BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


18/03/10

• "Março com 4G" (24) - Terceira semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
Quinta-feira é dia do boletim semanal "4G Etc" do e-Thesis.
A transcrição está mais abaixo.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

-----------------------------

Smart grid apressa a chegada da 4G no Brasil
e-serie WiMAX - Artigos
por Jana de Paula
 
18-Mar-2010  
A demanda  por soluções de smart grid  é real e imediata no mercado das utilities e pode agilizar achegada da próxima geração de mobilidade no país. Pressionadas pelo esforço de normalização da Aneel [como a obrigatoriedade de implantação de medidores inteligentes], os constantes apagões, as intermináveis reclamações dos usuários e as próprias perdas de receita e recursos da rede, em virtude de atitudes ilícitas de terceiros, as concessionárias de energia elétrica planejam, de forma adiantada, iniciativas que contemplem tanto a melhoria dos seus próprios recursos como o maior controle de uso da eletricidade pelo cliente. E este fato demonstra que a 4G ultrapassa o universo de telecom e, realmente, caminha rumo à comunicação máquina a máquina e a Internet das Coisas.
Ler mais...

----------------------------

Brasil tem mais de 176 milhões de acessos móveis
Tecnologia - Segurança na Internet
por e-Thesis
18-Mar-2010
Com 1.171.778 de habilitações em fevereiro (crescimento de 0,67% em relação a janeiro), o Brasil chega a 176.771.038 de acessos do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e densidade de 91,87 acessos por 100 habitantes (crescimento de 0,59% sobre o mês anterior). O crescimento no segundo mês do ano é o segundo maior da série histórica, atrás apenas de fevereiro de 2008 (ver quadro).
Ler mais...

-------------------------------

Telstra faz testes avançados de LTE na Austrália
Tecnologia - 4G
por e-Thesis  
18-Mar-2010
A Telstra, maior operadora da Austrália, vai lançar um teste de LTE em sua rede Next G, em maio próximo, utilizando o kit da Ericsson, antiga parceira, e dos novos parceiros Huawei e Nokia Siemens Networks (NSN). Programado para durar até seis meses, o teste será realizado não apenas em área urbana, mas também fará avaliações da LTE em regiões rurais, além de ensaios extensivos em laboratório. A Telstra planeja testar LTE nas bandas de 1.8GHz e 2.6GHz, ambas aprovadas pela agência de regulamentação local.
Ler mais...
 

---------------------------------------

Players de satélite se unem contra a praga da interferência
e-thesisat - O que se fala... na web
por e-Thesis
18-Mar-2010
A interferência aos satélites continua na ordem do dia e, segundo especialistas, aumenta a um ritmo alarmante. Milhares de eventos ocorrem em âmbito global e se trata de um problema que não tende a desaparecer por si só. O tema foi abordado num painel durante o Satellite 2010, o maior evento do setor, que se encerra hoje em Washington (EUA), sob moderação do SUIRG (Satellite User Interference Reduction Group). Três áreas foram identificadas para minimizar o problema: treinamento e certificações de engenheiros; certificação de equipamentos; e identificação do portador. Como ocorre em qualquer problema intermitente elétrico ou mecânico, trata-se da atuação de transportadoras desonestas que se infiltram sem poderem ser identificados e cuja interferência pode ser de alguns minutos a vários dias.
Ler mais...

 

---------------------------------

Vixs lança SoC para 3DTV
IPTV - O que se fala...
por e-Thesis   
18-Mar-2010 
A canadense Vixs Systems anunciou um MIPS-Based SoC (System on Chip) projetado para set-top boxes IP (STBs). O XCode 4210 especialmente projetado para 3DTV inclui três processadores de aplicação, mais um OpenGL ES 2.0 (motor de gráficos), e é capaz de transcodificação de 1080p por duas vias em até 60 frames por segundo, segundo comunicado da empresa. O novo equipamento possui três processadores de aplicação: uma MIPS 74K core e dois núcleos ARC 750D. Coletivamente, eles proporcionam desempenho superior a 3.200 DMIPS (Dhrystone MIPS), juntamente com a transferência de dados em rede de 400 Mbps.
Ler mais...

------------------------------

Sprint vai lançar aparelhos em WiMAX móvel no CTIA
e-serie WiMAX - O que se fala... na Web
por e-Thesis
18-Mar-2010
A Sprint Nextel vai apresentar um telefone móvel no padrão WiMAX, concebido pela chinesa HTC durante a CTIS Spring, que começa no próximo dia 23, em Lãs egas (EUA).  O novo aparelho será o primeiro do gênero a funcionar sobre a nova rede de banda larga da operadora, de acordo com as previsões dos analistas.
Ler mais...

---------------------------------

São 451 milhões de assinaturas de 3GPP, no mundo
Tecnologia - 4G
por e-Thesis  
18-Mar-2010
A 3G Américas divulgou hoje que existem hoje no mundo 451 milhões de assinaturas de banda larga móvel em 3GPP. Deste total, segundo dados do Informa Telecoms & Media, 64 milhões estão nas Américas. Há 60 de redes móveis HSPA em operação em 26 países do continente americano. A versão 7.2 do HSPA foi implantada de costa a costa da América do Norte pelas operadoras AT&T, Rogers e T-Mobile.
Ler mais...

------------------------------------------------------

A oportunidade inexplorada nos dados móveis
Tecnologia - White-paper
por Chetan Sharma Consulting
17-Mar-2010
Os dois últimos anos no mercado móvel global têm sido verdadeiramente sensacionais. Mais de 1 bilhão de novas assinaturas foram adicionadas, mais de 2 mil novos aparelhos vendidos foram vendidos e as receitas dos dados móveis US$ 300 bilhões em receitas de dados móveis, acordo de acordo com o Global Wireless Data Update, 2007-2009, da Chetan Sharma Consulting. O número de novos dispositivos apresentou crescimento a cada trimestre. O engajamento dos consumidores está em num momento de alta. E os novos empreendimentos e os empreendedores estão cheios de idéias e novos produtos. Dispositivos como o iPhone, Storm, Hero, INQ1, Mytouch, Cliq, Droid, N97 e outros capturaram a imaginação dos meios de comunicação como nunca antes. Os smartphones ou dispositivos integrados representam atualmente cerca de 9% do mercado global, segundo a mesma fonte. No entanto, o que muitas vezes reduz a euforia ao smartphone são os 91% restantes do mercado e a oportunidade significativa de dados que estes clientes permitem.
Ler mais...

----------------------------------------------------

O papel da banda larga sem fio óptica no ecossistema móvel
Tecnologia - White-paper
por Chetan Sharma Consulting
17-Mar-2010
Estes são tempos excitantes para a indústria sem fio. A inovação em tecnologia, serviços e modelos de negócios é impulsiona a indústria global a novas alturas. Enquanto os mercados mundiais sentiam a dor de uma recessão brutal, a indústria sem fio, em sua maior parte, contornou a crise, sobretudo nos mercados asiáticos e dos EUA. 2009 foi um ano excepcional para os serviços móveis de dados e aplicações. Cada um dos quatro trimestres excedeu US$ 10 bilhões em receita de serviços móveis de dados e de penetração de assinatura. Este índice era de aproximadamente 93% ao final.
 Ler mais... 
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil