BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



13/01/11

• Interrupção dos serviços de telecom na região serrana do Rio: 03 notícias

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Consternado pela tragédia e com enorme sentimento de solidariedade em relação às vítimas, transcrevo abaixo estas notícias, para eventuais comentários que possam trazer algum conhecimento sobre a infraestrutura dos serviços de telecom e eventuais opções de redundância em áreas de risco continuado:

Fonte: O Globo
[12/01/11]   Oi: rompimento de fibra ótica interrompeu serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga na Região Serrana do Rio
Fonte: Teletime
[13/01/11]   Serviços de telecomunicações seguem com problemas na serra fluminense - por Fernando Paiva
Fonte: Convergência Digital
[13/01/11]   Falta de comunicação agrava resgate na Região Serrana do Rio - por Ana Paula Lobo

Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: O Globo
[12/01/11]   Oi: rompimento de fibra ótica interrompeu serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga na Região Serrana do Rio

RIO - A Oi informou há pouco que os alagamentos e desmoronamentos causados pelas fortes chuvas que desde esta terça-feira atingem a Região Serrana do estado causaram forte impacto sobre parte do fornecimento dos serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga na localidade. O sistema de monitoramento de rede da companhia identificou rompimento de fibra ótica e falhas em equipamentos decorrentes dos danos na região provocados pelas fortes chuvas, "mas em função das dificuldades de acesso à região, as equipes especializadas encontram restrições de mobilidade no local para executar reparos na rede da empresa", diz a nota da empresa.

Segundo a companhia, técnicos que já estão nas cidades afetadas pelas enchentes enfrentam dificuldades de deslocamento e dependem da liberação de acesso para se locomoverem em alguns pontos que estão isolados ou interditados pela Defesa Civil. Outras equipes da empresa, de acordo com a nota da esclarecimento, estão sendo encaminhadas para os locais atingidos utilizando caminhos por meio terrestre e helicópteros, entretanto, o acesso ainda é muito restrito devido à situação de calamidade pública na região.

A falta de energia elétrica em algumas áreas também afeta a prestação de serviços. A companhia acrescenta que seus equipamentos possuem baterias reservas para manter os serviços em funcionamento em caso de falta de luz. "Porém, à medida que o período sem energia elétrica se estende em decorrência da calamidade na região, as baterias utilizadas vão sendo descarregadas e a prestação de serviços da empresa é impactada, até que as equipes da companhia consigam chegar aos locais onde as baterias estão instaladas e possam fazer reposição ou a energia seja restabelecida", diz a nota.

A Oi informa também que aguarda a melhoria das condições de deslocamento nas localidades atingidas para avaliar com mais precisão a extensão dos danos. Até o momento, não é possível prever o restabelecimento dos serviços que foram afetados pelas fortes chuvas que determinaram o estado de calamidade na região.

----------------------------------

Fonte: Teletime
[13/01/11]   Serviços de telecomunicações seguem com problemas na serra fluminense - por Fernando Paiva

Os serviços de telefonia fixa e móvel ainda não foram totalmente restabelecidos na serra fluminense, região duramente castigada pelas chuvas esta semana. Muitos bairros permanecem inundados, dificultando o acesso de técnicos das operadoras. O fornecimento de energia já voltou em Teresópolis e Petropólis, mas ainda falta luz em boa parte de Nova Friburgo, o que tirou de funcionamento várias estações rádio-base (ERBs). Boa parte dos telefones fixos e móveis da cidade estão incomunicáveis: quem tenta ligar ouve o sinal de ocupado. Nesta quinta-feira, 13, segue chovendo na região, o que preocupa as equipes de resgate. Mais de 400 corpos foram encontrados até o fim desta tarde.

Em comunicado enviado à imprensa, a Vivo informou que seus técnicos conseguiram chegar no fim da tarde ao prédio da Defesa Civil de Nova Friburgo, onde foi montado um comitê de crise. A empresa cedeu telefones móveis para auxílio dos bombeiros que trabalham nos resgates no município. A Vivo doou também 30 celulares para a Defesa Civil em Petrópolis.

Satélites

Emissoras de TV, dentre elas a Globo, estão usando equipamentos portáteis de transmissão de vídeo via satélite através da frota da Inmarsat para inserções ao vivo. Algumas operadoras de telefonia, como a Oi, estão negociando com revendedores da Inmarsat no Brasil a compra de telefones via satélite para auxiliar seus técnicos nas áreas mais atingidas onde a rede ainda não voltou a funcionar.

-----------------------------

Fonte: Convergência Digital
[13/01/11]   Falta de comunicação agrava resgate na Região Serrana do Rio - por Ana Paula Lobo

ATUALIZADA -O temporal que atingiu as cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira, 12/01, provocou sérios danos à infraestrutura de telecomunicações. E a situação 24 horas depois continua bastante precária.

Os serviços de telefonia e de acesso à Internet praticamente não funcionam. Mas em alguns pontos, onde a energia elétrica foi reativada há sinais de telefonia móvel. A tragédia, segundo a defesa civil, já matou mais de 300 pessoas. A falta de comunicação é apontada como o principal entrave para as operações de resgate na região.

Nesta quarta-feira, 12/01, a Oi, segundo relatou o presidente, Luiz Eduardo Falco, logo após uma audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília, teve a sua rede de fibra óptica rompida com os deslizamentos.

O problema, além de afetar os serviços da concessionária, atinge uma série de provedores de serviços que contratam os meios de transmissão da empresa para oferecer telefonia e acesso à Internet. Falco garantiu que já tem equipe trabalhando no local para recuperara a rede, mas não soube dar prazos para a normalização da oferta.

A falta de energia prolongada foi e ainda é o grande tormento das teles móveis. Isso porque as baterias das estações de rádio base suportam no máximo de seis a 12 horas e há ERBs em localidades com acessos interditados onde os geradores móveis não podem ser ativados.

Em notas oficiais, enviadas nesta quarta-feira, 12, as operadoras Vivo e Claro afirmaram que a falta de energia elétrica é a grande responsável pela suspensão parcial ou total dos serviços nas cidades de Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Na madrugada desta quinta-feira, algumas localidades tiveram a energia reestabelecida e o serviço móvel foi reativado, mesmo que de forma bastante precária.

A Nextel também ficou indisponível na cidade de Nova Friburgo. A TIM, por sua vez, diz que seus serviços foram afetados por problemas na provedora de meios de transmissão, leia-se a Oi. A Intelig informa que a sua rede não foi impactada.

A forte chuva que atingiu a região provocou quedas de barreiras, transbordamentos de rios e, consequentemente, a interdição e o bloqueio parcial de diversas estradas. Todas as concessionárias de telefonia informam que estão com equipes de emergência nas cidades atingidas e que trabalham em conjunto com a Defesa Civil para reativar os serviços o quanto antes. A situação na Região Serrana é de calamidade pública.

*Com a colaboração de Luis Oswaldo Grossmann, de Brasília


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil