BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



06/12/11

• Matérias recentes no e-Thesis

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Registro abaixo as matérias mais recentes no Portal e-Thesis, mantido pela jornalista e participantes dos Grupos, Jana de Paula.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------

Fonte: e-Thesis
[30/11/11]   Lançamento em Bolsa enquadra Facebook - por Carrier y Asoc.

Já é um clássico a estratégia do Facebook de avançar sobre a privacidade de seus usuários para logo em seguida se desculpar de maneira não muito franca, no estilo "algo aconteceu", mas sem assumir totalmente a responsabilidade pelas mudanças introduzidas em sua política (o que está muito bem documentado neste artigo). Por isso, resultou uma agradável notícia que a rede social chegou a um acordo com a FTC (Federal Trade Comission), que cumpre papéis semelhantes aos de defesa do consumidor, entre outros. Por este acordo, o Facebook simplesmente não poderá seguir introduzindo mudanças nas configurações de privacidade quando assim o quiser. Será preciso, a partir de agora, obter o consentimento prévio e expresso dos usuários.

O acordo inclui também uma cláusula pela qual a FTC fará auditorias de segurança sobre a rede a cada dois anos, durante os próximos 20 anos. Se bem que isto não implique o Facebook ter violado a lei, já que não foram aplicadas sanções, não deixa de ser um reconhecimento tácito de que não fez as coisas como deveria - e prometera. Ler mais

-----------------------------

Fonte: e-Thesis
[30/11/11]   Teles anunciam agenda de implantação do IPv6 no Brasil - por CGI.br

Durante uma série de reuniões promovidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), operadoras de telecomunicações divulgaram as datas de início para o suporte ao protocolo IPv6 em seus produtos de conectividade Internet destinados ao mercado corporativo. Algar Telecom (CTBC), Highwinds, LANautilus, Level3 (antiga Global Crossing) e TIWS já oferecem o suporte; a GVT oferecerá suporte a IPv6 a partir de janeiro de 2012; Oi e Telefônica oferecerão suporte a partir de julho de 2012.

GVT, Oi e Telefônica comprometeram-se, ainda, a oferecer conectividade IPv6 a alguns clientes, em sua maioria grandes fornecedores de conteúdo na Web, ainda em 2011, em caráter extraordinário. A TIM declarou que tem sua rede preparada para a adoção do IPv6 e que a migração ocorrerá de maneira gradativa.

O NIC.br recomenda que todas as operadoras capacitem suas redes e comecem a atender, com conectividade IPv6, se possível ainda em 2011 e oferecendo conectividade IPv6 de forma generalizada em seus produtos para o mercado corporativo até julho de 2012. Recomenda, ainda, que testes com usuários finais comecem já no primeiro semestre de 2012. Para os provedores de conteúdo e qualquer empresa ou instituição com um sítio Web ou outro serviço na Internet, a recomendação é que a preparação seja feita durante o ano de 2012, para começar a operar com IPv6 antes de janeiro de 2013. Ler mais

-------------------------

Fonte: e-Thesis
[30/11/11]   Já são quase 2 mil provedores de internet no Brasil - por NIC.br & CETIC.br

Existem hoje 1.934 provedores de serviços Internet (PSI) no Brasil, responsáveis pela oferta de 17 milhões de conexões fixas em domicílios e empresas. A Pesquisa TIC Provedores do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, divulgada hoje, obteve os dados a partir da análise do cadastro nacional de provedores, construído com o apoio das associações nacionais de provedores, da Teleco e da Anatel entre junho de 2010 e junho de 2011. A análise mostrou que o mercado de provimento de acesso no Brasil é altamente concentrado, com praticamente 80% das conexões fixas fornecidas por apenas seis grandes provedores. Outros 1.928 provedores fornecem os 20% restantes.

A atuação dos provedores também é geograficamente concentrada: 43% dos provedores atuam na região Sudeste, enquanto apenas 11% e 6% operam nas regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Isso reflete a distribuição do acesso domiciliar à Internet e evidencia que a concentração dos provedores no sudeste acompanha a concentração econômica do país: 56% do PIB é produzido nessa região.

Velocidade e tecnologia das conexões

Quanto à velocidade de conexão, a maioria dos provedores tem sua oferta centralizada nas seguintes faixas de velocidade: até 512 Kbps (89%), de 512 Kbps a 2Mbps (81%) e de 2Mbps a 12Mbps (48%). Ler mais

-------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[30/11/11]     Novas regras para fiscalizar teles são ineficazes - por Proteste

A Proteste Associação de Consumidores protocolou ofício na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Brasília, nesta quarta-feira (30), solicitando solução ágil, e de forma transparente, aos processos em andamento contra as empresas infratoras cujas multas não são pagas. Novas regras para fiscalização das Teles prevêem a assinatura de mais Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), no lugar apenas da aplicação de multas, que acabam gerando processos judiciais intermináveis.

Na avaliação da Proteste, apesar do caráter positivo da celebração de Termos de Ajustamento de Conduta previstos para minimizar as contestações pelas empresas às sanções, esta ferramenta por si só não se configura como solução, caso a Agência não atue para torná-los efetivos. Trocar as multas pelos TACs pode gerar a desmoralização do poder de controle, como ocorreu quando um deles foi assinado em 2004 pelas operadoras se obrigando a instalar lojas de atendimento presencial nos 5.564 municípios brasileiros e que efetivamente não foram cumpridos até agora.

Garantir o direito de a sociedade acompanhar, pelo site da agência, o andamento dos processos em tramitação é fundamental, assim como o direito de acesso aos relatórios de fiscalização dos quais se originaram. O temor da entidade quanto a novas regras de sanção e fiscalização se baseia em diversas decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), que há muitos anos vem apontando desvios na ação fiscalizatória da Agência, com relação a questões fundamentais e de grande relevância para o cumprimento dos objetivos das concessões e autorizações.

A Proteste avalia como positiva a iniciativa da agência de atualizar seus mecanismos fiscalizatórios, mas aguarda que as medidas venham no sentido de ampliar a transparência dos processos e sua eficiência quanto ao papel moralizador e incentivador de boas condutas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações. Ler mais

---------------------------------------

Matérias constantes do último boletim Semanal do e-Thesis:

Segurança da informação: hora de subir de nível
Internet X Telecom - 
White-Paper

Previsões 2012 em segurança virtual
Tecnologia - 
White-paper

Mercado de dispositivos móveis cresce 5,6%
Tecnologia - 
Opinião Abalizada (OPAB)

TD-LTE, a arma secreta da China para uso mundial
Tecnologia - 
O que se fala...

Telcos assumem compromisso de NFC móvel baseada em SIM
Tecnologia - 
White-paper

Sociedades conectadas: o quanto as TICs podem beneficiar o desenvolvimento

Rio de Janeiro é a melhor cidade para executivos solteiros da A.Latina

60% dos brasileiros usam banda larga móvel em âmbito profissional

Ainda este ano, haverá 6 bilhões de conexões móveis no mundo

Serão 11 bilhões de dispositivos conectados na Ásia até 2020

Prós e contras da segurança no mundo virtual

Smartphones: a categoria de dispositivo móvel que mais cresce na A.Latina

Consumidores de celular pagam mais taxas hoje do que em 2007

 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil