BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


26/03/10

• "Março com 4G" (33) - "Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX" + Notícias recentes

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
O evento é um "esforço concentrado" que dura 31 dias e prossegue o ano todo com os boletins semanais "4G Etc" do e-Thesis.

02.
Notícias recentes:

Fonte: Computerworld
[25/03/10]  Guerra 4G: LTE será adotado pela maioria das operadoras dos EUA - por IDG News Service

Fonte: e-Thesis
[24/03/10]  Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX - por e-Thesis

Fonte: Tecnologias Blog
[25/03/10]  HTC EVO – O primeiro telemóvel 4G  (Características técnicas)

Fonte: e-Thesis
[24/03/10]  WiMAX, solução sem fio para acesso com fio fixo nos emergentes - White-Papers - por Greenpacket

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

--------------------------

Fonte: Computerworld
[25/03/10]   Guerra 4G: LTE será adotado pela maioria das operadoras dos EUA - por IDG News Service
 
 O WiMax, já em funcionamento pela operadora Sprint, terá pequeno espaço no mercado: cerca de 3% até 2014, segundo analistas.
 
 Enquanto as operadoras norte-americanas correm para alcançar altas velocidades 4G com as tecnologias WiMax e LTE, seus líderes trabalham nos bastidores para realizar o desejo das companhias.
 
 O gerente sênior de marketing da Sprint Nextel, Trevor Van Norman, estima ter lançado cerca de 150 celulares diferentes nos últimos seis anos e nesta semana ajudou a lançar o HTC EVO 4G, com suporte ao serviço WiMax, que opera em 27 cidades pela Clearwire.
 
 Ainda que alguns analistas digam que o padrão WiMax terá uma parcela de mercado pequena em relação ao LTE em 2014, o primeiro celular com a tecnologia certamente ajudará a iniciativa WiMax, afirmou Norman.
 
 “Ter o HTC EVO 4G é vender a tecnologia WiMAx como opção sólida”, diz Norman. A companhia de análises Infonetics recentemente afirmou que o WiMax terá 3% do mercado norte-americano em 2014, provavelmente porque apenas uma das principais companhias, a Sprint, oferecerá o serviço.
 
 Por outro lado, o padrão LTE será oferecido pelas operadoras Verizon Wireless, AT&T e T-Mobile USA. Com isso, quase todos concordam que o grupo de assinantes do serviço LTE será muito maior que o do WiMax, mas alguns analistas acreditam que o WiMax terá uma parcela maior do que 3% do mercado em 2014.
 
 O CEO da Sprint, Dan Hesse, afirmou que o “LTE será o maior dos dois padrões 4G”, mas ressaltou que a Sprint não pode esperar pela tecnologia LTE quando já tinha a tecnologia WiMax “provada, testada e garantida”.
 
 Mesmo com uma parcela menor do mercado, a Sprint vê o padrão WiMax como vital para o futuro e até mesmo confiou seu pacote de compensação ao crescimento de assinantes 4G, afirmou Norman.
 
 Uma das preocupações com o novo HTC EVO 4G é como ele atuará em redes sem fio onde o WiMax não está disponível. Van Norman afirmou que quando o WiMax não estiver presente, o dispositivo funcionará com a rede 3G da Sprint.
 
 De acordo com Norman, ao mudar da rede 4G para a 3G, pode haver uma interrupção de um a três segundos em aplicações de uso intenso de banda larga, como streaming de vídeos.
 
 O CEO da Clearwire, William Morrow, destacou outras operadores adotando o LTE para operar em conjunto com o WiMax. “Temos a oportunidade de convergir ambos os formatos. Vamos trabalhar juntos e ir para frente”, afirmou Morrow.
 
 Ele destacou que a Intel e a Vodafone, entre outras companhias, “acreditam que não é tempo de integrar isso e dar um passo à frente”. Morrow também mencionou que a fabricante de Beceem Communications anunciou recentemente um chip que suporta ambos os formatos WiMax e LTE.
 
 As respostas da Verizon e da AT&T em relação ao uso de ambas as tecnologias nos futuros dispositivos foram desmotivadoras.
 
 Um assessor da Verizon afirmou que a operação das tecnologias em conjunto “não é algo que a empresa tem em mente”.
 
 Já o presidente de dispositivos emergentes da AT&T, Glenn Lurie, foi mais rigoroso e afirmou que a empresa não tem planos para o WiMax. “Na AT&T, é tudo sobre Wi-Fi. Não vamos dar suporte ao WiMax”, afirmou Lurie.
 
 A analista da ABI Research Kevin Burden afirmou que faria sentido para a AT&T e outras operadoras LTE ao menos incorporar o chip WiMax em seus dispositivos. “Quanto custaria para deixar o produto pronto para a tecnologia? Talvez dez dólares?”
 
 --------------------------------------- 

Fonte: e-Thesis
[24/03/10]   Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX - por e-Thesis
 
 A Sprint divulgou hoje o EVO, primeiro smartphone da indústria de WiMAX, fabricado pela HTC. Os detalhes do preço no mercado final não foram divulgados, e a operadora dos EUA disse apenas que a data de lançamento será "neste verão" (ou seja, em medos do ano). O dispositivo tem recursos do sistema operacional Android 2.1, duas câmeras (uma de 8 MP com HD +câmera de vídeo e, outra, frontal de 1,3 MP), saída HDMI, capacidade Wi-Fi, capacidade de rodar o processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz e interface de usuário do HTC Sense.
 
 Aprove ImagemA operadora também afirma que a tela tátil do dispositivo - de 4,3 polegadas - é uma das maiores do mercado. O dispositivo estará disponível exclusivamente através da Sprint (o que sugere que sua e subsidiária e parceira de serviços WiMAX, a Clearwire, não oferecerá o dispositivo), através de todos os canais de Sprint da rede nacional de parceiros comerciais - Radio Shack, Best Buy e Walmart. O pré-registro dos interessados já começou.
 
 O poder de processamento do dispositivo, a grande tela touchscreen e a capacidade de HD sugerem que a Sprint está ansiosa para jogar na funcionalidade multimídia do EVO, proporcionada pela tecnologia WiMAX. "HTC EVO 4G proporciona uma experiência multimídia em velocidades de 4G, fazendo o possível para baixar músicas, imagens, arquivos ou vídeos em segundos - não em minutos - e assistir streaming de vídeo em movimento com uma das maiores resoluções - em zoom o dispositivo mostra imagens em 4,3 polegadas - da indústria sem fio", diz o comunicado da Sprint.
 
 A operadora também quer atrair mais desenvolvedores para a comunidade de WiMAX, com o lançamento simultâneo do guia "4G developer guide", disponível no site da Sprint. Certamente, o dispositivo é fundamental para as ambições da Sprint de levar o WiMAX ao mercado de massa, transformá-lo num sucesso nacional e num verdadeiro rival para futuras redes LTE da AT&T e Verizon (apesar de a referência da Sprint de seu WiMAX como uma tecnologia 4G não ser tecnicamente precisa). Nas suas declarações, a Sprint falou do desempenho de sua rede WiMAX - que reivindica ser até dez vezes mais rápida que as de tecnologias 3G e oferecer taxas médias de download de 3 a 6Mbps - e disse que isso dá ao EVO "as velocidades de dados mais rápidas dos EUA em comparação com qualquer dispositivo wireless disponível hoje".
 
 ASprint lançou serviços de WiMAX em 27 mercados dos EUA, até agora, e também anunciou ontem planos para estender esta pegada em 2010. Quando o dispositivo estiver fora do alcance das redes WiMAX, ele volta para a rede EV-DO 3G da Sprint.
 
 Fonte: GSMA Mobile Business Briefing

------------------------
 
Fonte: Tecnologias Blog
[25/03/10] HTC EVO – O primeiro telemóvel 4G

Os rumores já há muito que circulavam pela Internet. Rumores esses que apontavam para um superphone da HTC com WiMAX, rede 4g adoptada pela Sprint nos Estados Unidos, concorrente da LTE, outra rede de quarta geração. Agora é oficial.
 
 Este superphone chama-se EVO e vem dar inicio a uma nova geração nas redes móveis. As redes 4G oferecem taxas de transmissão mínimas de 20Mbps e que podem chegar a 100Mbps em movimento (ex.viagem) . Para se ter uma ideia a rede 3G dificilmente ultrapassa 7Mbps.
 imagem_htc_evo01
 
 Analisando as características podemos verificar que é um irmão mais velho do HTC HD2 com toda a velocidade do WiMAX e o poder do Android. Gravação de vídeo em HD, uma saída HDMI e uma câmara com uns monstruosos 8 megapíxeis.
 Características
 
 * Processador: Snapdragon de 1GHz;
 * RAM: 512MB;
 * Ecrã: capacitivo com multi-toque;
 - Tamanho: 4.3 polegadas;
 - Resolução: 800×480;
 * Memória interna: 1GB;
 * Bateria: 1500mAh;
 * Câmara:
 - Traseira de 8 megapíxeis com flash de Led duplo;
 - Gravação de vídeo a 720p;
 - Frontal de 1.3 megapíxeis;
 * Conectividade: CDMA (3G) e WiMAX (4G);
 * WiFi: 802.11b/g;
 * Sistema operativo: Android OS 2.1 com Sense UI;
 * Saída HDMI;
 * Kickstand (suporte moldura).
 
 Agora as más noticias.
 Até que este superphone chegue a Portugal vai demorar muito. aliás, não chega a Portugal nesta versão, por dois motivos. Primeiro, a rede CDMA (a utilizada para as chamadas) não é utilizada em Portugal por nenhuma das três operadoras. É utilizada apenas pela empresa de Internet móvel Zapp. Segundo, com a concorrência WiMax vs LTE, ainda não sabemos qual delas vai ser adoptada em Portugal. Ainda assim, com a Europa mais inclinada para o LTE, Portugal não vai ser excepção o que torna este HTC EVO morto na Europa à nascença, infelizmente para nós.
 imagem_htc_evo03
 
 Para já, o HTC EVO só nos serviria enquanto telemóvel 3G e apenas se lançassem uma versão Europeia com GSM (2G) e UMTS (3G). Para um futuro que não direi muito próximo pois não espero redes 4G em 2010, mas ainda assim é um enorme passo para os consumidores e uma vitória da HTC, da Sprint, do WiMax e da plataforma Android, que se afirma mais uma vez como uma plataforma forte no mercado.
 imagem_htc_evo04
 
 Quanto aos Americanos, por um preço ainda não divulgado, mas que não deve ser muito baixo, podem ter o EVO já neste verão, e usufruir de uns belos 70Megabits por segundo.
 
 ---------------------------
 
 Fonte: e-Thesis
 [24/03/10]   WiMAX, solução sem fio para acesso com fio fixo nos emergentes - White-Papers - por Greenpacket
 
 Os mercados emergentes estão com fome de serviços fixos de banda larga, no entanto, há o limite das características do ADSL na distribuição uniforme de serviços fixos de banda larga que abranjam as áreas urbanas e rurais. O WiMAX veio à tona para substituir o ADSL nestes mercados e os resultados são animadores. Este white-paper discute porque WiMAX é o caminho a seguir para banda larga fixa e como as operadoras de WiMAX podem usar os dispositivos de usuário final para assegurar uma implantação bem-sucedida.
 
 Por muitos anos, usuários de todo o mundo confiaram nas conexões da internet fixa, originária das humildes conexões dial-up até as porções mais generosas da conectividade de banda larga. Recentemente, o surgimento da banda larga sem fio começou a desafiar o cenário da banda larga fixa. Embora durante a sua fase inicial, a banda larga sem fio tenha sido considerada como tecnologia complementar para capacitar mobilidade à banda larga, fora dos perímetros de serviço das operadoras de banda larga por linha fixa, o cenário agora mudou. A banda larga sem fio agora é concorrente.
 
 Especialmente nos mercados emergentes, as tecnologias de banda larga sem fio em WiMAX estão em concorrência direta com a fixa (ADSL), pois a banda larga sem fio é posicionada para uso doméstico e em pequenos escritórios. O WiMAX tem esta vantagem, uma vez que começou como conectividade sem fio de banda larga fixa (padrão IEEE 802.16d).
 Baixe o white-paper aqui 
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil