BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



03/04/11

• Msg de Jose Roberto de Souza Pinto: "Uso de fibras ópticas pela Telebrás"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

A  atuação do José Roberto de Souza Pinto em nossos fóruns e uma coleção de seus trabalhos publicados estão registrados neste website do domínio WirelessBRASIL.

Transcrevo mais abaixo mensagem do José Roberto - Uso de fibras ópticas pela Telebrás - contendo duas notícias sobre o tema:

Fonte: WirelessMundi
[01/04/11]  Conselho de Administração da Petrobras aprova cessão de fibras à Telebrás - por Fátima Fonseca

Fonte: Estadão
[17/03/11]  Telebrás e Eletrobras acertaram preço para uso da rede de fibras óticas - Karla Mendes, da Agência Estado

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASILBLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------

de josersp@terra.com.br
para Grupos
data 3 de abril de 2011 10:44
assunto Uso de fibras ópticas pela Telebrás

Olá Grupos!

Não tenho mais dados e tempo para escrever sobre este tema, mas seria interessante incentivar alguém para questionar este procedimento agora adotado.
Quero dizer que a PETROBRÁS e as ELÉTRICAS DO GOVERNO, sempre dificultaram o fornecimento de fibra óptica ou mesmo o direito de passagem, com preços elevados e condicionamentos. No caso da PETROBRÁS, não cedia nem a faixa de servidão.

Me parece que estamos diante de um caso de privilégios, por ser uma Empresa Estatal do Governo Federal.
Não resta dúvida que este recurso deveria e deve ser colocado para todos os Prestadores de Serviço de TELECOM em condições justas, razoáveis e isonômicas.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto

--------------------------------

Fonte: WirelessMundi
[01/04/11]  Conselho de Administração da Petrobras aprova cessão de fibras à Telebrás - por Fátima Fonseca

O uso de fibras ópticas da rede da Petrobras pela Telebrás, para a implementação do Plano Nacional de Banda Larga, já foi aprovado pela diretoria da empresa e também pelo Conselho de Administração, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ainda não se sabe quando será assinado o contrato e os termos – uma das questões que retardaram o acordo eram as exigências da Petrobras em relação a eventuais interferências em sua rede, com multas consideradas elevadíssimas pela diretoria da Telebrás.

Na terça-feira desta semana, uma reunião em Manaus, entre representantes do Minicom, da Telebrás e do governo do Amazonas para discutir a inclusão do estado no PNB, já contou com a participação de um representante da Petrobras, que vai ceder um par de suas fibras na linha de transmissão do gasoduto que liga Coari-Manaus para o estado possa ser incluído no PNBL.

No plano inicial do PNBL, o Amazonas, assim como os estados do Amapá e Roraima, ficaram de fora porque a rede das elétricas que a Telebrás pretende usar não passa por esses estados. A exclusão levou os deputados e senadores da região Norte a pressionarem o governo, reivindicando a inclusão da região no plano. Desde então, as discussões têm avançado, particularmente no Amazonas e no Amapá. No caso deste estado, será necessária a construção de uma rede para a transmissão do sinal entre o Oiapoque até a cidade de Calçoene, de onde seria conectada à linha já existente da Eletronorte que liga a Macapá. No caso do Amazonas, a rede do gasoduto, com 383 km de fibras, atenderá de imediato sete cidades (Coari, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba). “Com o acordo entre a Petrobras e a Telebrás já aprovado, o projeto de implementar uma rede no estado começa a sair do papel”, diz fonte do governo do Amazonas. Na próxima semana, técnicos da Telebrás e da Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Amazonas) começam a fazer o levantamento técnico das primeiras cidades que serão atendidas no estado pelo PNBL.

-----------------------------

Fonte: Estadão
[17/03/11]  Telebrás e Eletrobras acertaram preço para uso da rede de fibras óticas - Karla Mendes, da Agência Estado

Informação foi dada nesta quinta-feira, 17, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que não mencionou o preço acertado entre as empresas

BRASÍLIA - Telebrás e Eletrobras já acertaram o preço para uso da rede de fibras óticas da estatal do setor elétrico. A informação foi dada hoje pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sem mencionar o preço acertado entre as empresas. No caso da Petrobrás, o ministro informou que o processo está em fase final e deve ser anunciado nos próximos dias.

O uso da infraestrutura de fibras óticas das duas estatais é uma das condições para colocar em prática o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), previsto para entrar em operação até o fim de abril. O ministro garantiu que esse prazo será cumprido.

Paulo Bernardo, considerou "um pouco longa" a dilatação do prazo de prorrogação da vigência dos contratos das franquias postais até 30 de setembro de 2012. Conforme antecipou a Agência Estado, a Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite a Medida Provisória 509/2010, alterando o prazo original, fixado em 11 de junho de 2011. Agora, a MP segue para o Senado, mas já há acordo de lideranças para a provação da matéria, segundo apurou a Agência Estado. "Achei a dilatação do prazo um pouco longa", afirmou Bernardo. O ministro observou, no entanto, que a prorrogação dos contratos pode, em alguma medida, ajudar a resolver o impasse com os franqueados.

Outra alteração do texto foi no prazo para que os franqueados vencedores de novas licitações dos Correios façam as adequações físicas, de mobiliário e de sistema das lojas. O prazo inicial era de 90 dias e foi estendido para 12 meses. Com essas mudanças, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vacarezza, e a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) entendem que os editais de licitação de franquias dos Correios têm de ser retirados do mercado e substituídos por outros, que contemplem as mudanças trazidas pela MP. Não há nenhuma decisão tomada sobre essa questão, segundo Bernardo. O ministro informou que solicitou ao presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, que analise com celeridade a questão.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil