BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


30/03/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (238) - "PNBL é jogo de cena" + "Correios não"

Fonte: Tele.Síntese
[30/03/10]  "Plano de Banda Larga é jogo de cena do governo", acusa Pauletti - por Miriam Aquino
30 de March de 2010

"O Plano de Banda Larga é jogo de cena do governo", acusou o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Telefonia Fixa, José Fernandes Pauletti, durante debate na Câmara dos Deputados. O executivo fez essa acusação depois de o secretário de Logística do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, ter defendido a criação da Telebrás para obrigar as operadoras privadas a saírem da zona de conforto em que se encontram e passarem a oferecer os serviços mais baratos. "Quando a concorrência começar, as operadoras vão abaixar seus preços", afirmou Santanna.

Para Pauletti por sua vez, o governo deve apresentar os números do Plano à sociedade,e explicar que, nos locais onde a iniciativa privada não está, ele irá fornecer o serviço, mas a empresa não poderá ser rentável. "O governo deve estar presente onde não existe mercado, mas não poderá dizer que esta empresa será rentável", completou o executivo. Santanna, por sua vez, afirmou que a Telebrás será , sim, uma empresa rentável e que as novas tecnologias permitem que pequenas empresas criem os mercados.

-----------------------

Fonte: Tele.Síntese
[31/03/10]  Ministro descarta participação dos Correios no plano de banda larga

O novo ministro das Comunicações, José Artur Filardi, que assumiu a pasta hoje (31) no lugar de Hélio Costa, descartou a possibilidade de os Correios ficarem com a responsabilidade de implementar o Plano Nacional de Banda Larga. A estatal chegou a ser cotada, junto com a Telebrás, como possível instrumento do governo para universalizar os serviços de internet no país.

“Isso (a possibilidade dos Correios assumirem a banda larga) saiu agora. Não sei por que. Não há menor possibilidade. Não vi ninguém no ministério falando nisso e está fora de cogitação”, disse Filardi, após cerimônia em que tomou posse.

O novo ministro disse, ainda, que não tem preferência por algum modelo de rádio digital e preferiu não entrar em detalhes técnicos sobre o assunto porque, alegou, ainda não está informado sobre o tema. Mesmo assim, segundo Filardi, a escolha do padrão a ser seguido será embasada por estudos e diretrizes prévias que já foram definidas pelo ministério.

Impedimento legal

Filardi também comentou o fato de sua mulher, Patrícia Leite, ter em seu nome uma emissora de rádio. De acordo com o ministro, não há impedimentos legais para que ela permaneça como sócia do veículo, mas, se houver algum questionamento, a Comissão de Ética da Presidência da República será convocada. “Aí, nós estudaremos o que fazer”, disse o ministro. (Fonte: Agência Brasil)
 

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil