BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



02/02/11

• A PROTESTE concorre a uma das quatro vagas de representação do Terceiro Setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br)

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Transcrevo este "post" do blog da Flávia Lefèvre:
02/02/11
A PROTESTE concorre a uma das quatro vagas de representação do Terceiro Setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

---------------------------------

02/02/11
A PROTESTE concorre a uma das quatro vagas de representação do Terceiro Setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br)

Fonte: Proteste
[01/02/11]  Disputa por vaga no Comitê da Internet

PROTESTE concorre a representante do Terceiro Setor no Comitê Gestor para contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas para o setor.

A PROTESTE Associação de Consumidores está concorrendo a uma das quatro vagas de representação do Terceiro Setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br), entidade responsável pela governança da internet no Brasil. Nas eleições, que se encerram sexta-feira, dia 4 de fevereiro, a representante da entidade é a advogada Flávia Lefèvre Guimarães.

Como representante da Associação especialmente nos segmentos de energia elétrica e telecomunicações, desde 2001, o objetivo de Flávia Lefèvre é contribuir de forma consistente para o desenvolvimento das políticas públicas ligadas à internet.

A PROTESTE tem um longo histórico na luta pela qualidade e democratização dos serviços de telecomunicações, que se concretiza pela participação nos processos regulatórios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Flávia Lefèvre participou do Conselho Consultivo da agência, representando as entidades de consumidores, de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2009. Nesse período contribuiu nos processos de audiência pública, articulando entidades de defesa do consumidor (é coordenadora da Frente dos Consumidores de Telecomunicações) e ajuizando ações civis públicas para garantia dos direitos da sociedade brasileira.

E a PROTESTE tem pautado sua atuação para a garantia de que as redes públicas de acesso a internet permaneçam sob a titularidade da União e cumpram as finalidades de atendimento à democratização dos serviços públicos essenciais de telecomunicações.

Há uma batalha judicial com as concessionárias de telefonia fixa, que lutam para manter seus monopólios privados, e a situação de privilégio sobre a utilização exclusiva de infraestrutura de natureza indiscutivelmente pública, nos serviços de telecomunicações – telefonia fixa, telefonia móvel e o serviço de banda larga para acesso à internet.

Foi por iniciativa de ação civil pública ajuizada pela PROTESTE em maio de 2008, que a titularidade do backhaul – rede de acesso ao serviço de comunicação de dados, conhecido como banda larga, se manteve sob o patrimônio da União.

Foi o quadro de preços altos e má qualidade de serviços, que levou a PROTESTE a apoiar o Plano Nacional de Banda Larga. Assim como apoiar a iniciativa do Governo Federal de reativação da Telebrás, como gestora de redes públicas e indutora de políticas públicas para a democratização das telecomunicações.

Há um desrespeito ao direito ao acesso às telecomunicações para os cidadãos de baixa renda e concentração econômica desses serviços nas mãos das concessionárias. É neste contexto que a Associação participa do Fórum Brasil Conectado instaurado pelo Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, defendendo princípios tais como o compartilhamento das infraestruturas públicas de telecomunicação, neutralidade de redes e obrigatoriedade de acesso pelas concessionárias para os Pontos de Tráfego de Telecomunicações – PTTs.

A PROTESTE concorre com o apoio das seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo;Nivaldo Cleto, ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Contador e Conselheiro CGI.br, que recomendou Flávia Lefèvre Guimarães como candidata para as seguintes entidades: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul;Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais;Federação dos Contabilistas do Rio Grande do Sul;Fundação Brasileira de Contabilidade;Sindicato dos Contabilistas de Araraquara e Região;Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará;Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo;Sindicato dos Contabilistas de São Paulo;Sindicato dos Contabilistas de São José dos Campos e Região;Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto;Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região;Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco;Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos;Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo;Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Norte;Sindicato dos Contabilistas de Ijui;Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso e Conselho Federal de Contabilidade.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil