria sobre o MeeGo
Tecnologia - O que se fala...
por e-Thesis
03-Mar-2010
Intel e Orange anunciaram hoje a assinatura de acordo estratégico para fornecimento de serviços multimídia (como Orange Maps e Orange TV) da operadora móvel francesa, através da plataforma de softwate MeeGo, que fornece ambiente de software aberto para desenvolvimento rápido de terminais inteligentes e novos serviços. A MeeGo é fruto da fusão dos projetos Moblin da Intel e Maemo da Nokia, desenvolvidos sob Linux e divulgados durante o Mobile World Congress de Barcelona.

Ler mais...

----------------------------------

Apple processa a HTC
Tecnologia - O que se fala...
por e-Thesis  
03-Mar-2010


A Apple está processando a HTC, de Taiwan, fornecedora do Android/Google, sob alegação de que a fabricante asiática infringiu 20 patentes relacionadas com a interface de usuário do iPhone, sua arquitetura e hardware. As ações foram impetradas num tribunal de Delaware. A Apple também está processando a Nokia na International Trade Commission (ITC). De acordo com declarações do CEO da Apple, Steve Jobs, em comunicado: "Podemos nos sentar e assistir os concorrentes roubar nossas invenções patenteadas, ou podemos fazer algo sobre isso. Decidimos fazer algo. Pensamos que a concorrência é saudável, mas os concorrentes devem criar suas tecnologias próprias e não roubarem a nossa".  Ler mais...

-----------------------------------

Mio lança um GPS além das funções clássicas
e-serie WiMAX - O que se fala... na Web

por e-Thesis   
02-Mar-2010
Na CeBIT 2010 que foi inaugurada hoje, em Hanover (Alemanha), o fabricante  Mio, de GPS, apresentou um modelo que atrai as atenções. Com tela tátil de 7polegadas (800x480), este modelo se encontra na encruzilhada de gêneros. Aliás, já faz algum tempo que se vê o surgimento de aparelhos híbridos,sejam eles GPS, multimídia ou smartphones, que começam a romper limites. No caso do V780 da Mio, além das funções clássicas de um GPS, ele tem tudo para ser um PMP de primeira linha. Seu processador cadenciado de 600 MHz é capaz de ler vídeos até 720p.
Ler mais...

---------------------------------

Parks já tem estações de base e CPEs para WiMAX em 3,5GHz
por e-Thesis   
28-Fev-2010
A Parks já se preparou para o fornecimento de estações de base e CPEs de WiMAX, com a iminência de liberação de novos blocos de frequência na faixa de 3,5GHz, sendo a primeira empresa brasileira a certificar-se para produção e comercialização no país. A empresa investiu em 2008 US$ 2,5 milhões na expansão de sua planta industrial com a aquisição de novos equipamentos. Os investimentos se concentraram no desenvolvimento de produtos de WiMAX com freqüências na faixa de 3,5GHz. 
Ler mais...


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil