BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



19/01/11

• Noticia: "Cientistas detectam movimentação do polo norte magnético" + Comentários

de J. R. Smolka <smolka@terra.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 11 de janeiro de 2011 19:52
assunto Re: [Celld-group] Enc: [ex-alunos-inatel] [GPS] mudanças no Pólo Magnético da Terra

Oi Alexandre (e demais colegas do grupo),

Primeiro: não entendi a correlação entre o deslocamento do polo norte magnético e a necessidade de refazer a pintura das indicações na pista do aeroporto. Se alguém tiver uma boa explicação, por favor me diga.

Segundo: como a mensagem do Terra Notícias mostra, o assunto não é novo. Na verdade tem um artigo mais antigo (dezembro de 2003), mas muito melhor explicado no site da NASA. Ou, para referências um pouco mais detalhadas e recentes, o artigo na Wikipedia está muito bom.

Terceiro: tenho certeza que à medida que nos aproximamos do previsto fim do mundo em 21 de dezembro de 2012 notícias como esta serão veiculadas com cada vez maior frequência e cad vez menor entendimento dos processos naturais envolvidos.

[ ]'s
J. R. Smolka

---------------------------------

de Alexandre Vilarinho <acvoliveira@yahoo.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 11 de janeiro de 2011 09:55
assunto [Celld-group] Enc: [ex-alunos-inatel] [GPS] mudanças no Pólo Magnético da Terra

Pessoal bom-dia,

Bem interessante a notícia abaixo. No ano passado também foi noticiado isto no Terra notícias:
Fonte: Terra
[04/01/10]   Cientistas detectam movimentação do polo norte magnético

Abraços
Alex

----------------------------------

O pólo magnético da Terra está mudando de lugar e isso é fato comprovado científicamente. O que antes ficava no extremo norte do Canadá está se movendo para algum lugar em direção à Rússia a uma velocidade de 64 quilômetros por ano.

Isso passa despercebido para a maioria dos humanos, na maioria dos lugares, mas em Tampa, na Flórida, a mudança está causando alterações nas pistas do Aeroporto Internacional.

Não, as pistas ainda não estão sendo refeitas nem o aeroporto está sendo virado para Meca. As mudanças, por enquanto, estão restritas ao trabalho de repintura das faixas e números de sinalização.

Uma a uma, as três pistas estão sendo fechadas para o trabalho por exigência do controlador aéreo dos EUA (o FAA).

Atenciosamente,
Nelson

-----------------------------------

de Marcio Patusco <marciopatusco@oi.com.br>
data 19 de janeiro de 2011 10:39
assunto Re: [Celld-group] Enc: [ex-alunos-inatel] [GPS] mudanças no Pólo Magnético da Terra

Smolka,

Assunto passado e que vi, ficou sem resposta... Nada de muito técnico.

Em geral, as pistas de aeroportos são numeradas de acordo com sua inclinação em relação ao norte magnético da Terra. Essa numeração fica estampada nas cabeceiras das pistas. É mais um auxílio para os pousos de aeronaves. Ora, havendo um deslocamento significativo do norte magnético, isso poderá significar alterações das inclinações das pistas com relação ao norte modificado, e portanto haveria necessidade de repintura da indicação nas cabeceiras das pistas.

Abraço,
Marcio Patusco

------------------

Fonte: Terra
[04/01/10]   Cientistas detectam movimentação do polo norte magnético

O polo norte magnético da Terra está avançando em direção à Rússia a quase 64 quilômetros por ano devido a mudanças magnéticas no núcleo do planeta, afirma nova pesquisa. O núcleo é profundo demais para que os cientistas detectem diretamente seu campo magnético. Mas os pesquisadores podem inferir os movimentos do campo acompanhando como o campo magnético terrestre muda na superfície e no espaço.

Agora, novos dados analisados sugerem que existe uma região de magnetismo em rápida transformação na superfície do núcleo, possivelmente sendo criada por uma misteriosa "pluma" de magnetismo proveniente do interior do núcleo.

E essa região pode estar deslocando o polo magnético de sua posição de longa data no norte do Canadá, disse Arnaud Chulliat, geofísico do Institut de Physique du Globe de Paris, na França.

Em Busca do Norte
O norte magnético, que é o lugar para onde as agulhas das bússolas realmente apontam, está próximo, mas não exatamente no mesmo lugar do Polo Norte geográfico. Neste momento, o norte magnético está próximo à ilha canadense Ellesmere.

Por séculos, navegadores usam o norte magnético para se orientar quando estão distantes de pontos de referência reconhecíveis. Embora os sistemas de posicionamento global tenham em grande parte substituído essas técnicas tradicionais, muitos ainda consideram as bússolas úteis para se orientar sob a água ou no subterrâneo, onde não há sinal dos satélites de GPS.

O polo norte magnético se deslocou muito pouco desde a época em que os cientistas o localizaram pela primeira vez em 1831. Depois, em 1904, o polo começou a avançar rumo ao nordeste num ritmo constante de 15 km por ano.

Em 1989, ele acelerou novamente, e em 2007 cientistas confirmaram que o polo está agora galopando em direção à Sibéria a um ritmo de 55 a 60 km por ano. Um deslocamento rápido do polo magnético significa que mapas do campo magnético devem ser atualizados com mais frequência para que usuários de bússola façam os ajustes cruciais do norte magnético para o verdadeiro Norte.

O Polo Itinerante
Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um "dínamo" que comanda nosso campo magnético. Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.

Embora a nova pesquisa pareça sustentar essa ideia, Chulliat não pode afirmar que o polo norte vai um dia mudar para a Rússia. "É muito difícil prever", disse Chulliat.

Além disso, ninguém sabe quando e onde outra mudança no núcleo poderá se manifestar, fazendo o norte magnético se mover rumo a uma nova direção. Chulliat apresentou seu trabalho em um encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil