BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


23/03/10

"Março com 4G" (30) - "Internet das Coisas", M2M (machine-to-machine), RFID (Radio Frequency Identification)...

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Há poucos dias transcrevemos esta matéria de Jana de Paula e permito-me fazer dois recorte, um sobre a "Internet das Coisas" e outro sobre as tecnologias que funcionam como "soluções integradoras":
Fonte: e-Thesis
[18/03/10]   Smart grid apressa a chegada da 4G no Brasil
(...) a 4G ultrapassa o universo de telecom e, realmente, caminha rumo à comunicação máquina a máquina e a Internet das Coisas.(...)

(...) O fato é que sob o guarda-chuva das tecnologias de 3,5G e 4G se abrigam várias outras tecnologias que funcionam como soluções integradoras para aplicações específicas e em alguns segmentos cruciais. Inserem-se aí o RFID, a NFC e o Zigbee. O RFID, por exemplo, se restringe à identificação de etiquetas de RF. Trata-se de uma tecnologia que não transmite ativamente: tem a transmissão induzida numa etiqueta digital determinada. Mas, colocada numa série incontável de produtos permite que eles sejam rastreados viabilizando o transporte de ativos e até de animais de estimação.(...) 

02.
Abaixo estão algumas matérias sobre estes temas, com foco nas "Etiquetas Inteligentes" RFID (Radio Frequency Identification).

Fonte: e-Thesis
[04/03/10]   A Internet das Coisas - por McKinsey
Fonte: e-Thesis
[02/02/10]   DT, T-Mobile e Telit: acordo em M2M acelera 'internet das coisas' - por e-Thesis
Fonte: RFID Blog
[18/09/09]   Pode a RFID sobreviver à “Internet das Coisas”?
Fonte: RFID Blog
[14/03/09]   Implementação de uma solução de RFID
Fonte: RFID Blog
[06/10/09]   Como Não Instalar RFID

Comentários?

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

--------------------------------

Fonte: e-Thesis
[04/03/10]   A Internet das Coisas - por McKinsey  

Na maioria das organizações, a informação viaja ao longo de rotas conhecidas. As informações proprietárias são apresentadas ou em bases de dados e analisadas para em seguida rodarem na cadeia de gestão. As informações também se originam de fontes públicas, colhidas a partir da internet, ou são adquiridas de fornecedores de informação. Mas, os caminhos previsíveis de informação estão a mudar: o mundo físico em si se transforma num tipo de sistema de informação.
É a Internet das Coisas, com sensores e atuadores embutidos em objetos físicos, em estradas ligadas através de redes cabeadas e sem fio, muitas vezes utilizando o mesmo IP (Internet Protocol) que se conecta à Internet.

Estas redes expelem enormes volumes de dados cujo fluxo deve ser analisado. Quando os objetos tanto podem sentir o ambiente quanto se comunicar, eles viram ferramentas para a compreensão esta complexidade e respondem a ela rapidamente. O que é revolucionário em tudo isso é que estes sistemas de informação físicos começam a ser implantados. E alguns deles até mesmo trabalham quase sem intervenção humana.

Microcâmeras já atravessam o trato digestivo humano e enviam milhares de imagens para identificar as fontes de doença. Equipamentos agrícolas de precisão conectados sem fio a dados recolhidos por satélites e sensores remotos no solo são capazes de captar as condições das culturas e ajustar a forma como cada parte de um determinado campo é explorado, para, por exemplo, espalhar adubo extra em áreas que necessitam de mais nutrientes. Painéis urbanos no Japão captam os transeuntes a sua volta e avaliam como estes encaixam nos perfis de consumidores, e alteram instantaneamente mensagens exibidas com base nessas avaliações.

Fonte: McKinsey - Março/2010

Aprove Imagem
Sim, há vestígios de futurismo em alguns destes exemplos e, também um alerta para as empresas. Modelos de negócio baseados nas atuais informações das arquiteturas estáticas enfrentam desafios com o surgimento das novas formas de criação de valor. Quando num cliente as preferências de compra do setor marítimo atuais são sentidas em tempo real num um local específico, a precificação dinâmica pode aumentar as chances de uma compra. Saber com que freqüência ou intensidade um produto é utilizado pode criar opções adicionais, ao invés de uma venda definitiva, por exemplo. Processos de fabricação que dispõem de uma multiplicidade de sensores podem ser controlados com mais precisão, aumentando a eficiência. E quando ambientes operacionais são monitorados continuamente nos riscos, ou quando os objetos podem tomar medidas corretivas para evitar danos e riscos, os custos diminuem. As empresas que aproveitarem esses recursos têm a ganhar contra os concorrentes que não o fazem.

A adoção generalizada da Internet das Coisas vai levar tempo, mas a linha do tempo  avança graças à melhoria das tecnologias subjacentes. Os avanços na tecnologia de rede sem fio e a maior padronização dos protocolos de comunicação tornam possível a coleta de dados destes sensores em praticamente qualquer lugar, a qualquer momento. Chips cada vez menores ganham novos recursos, enquanto os custos, seguindo o padrão de Lei de Moore, estão caindo. O enorme aumento da capacidade de armazenamento e do poder de computação - alguns deles disponíveis através de computação em nuvem - torna possível a grande escala a um custo em crescente declínio.

Nada disto é novidade para as empresas de tecnologia e aqueles na fronteira da adoção. Mas com o amadurecimento destas tecnologias, a gama de implementações corporativas vai aumentar. Agora é o momento para executivos em todos os setores estruturar seus pensamentos sobre o impacto potencial e as oportunidades que possam surgir a partir da Internet das Coisas. Vemos seis tipos distintos de aplicações emergentes, que se insere em duas grandes categorias: a primeira é informação e análise; e a segunda, automação e controle.

A categoria de informação e análise subdivide-se em monitoramento de comportamento, a consciência reforçada da situação, análises dos sensores condutores de decisão. A segunda categoria é composta por otimização de processos; recursos de consumo otimizado e sistemas autônomos complexos.

Fonte: McKinsey - Março/2010 Aprove Imagem

O que vem a seguir?

A Internet das Coisas traz uma grande promessa. Mas os desafios de negócios, políticos e técnicos devem ser resolvidos antes que estes sistemas sejam amplamente adotados. Os early adopters terão de provar que os novos sensores podem criar modelos de negócios de valor superior.

Indústria e grupos de reguladores do governo devem estudar regras de privacidade de dados e segurança de dados, especialmente para usos que tocam na informação dos consumidores. Os atuais exemplos de responsabilidade jurídica das decisões de sistemas automatizados terão de ser aperfeiçoados por governos, empresas e analistas de risco, em consórcio com as seguradoras.

Do lado da tecnologia, o custo de sensores e atuadores deve cair para níveis que estimulem seu uso generalizado. As tecnologias de rede e as normas que as suportam devem evoluir para o ponto onde os dados podem fluir livremente entre os sensores, computadores e atuadores. Softwares para agregar e analisar dados, bem como técnicas de visualização gráfica devem melhorar até o ponto de que grandes volumes de dados possam ser absorvidos pelos tomadores decisões humanos ou sintetizados para orientar os sistemas automatizados de forma mais adequada.

Dentro das empresas, grandes mudanças em padrões de informação terão implicações para as estruturas organizacionais, bem como pela forma como são tomadas as decisões, as operações são gerenciadas e os processos são concebidos. O desenvolvimento de produtos, por exemplo, terá de refletir muito mais possibilidades de capturar e analisar informações.

As empresas podem começar a tomar medidas agora para posicionar-se diante destas mudanças, utilizando as novas tecnologias para otimizar os processos de negócio em que as abordagens tradicionais não tenham trazido retornos satisfatórios. Eficiência do consumo de energia e otimização de processos são bons alvos iniciais. Experimentos com as tecnologias emergentes devem ser realizados em laboratórios de desenvolvimento e em testes-piloto em pequena escala, e as empresas estabelecidas podem buscar parcerias com fornecedores de tecnologia inovadores, Internet de capacidades de coisas para as indústrias de destino.

Fonte: The Internet of ThingsMcKinsey Quarterly

Autores: Michael Chui, senior fellow do McKinsey Global Institute, Markus Löffler principal do McKinsey's Stuttgart office, and Roger Roberts, principal do Silicon Valley office.

------------------------------

Fonte: e-Thesis
[02/02/10]   DT, T-Mobile e Telit: acordo em M2M acelera 'internet das coisas' - por e-Thesis

Deutsche Telekom AG, T-Mobile GmbH e Telit Communications PLC assinaram um acordo de colaboração estratégica em M2M (machine-to -machine), no mundo todo. A idéia dos parceiros é trabalhar em vendas e marketing nos mercados-alvos e, juntos, desenvolver inovadores produtos e serviços de M2M no futuro.

A "internet das coisas", onde o número de dispositivos de conectividade pessoal é reduzido graças à sua habilitação à internet, é vista por alguns analistas como a caminho de se tornar realidade. A Ericsson prevê 50 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Pesquisa da Forrester estima que o número de sessões M2M móveis será 30 vezes maior do que o número de sessões móveis pessoa a pessoa, no mesmo ano.

Deutsche Telekom, T-Mobile e Telit têm um objetivo claro: "O acordo abrange as áreas de desenvolvimento de produto - incluindo a simplificação e padronização de produtos - vendas e marketing. Em particular, as empresas planejam identificar mercados-alvo relevantes na telemática, gestão de frotas, navegação, sistema de contagem inteligente (medição remota), vending machine e segmentos de segurança. T-Mobile e Telit trabalharão em conjunto no desenvolvimento e comercialização de soluções M2M", disse a Telit em um comunicado.

O anúncio do novo acordo segue outro, da semana passada, entre T-Mobile e Huawei, para atividades na mesma esfera. Em setembro do ano passado, a T-Mobile assinou acordo com Sierra Wireless em moldes semelhantes. Em julho passado, Vodafone e Verizon anunciaram dois projetos de M2M próprios. A Verizon estabeleceu uma join venture com a Qualcomm, enquanto a Vodafone lançou uma plataforma de serviços globais específicos para soluções M2M.

-------------------------------

Fonte: RFID Blog
[18/09/09]   Pode a RFID sobreviver à “Internet das Coisas”?

Pessoal, excelente artigo publicado na RFID Connections, veículo de divulgação de tecnologias relacionadas à RFID da AIM Global.

Por Bert Moore – Editor: O conceito de “Internet das Coisas” está dificultando a implantação da RFID?

É uma grande visão: Tudo no mundo conversando com qualquer outra coisa no mundo. Uma refeição congelada se comunicando com o refrigerador, microondas e lista de compras automática; roupas dando instruções a uma máquina de lavar e secadora e se consultando com um Consultor de Moda inteligente nos guarda-roupas; um armário de remédios lendo bulas de medicamentos e disponibilizando-os automaticamente a pacientes geriátricos, relatando a dosagem e o horário dados ao médico do paciente… assim por diante.

Muitas dessas grandes visões são voltadas do ponto de vista do consumidor e isso ajuda a conscientizar como a RFID pode oferecer benefícios diários ao cidadão comum. Mas isso também é ruim porque…

Elas são ruins porque são grandes e complicadas e exigem sistemas que ainda não estão posicionados para as aplicações ou até mesmo não são viáveis no momento. E elas distraem as pessoas de pensar sobre os benefícios da RFID nas menores, mais fáceis de implementar e no custo justificado das aplicações.

Já existem casos e estudos suficientes que demonstram claramente os benefícios de uma aplicação de RFID bem pensada e devidamente implantada para sistemas de gerenciamento de estoque, ferramentas de gestão, controle de produtos, rastreamento e localização, monitoramento de pacientes e, logística. O que a maioria dessas aplicações tem em comum é que elas não são “grandiosas” – elas são focadas em casos específicos de negócios e não dependem de uma infra-estrutura complexa que deve interagir com o mundo inteiro.

Enquanto algumas aplicações importantes como a evolução farmacêutica e a segurança da cadeia alimentar irão requerer uma arquitetura global para se tornar viável, é possível obter benefícios reais sem uma significativa complexidade adicional.

Considere quanto tempo levou para se estabelecer o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) de hoje e fazer com que as empresas, de forma coerente e precisa, produzirem 856 avisos de embarque (ASNs). Hoje, as maiorias desses sistemas influenciaram os códigos de barras nas etiquetas de envio. Mas muito antes das empresas conseguirem ter seus programas EDI em ordem, o código de barras estava oferecendo benefícios para inventários, faturamento, produção, Controle de Qualidade e Controle de Garantia (QA/QC) – todos, sistemas de “circuito fechado” que abraçaram casos específicos de negócios dentro da empresa.

Reconhecidamente, a utilização de código de barras foi inicialmente aplicada em muitas empresas, mas os espertos aprenderam como transformar o que poderia ter sido apenas um custo adicional de fazer negócios em um benefício, identificando usos internos com um sólido Retorno de Investimento (ROI) e até mesmo expandindo seu uso além do que era ordenado.

Hoje a situação com RFID não é inteiramente analógica à implementação do código de barras, mas a aula continua a mesma: os sistemas que estão sob o controle de uma única entidade. Há um aumento da habilidade de projetar, instalar e utilizar sistemas de circuito fechado que claramente fornece informações úteis para a tomada de decisão e um rápido ROI. Projetados corretamente desde o início, eles podem ser integrados a uma rede maior de sistemas para melhorar a eficiência global.

Pegue, por exemplo, o controle de ativos e a saúde. Usando RTLS para localizar equipamentos médicos e dispositivos móveis, se obtém um ROI em termos de tempo e, geralmente, menos compras de equipamentos. Mas o mesmo Tag pode ser utilizado para identificar quando um equipamento é revisado, calibrado ou esterilizado. E em algum ponto do futuro, o Tag pode ser também utilizado para calcular horas de uso, considerações ambientais e até comunicar-se com o fornecedor do equipamento para receber notificações de quando um upgrade de firmware ou modificação é requerido ou algum recall tenha sido emitido.

Aplicações de logística é outro exemplo de como um sistema pode mais tarde ser conectado com um maior. Reboques recebidos podem ser temporariamente identificados com uma etiqueta RFID ativa para controlar sua localização e associar seu conteúdo (ou se está vazio), o proprietário, movimentação, empregados que interagiram com o reboque ou com seu conteúdo e outras informações relevantes. Se em algum momento todos os reboques de transporte e containeres forem identificados com uma etiqueta padrão de RFID, o sistema de infra-estrutura logística pode ser conectado a uma rede mais ampla de modo que fornecedores e todos os clientes possam acessar instantaneamente informações sobre um container ou envio.

Seja qual for o caso, o maior sistema alavancaria o menor, sistema de circuito fechado, a proporcionar benefícios adicionais. Mas o sistema de circuito fechado é o primeiro passo necessário – e aquele que consegue oferecer mais valor e ROI imediatos.

De certa forma, o foco sobre a “Internet das Coisas” é análogo a um problema enfrentado pelos astronautas no início de um programa espacial. A NASA gastou milhões de dólares para criar uma caneta para os astronautas que funcionssae na gravidade zero. Os russos supriram os cosmonautas com lápis.

Talvez seja hora das empresas “afiarem os lápis”.

-----------------------------

Fonte: RFID Blog
[14/03/09]   Implementação de uma solução de RFID

O texto abaixo foi extraído do original elaborado pela ODIN Technologies, uma integradora de soluções RFID dos EUA. Considero um resumo muito bem feito dos tópicos mais importantes para um projeto bem sucedido de RFID.

Os 5 Elementos para uma Implementação em RFID bem sucedida

O que você precisa saber para começar e manter-se em linha com os objetivos de seu projeto de RFID

Por Bret Kinsella - Odin Technologies

Ok, você precisa desenvolver um sistema RFID, mas não conhece os fatores de risco importantes que podem afetar o seu projeto. O que deveria ter prioridade? O que levar em consideração na escolha de um integrador? Como avaliar os fornecedores de RFID de uma forma eficaz? Quais atividades vão determinar o tempo de execução do projeto?

Você não está sozinho. O panorama da RFID pode ser confuso. Com os fornecedores de middleware e hardware afirmando que conseguem fazer tudo isso usando sistemas tradicionais de integração, a espera para obter alguma experiência, normalmente, essas afirmações são conflitantes e difíceis de serem verificadas. Para conduzir uma implementação em RFID com sucesso, você precisa entender os riscos fundamentais: objetivos, a física, processos, sistemas e interdependências. Os usuários finais que querem adotar a RFID hoje em dia, possuem uma grande vantagem sobre seus antecessores, pois a tecnologia, software e know-how estão melhorando. Siga estes métodos para reduzir os riscos do projeto e assegurar uma implementação bem sucedida.

1. Estabelecer Objetivos Simples

Primeiro e principalmente, você deve manusear o seu projeto RFID baseado em uma série de objetivos simples. Se você estiver atendendo ao varejo ou desenvolvendo um projeto de RFID para assegurar a rastreabilidade de ativos, você deve definir os resultados desejados. Isso cria uma estrutura para a sua tomada de decisão. Trocas de informações vão certamente acrescentar ao seu processo no projeto, a seleção do software, hardware de RFID a ser usado e escopo da solução. Uma série de objetivos simles ajuda à sua equipe focar no que realmente importa e separar os elementos que “tem que ter” dos que “seria legal se tivesse”.

2. Acerte na Física

O primeiro ponto do sucesso e também o primeiro da falha em qualquer sistema RFID é a comunicação entre tag e leitor. Se o leitor não conseguir se comunicar com a tag, então seu sistema RFID não vai funcionar devidamente, não importando o quão elegante forem o software e processos. Os tags devem ser capazes de transmitir dados com sucesso aos leitores para a solução de RFID funcionar devidamente. Contudo, a eficiência da comunicação do tag/leitor é regida pela física da rádio frequência. Enquanto a maioria dos implementadores vão usar o método de tentativa e erro, passando o tag e perguntando “consegue ver agora?,” isso leva normalmente a falhas ou a uma baixa performance do sistema.

Você deve desenvolver uma abordagem científica para a seleção do tag e para a otimização do leitor de forma a maximizar a performance de leitura com o tempo. Utilize um laboratório com a licença FCC que tenha uma boa variedade de equipamentos RFID, que possam ser testados e que tenha experiência de implementação em campo para assegurar uma seleção adequada de equipamentos e especificações de desenvolvimento.

3. Acerte no Processo

Se alguém sugerir que você pode implementar uma solução de RFID sem precisar modificar o seu processo, é bem provável que ele não possua a mínima experiência em projetos de RFID ou de Identificaçào Automática em geral. Se você não está colocando um tag em nenhum produto hoje, então certamente, você precisa adicionar algum processo para aplicar e verificar as tags, bem como rastrear a movimentação dos bens ou ativos.
Você deve primeiramente basear o projeto do seu processo para interagir com os seus objetivos de negócio. O próximo passo é modificar os novos processos, quando for necessário aumentar a performance de leitura. Sim, processos podem ajudar a melhorar a performance de leitura. É uma das variáveis à sua disposição para assegurar que o sistema RFID possa satisfazer seus objetivos. Você pode também querer ajustar o seu processo para considerar alguma restrição no seu middleware de RFID para reduzir a implementação, tempo, complexidade e custo. A tecnologia RFID deve atender os objetivos dos negócios e processos e não o contrário.

4. Acerte no Sistema

Usuários precisam interoperar com o seu software RFID. Dispositivos e sistemas corporativos precisam integrar-se com o seu software de RFID. O maior atraso na maioria das implementações em RFID pode ser atribuído ao software de configuração do RFID e à integração em si. Uma vez que as necessidades do hardware e as especificações e configurações forem determinadas, a sua infra-estrutura do RFID não deve ser um gargalo contanto que empregue um time com bastante experiência em implementações. Contudo, do ponto de vista do sistema, cada implementação em RFID é, de certa forma, única, não importando o quão semelhante seja o ambiente de projeto de clientes diversos.

Os usuários finais devem ter bastante cuidado ao projetar a arquitetura de seus sistemas de RFID e selecionar o middleware de RFID. O middleware de nenhum provedor de RFID consegue contemplar todas as necessidades dos clientes, então as customizações são inevitáveis para achar um bom ajuste com as necessidades. Como um testamento da variabilidade dos requerimentos do usuário final, trabalhamos com soluções de implementações de RFID de 6 diferentes provedores de middleware de RFID e nenhum deles conseguiu operar satisfatoriamente durante toda a solução. Via de regra, torna-se necessário modificações extras para garantir que o middleware de RFID que você escolheu possa assegurar a sua plataforma, fluxo de trabalho, regras, interface com usuário, suporte ao dispositivo, gerenciamento de dados e requerimentos de integração.
5. Acerte na Interdependência

Para uma solução de RFID operar devidamente, a Física, o Processo e o Sistema precisam trabalhar em conjunto. Como já mencionado, os processos podem ser ajustados para melhorar as taxas de leituras e os sistemas devem ser selecionados seguindo um claro entendimento do processo e requerimentos de suporte do dispositivo. Essas são somente algumas das interdependências.

Outra área para se tomar bastante cuidado é a coordenação da instalação física. Os sistemas RFID tendem a ter estruturas complexas de materiais para instalação e de requerimentos para comportar quedas de energia e de rede e devido à instalação do software e treinamento. Você precisa coordenar firmemente a aquisição e o processo de entrega dos componentes com o local de preparação do trabalho para assegurar uma implementação polida e obter o resultado esperado.

Muitos usuários finais aplicam grande esforço na implementação e no processo piloto porque carecem de um parceiro devidamente qualificado ou, o mais comum, trabalham com vários parceiros que trabalham sem uma coordenação, ocasionando custos adicionais e atrasos de implementação. A melhor forma é ter somente uma organização coordenando todo o processo de implementação para que a instalação e teste ocorra sem problemas. Para alguém entender todas as variáveis que possam causar um impacto no seu processo, você também precisará trabalhar com profissionais com experiência em múltiplos projetos de RFID e desenvolvimentos e com o conhecimento da física de rádio frequência, e processos de middleware de RFID.

Conclusão

Projetos de RFID são complexos. Um software de ERP típico de uma corporação deve coordenar os processos, aplicações e as pessoas. Uma implementação de RFID típica inclui esses elementos e também a camada física do dispositivo, uma rede de comunicação wireless sofisticada governada pela física de RF, deve ser resistente às instalações físicas e aos fluxos de materiais. Contudo, ao consultar parceiros com experiência e que entendam os 5 elementos chaves para o programa em RFID com sucesso, você pode estabelecer uma fundação sólida para uma implementação de RFID com sucesso.

--------------------------------------

Fonte: RFID Blog
[06/10/09]   Como Não Instalar RFID

Artigo muito interessante publicado na RFID Wizards recentemente. Pode chocar, mas acreditem, é verdade !

Nossa lista de maiores mancadas

Com todo o hype sobre RFID ao longo dos últimos anos, muitas pessoas alegaram ter mais experiência do que realmente possuem. Aqui estão algumas das lições aprendidas da maneira mais difícil:

1) Supor que, por você ser um perito da indústria em uma determinada área, saiba como programar sistemas de RFID.

2) Solicitar tags que são pré-codificados, mas sem verificar se o local de verificação é legível.
É muito difícil garantir que o leitor ativo de série (etiqueta de ativos, etc.) atribuído a um tag RFID, é atribuído corretamente a etiqueta RFID e não a uma próxima a ela, sem uma conveniente linha de verificação. Não necessariamente importa se aquele legível desaparecer depois que uma leitura inicial é feita. Sim, você pode remover os ativos e os tags para um local solitário e fazer o trabalho, ou ajustar sua potência e campo de leitura, mas á tentou fazer isso para ler tags de 500 barris de cerveja de metal? A propósito, o metal AMPLIFICA a freqüência da RF, então mesmo ajustar o campo de leitura ainda pode resultar em (mesmo com um portátil) pegar acidentalmente um tag próximo ao tag de seu objetivo.

3) Solicitar e montar tags (especialmente dez mil deles) sem antes verificar: A) estão funcionando; B) O método selecionado de montagem foi APROVADO pelo cliente. E em seguida testar aquele monte nas condições mais adversas possíveis para garantir que ele ficará no lugar. Isso inclui a capacidade de uma pessoa para pegar o monte e o tag e eles continuem MONTADOS!

4) Se uma montagem especial, como rebites, soldadura, etc., são requeridas, tente fazer isso você mesmo. A menos que você seja um ex-soldador, não importa o quão fácil pareça… não é.

5) Presumir que porque você jogou uma variedade de tags no topo de algum ativo e por alguma razão eles foram lidos através do leitor e você conseguiu grandes resultados, que os resultados serão os mesmos depois que os tags forem realmente montados! Palmas pra você por testar itens de metal e leitura de etiquetas com e sem líquidos, mas adivinhe: Acontece que depois de montá-los – às vezes ORIENTAÇÃO importa. E o que poderia funcionar em um ativo similar, mas de forma ligeiramente diferente, não necessariamente funcionará em outro ativo.

6) Recomendar um dispositivo de hardware (handheld, estática, tag, etc.) a menos que você tenha testado sua capacidade em campo primeiro. (Ou quem quer que seja o seu parceiro garantir a correção de erros – de custo ou outros – poderia o dispositivo recomendado não funcionar). 6ª) Pedir alguns dispositivos/tags antes de aprová-los! Eles podem nem mesmo funcionar. Tenha certeza de que você possui o(s) melhor(es) leitores para o trabalho. (Nota: Se ele exige um rigoroso teste gerando um trabalho anormal, a fim de obter os dados que você precisa… ele pode não ser o leitor correto.

7) Se você solicita tags pré-codificados (especialmente na casa dos milhares), garantindo a) que todas as etiquetas são exclusivamente codificadas e b) se for descoberto que eles NÃO são, todos os custos e tempo associados à correção do problema… são tratados por eles, incluindo a correção do problema.

8) Perda de dados. Garantir que os dados recolhidos para os testes e certamente para ir ao vivo… possui backup.

9) Deixar que o usuário pense que o RFID é mágica e pode resolver todas as necessidades do controle de ativos. A verdade é que, às vezes RFID não faz sentido.

10) Entrar em um projeto com um conhecimento rudimentar da tecnologia. UHF não funciona bem no metal sem configurações especiais/fatores de forma. E HF possui cerca de 6¨ de alcance de leitura. Muitos problemas podem ser causados por uma simples falta de conhecimento.

11) Deixar alguém dizer que uma espectro-análise é desnecessária “Porque pouquíssimas coisas podem interferir nessa freqüência”… ou alguma outra desculpa. A verdade é que, mesmo se você estiver familiarizado com um determinado conjunto (de digamos centro de dados), sempre há fatores desconhecidos e, cada local físico pode interferir com várias freqüências. VALE A PENA o tempo e o dinheiro gastos para se ter o certo. E, ao fazer uma espectro-análise, certifique-se de abranger pelo menos um período de 24 horas dentro ou perto da área onde o RFID vai ser utilizado. Um monte de coisas estranhas pode acontecer quando você não está olhando. O meu incidente favorito é o da varredoura, mas este é um outro artigo.

12) Enviar leitores produzidos nos Estados Unidos (e ou tag) para um país estrangeiro. Perceba que, muitos desses países possuem padrões restritos de freqüência, ajuste de potência, compatibilidade RoHS, etc. Por exemplo, em alguns países, usar a freqüência de 900MHz é completamente ilegal. TODAS ELAS. Itália é um deles. Recentemente, eles começaram a mudar.

13) Ter parceria com algum “estrangeiro”, sem primeiramente garantir as suas capacidades RFID. Isso pode resultar em muito tempo perdido, o esforço e o dano ao nome de sua empresa quando eles falham. Veja (1) … minha própria experiência pessoal resultou na descoberta de que o parceiro (depois de comprar todas as etiquetas e leitores – veja (3) e (6)) descobriu que se você colocar um monte de arquivos (com superfície RFID UHF tags) em um carrinho de metal e empurrá-lo através de um portal… ele não funciona. Alguém pode me dizer por quê? Alguém?

Nota do Editor: O autor deste artigo pediu para permanecer no anonimato para prevenir embaraços a quaisquer pessoas envolvidas neste projeto.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil