BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/03/10

• "Março com 4G" (32) - Quarta semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
Quinta-feira é dia do boletim semanal "4G Etc" do e-Thesis.
A transcrição está mais abaixo.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

----------------------------

Jogos mundiais podem agilizar redes de fibra óptica no país
Tecnologia - Artigos

por Jana de Paula  
25-Mar-2010
A demanda criada pela perspectiva de dois jogos de porte mundial no Brasil (Copa do Mundo 2014) e no Rio de Janeiro (Olimpíadas 2016) é motivo mais do que suficiente para fazer os executivos deixarem suas confortáveis poltronas instaladas em edifícios imponentes e sair pelo país a fora. Nas malas, a disputa pelo fornecimento de infraestrutura de comunicações para as cidades sedes destes jogos. Há muito serviço: integração de sistemas de dados para administrações e órgãos públicos, telefonia, transmissão de dados de grande porte - tudo em banda larga, com segurança e confiabilidade.

"Em relação às cidades de que vão sediar os jogos, podemos definir dois cenários. A região Sudeste, onde as operadoras de telecom atuam em áreas de alta densidade, o que garante um custo razoável da operação; e outras regiões, como Norte e Nordeste, onde nem mesmo existe banda larga ou são muito poucas as residências já interligadas", aponta Antônio Mariano (foto), diretor de tecnologia da 3Com, que largou seu confortável escritório para a realização de um road-show da empresa, forte concorrente neste espaço
Ler mais...

--------------------------------------

Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE
e-serie WiMAX - O que se fala...
por e-Thesis
25-Mar-2010
Durante o CTIA Wireless, em Las Vegas (EUA), Clearwire relançou a idéia de fusão entre as tecnologias móveis WiMAX e LTE. Os trabalhos sobre as tecnologias móveis proto-4G, que devem assumir as redes 3G+ HSPA, viram o surgimento destas duas tecnologias. O WiMAX tem a vantagem de dispor de uma janela de maturidade comercial de dois anos sobre a outra, enquanto a LTE, em filiação direta com as tecnologias GSM, foi privilegiada por muitas operadoras móveis. Entre competição e complementaridade, as duas tecnologias tem, cada uma, seus fervorosos defensores mesmo se as críticas em direção ao WiMAX e a constituição de grupos industriais dêem vantagem à LTE e, parece, ofereça a esta última melhores possibilidades em longo prazo.
Ler mais...

----------------------------------

Domínio de dados sobre voz exige transformações nas redes
Tecnologia - O que se fala...

por e-Thesis
25-Mar-2010
Os dados móveis ultrapassaram a voz em âmbito global, no mês de dezembro de 2009. A Ericsson anunciou a estatística durante o CTIA Wireless 2010, em Las Vegas. Sua conclusão baseia-se nas medições da própria Ericsson em redes ao vivo que cobrem todas as regiões do mundo. Os resultados mostram que o tráfego de dados a nível mundial cresceu 280% em cada um dos dois anos recentes (2008 e 2009). A previsão é que isso ocorra duas vezes por ano ao longo dos próximos cinco anos. O 'crossover' ocorreu no pico de 140 mil terabytes/mês, tanto tráfego de voz quanto de dados. O aumento de tráfego de dados contribui para o crescimento das receitas para as operadoras, quando mais e mais consumidores usam dispositivos de dados geradores de tráfego, como smartphones e computadores. Durante o mesmo período, as medições Ericsson mostram que o tráfego em redes 3G superou a de redes 2G.
Ler mais...

--------------------------------

As 10 principais tecnologias móveis pra 2011
Tecnologia - Opinião Abalizada (OPAB)
por Gartner
5-Mar-2010
O Gartner identificou 10 tecnologias móveis que vão evoluir significativamente até 2011 e terão impacto sobre estratégias de curto prazo nos segmentos móveis e de políticas das corporações. A empresa de pesquisa disse que os investimentos em aplicações e tecnologias móveis irão aumentar até 2011 quando as organizações emergirão da recessão e devem aumentar as aplicações financeiras em business-to-employee (B2E) e business-to-consumer (B2C despesas) no segmento móvel.
Ler mais...

-------------------

Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX
e-serie WiMAX - O que se fala...
por e-Thesis
24-Mar-2010
A Sprint divulgou hoje o EVO, primeiro smartphone da indústria de WiMAX, fabricado pela HTC. Os detalhes do preço no mercado final não foram divulgados, e a operadora dos EUA disse apenas que a data de lançamento será "neste verão" (ou seja, em medos do ano). O dispositivo tem recursos do sistema operacional Android 2.1, duas câmeras (uma de 8 MP com HD +câmera de vídeo e, outra, frontal de 1,3 MP), saída HDMI, capacidade Wi-Fi, capacidade de rodar o processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz e interface de usuário do HTC Sense.
Ler mais..


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil