BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!




17/01/11

• Os esforços para o restabelecimento das comunicações na região serrana do Rio (2) - Msgs do Celld-group e notícia do Tele.Síntese

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Para nivelamento, transcrevo mais abaixo algumas mensagens roladas no Celld-group (peço desculpas por alguma falha, estou em trânsito...)

Segue também esta notícia:
Fonte: Tele.Síntese
[17/01/11]  Teles distribuem celulares nas cidades atingidas pelas chuvas no Rio

Mais informações e comentários?

Boa leitura!
Feliz 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: Tele.Síntese
[17/01/11]  Teles distribuem celulares nas cidades atingidas pelas chuvas no Rio

Oi dará 35 mil aparelhos para usuários e a Vivo, 190 para Defesa Civil e Cruz Vermelha.
A Oi iniciou a implantação do plano emergencial para assegurar a comunicações na região Serrana do Rio com a distribuição de 35 mil celulares gratuitos para acesso emergencial provisório para os clientes que estão sem seu telefone fixo em Teresópolis, Friburgo e Itaipava. As chamadas feitas para as linhas impactadas serão encaminhadas (por meio do serviço "siga-me") para os acessos provisórios emergenciais. Dessa forma, os clientes poderão ser localizados em seus números originais. A utilização do acesso emergencial será gratuita por até 30 dias.

Além disso, liberou o uso gratuito de orelhões localizados nas escolas, prefeituras, hospitais, e demais áreas publicas também por até 30 dias. A empresa também disponibilizou, a partir de hoje (17), terminais emergenciais dentro dos abrigos indicados pela Defesa Civil em Teresópolis, Friburgo e Itaipava. A população que está alojada nesses locais poderá efetuar chamadas gratuitamente.

Como medida alternativa para a prestação do serviço de banda larga para a população a Oi já colocou em funcionamento uma lan house em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e outra em Petrópolis, para que os moradores possam ter acesso gratuito à internet. As três lan houses serão equipadas também com telefones para comunicação de voz.

A companhia adiou para o dia 24/01 o pagamento das contas que venceriam entre os dias 12/01 e 21/01. Isso vale para todos os assinantes dos serviços de telefonia fixa e móvel das regiões afetadas. Os clientes que tiveram os serviços de telefonia fixa e banda larga impactados receberão crédito referente à assinatura. A Oi montou uma central exclusiva de atendimento para qualquer esclarecimento pelo número 0800 031 6464, que funcionará 24 horas em todos os dias da semana.

Segundo a companhia, o serviço móvel já está normalizado desde o dia 13 e o de telefonia fixa, o sistema apesar de restabelecido, só 86% dos clientes estão com os serviços em funcionamento. O restante está com funcionamento impactado em decorrência dos danos causados pela enchente, havendo casos onde não há mais edificações porque foram soterradas ou arrastadas pela enxurrada, principalmente nas áreas mais afetadas pela devastação decorrente das chuvas.

Vivo

A Vivo anunciou nesta segunda-feira (17) a doação de 90 aparelhos com linha para a Defesa Civil de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis e está enviando outros 100 a Cruz vermelha, para facilitar o contato com os abrigos e forças-tarefas de apoio. Além disso, enviou para a região mais de oito toneladas de donativos e 7.200 garrafas de água. Lojas próprias da Vivo em vários estados do país também estão recebendo doações. Na Campus Party, a partir de uma parceria entre o Instituto Vivo e Fundação Telefónica, também serão recebidos donativos.

Em nota, a operadora ressalta que o seu sinal foi restabelecido em todas as sedes municipais do Rio. Com as chuvas, grande parte dos equipamentos da Vivo que atendem 16 municípios da região foram afetados, sendo eles nas cidades de Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Macuco, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Nova Friburgo, Cantagalo, Petrópolis, Teresópolis, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sapucaia, Areal e
Três Rios.

Fiscalização

Também por meio de nota, a Anatel informa que fiscais da agência acompanham desde a última quarta-feira (12), os esforços para a normalização dos serviços de telecomunicações na região serrana do Rio de Janeiro. Os funcionários foram deslocados para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principais áreas afetadas pelas chuvas, onde verificam as providências das prestadoras para o restabelecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel. (Da redação)

--------------------------------

Mensagens no Celld-group

De Ricardo Martini Di Serio

Ola Grupo
Em situações de catástrofe onde todos os sistemas de comunicações falham só tem um sistema de comunicação que sobra rápido e eficiente, o RADIOAMADOR.
Matéria do Jornal da Globo:
Video:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1411236-7823-MORADORES+DA+REGIAO+SERRANA+DO+RIO+USAM+RADIO+AMADOR+PARA+COMUNICACAO,00.html

Abraço;
Ricardo Martini Di Serio - PY2RMI
Valinhos - SP - Brasil

------------------

De Nelson Vitullo

Pessoal,

O principal problema é a energia elétrica, pois, os geradores, se levados, precisam ser reabastecidos.

Precisamos melhorar a tecnologia (eficiência e preço) de energias alternativas (solar, eólica) e reduzir os roubos das mesmas. O meio ambiente também agradece.

Abs,
Nelson Vitullo

----------------------------

De Rubens Kuhl

Ricardo,

Eu tenho muito simpatia pelos rádios-amadores, especialmente por ter tido na adolescência muita proximidade com o PY2BJO (ref.:http://www.radioamador.com/ilustres/py2bjo.asp), mas eu acho que a tecnologia atual já permite uma solução mais elaborada como as delineadas após o Katrina e outras catástrofes nos EUA, por exemplo com comunicação com dispositivo único para satélite e ERB, que daria cobertura imediata por satélite e após algumas horas via terrestre com maior densidade de comunicação quando chegasse ao teatro de operações
a ERB móvel.

Fazer isso com tecnologias como IP e PTT não é nada do outro mundo.
Mas tem que querer... ainda acho que precisamos dos HAMs como salva-guarda de um sistema como esse, e se o rádio de todo mundo fritar a gente precisa de ainda mais camadas como pessoas orientadas a montar rádios galena e procurar uma fonte de informação.

Mas como não temos algo assim, todo o apoio que temos dos HAMs é muito
benvindo, claro.

Rubens Kühl

--------------------------

De Ricardo F. Bueno.

Rubens / Ricardo,

Concordo plenamente,

Basta Lembrar:

2a. Guerra Mundial,
11 Set 2001
Guerra do Iraque
Desastres Naturais
Navios à deriva, etc...

Em ID4 (Independence Day), os americanos só conseguem se comunicar através do velho código morse (Que saudades ...). O filme narra especificamente sobre o asunto no mesmo ano em que a marinha dos EUA descontinuou a obrigatoriedade e necessidade de conhecimento do código morse para seus novos aspirantes.

Existem alguns filmes muito interessantes sobre HAMs que recomendo além do ID4:

Se todos os homens do mundo ...

Agarra-me se puderes (Comédia 1977 - Smokey and the Bandit)

Lamentavelmente as novas tecnologias engoliram os HAMs, mas estes ainda resistem bravamente aos desígnios do tempo.

Se não fossem eles, atualmente não sei o que seria de nossas telecomunicações.

MaxWell, Samuel Morse, Marconi, Faraday, Gauss, Nikola Tesla, e principalmente nosso Grande Padre Landel de Moura. merecem o mesmo espaço que Santos Dumont, Thomas Edson e tantos Outros na galeria de pesonalidades ilustres ...

Grande abraço a todos.

Espero ter colaborado.

QSL, QRV, Positivo e operante ._ ._. _._ !!!

Ricardo F. Bueno.
PY2EVN


-------------------------

De Rubens Kuhl

> Precisamos melhorar a tecnologia (eficiência e preço) de energias alternativas (solar, eólica) e reduzir os roubos das mesmas. O meio ambiente também agradece.

Levar e montar uma placa solar é factível num cenário desses. Quanto ao eólico, será possível com esse tipo de solução da Makani Power, AWTs, ainda em desenvolvimento:
http://www.makanipower.com/

Rubens Kühl

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil