BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



09/07/11

• Telebrás, Eletronet e PNBL (395) - "Plano Dilma" e os Provedores (3) - "Help" para entender a chegada do PNBL à Santo Antônio do Descoberto, em Goiás (30 km de Brasília) + Colaboração de um participante dos Grupos de Debates

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Estou solicitando "Help!" para entender esta pequena notícia publicada no site da Telebrás e identificar - ou não - se há alguma embromação, ou seja, uma notícia vazia, o popular "factóide".
Para variar, foi transcrita, sem maiores comentários e explicações, pela mídia pautada e pela blogosfera "progressista":
Fonte: Telebrás
[05/07/11] Telebrás inicia operação comercial (transcrição mais abaixo)

Se a reativação da Telebrás é um "fato consumado", a estatal tem obrigação de usar de toda a transparência em seus passos iniciais e ser muito precisa em suas informações, para permitir o acompanhamento da sociedade em geral e da "sociedade técnica", em particular.

02.
As perguntas que se seguem, apesar do tom crítico, representam realmente uma curiosidade técnica da minha parte pois, aos 70 anos, há muito que já não "estou" mais engenheiro de telecom. Assim, se alguém se dispuser a ajudar, eu e demais leigos, agradecemos respostas e considerações didáticas, OK!  :-)

Creio que o estudo e a compreensão do "caso" deste "primeiro município atendido pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)" facilitará muito o acompanhamento do que vai (eventualmente...) acontecer nas demais cidades do país.

En passant...
Em 2006 fiz um "post" sobre os problemas do Gesac e relacionei os municípios de maiores e menores IDH - Índice de Desenvolvimento Humano.
Os 7 útimos da lista dos menores IDH eram: 0,486 Caraúbas do Piauí (PI), 0,486 Ipixuna (AM), 0,486 Araioses (MA), 0,479 Traipu (AL), 0,478 Guaribas (PI), 0,476 Jordão (AC), 0,467 Manari (PE).
Que bom seria que os patriotas acionistas da Telebrás pressionassem o governo Dilma para iniciar o PNBL por essas localidades, vizinhas do fim do mundo...

03.
O título - "Telebrás inicia operação comercial" - já chama a atenção para o termo "comercial", a meu ver colocado de propósito para começar a inculcar na mente da sociedade a real intenção da reativação.  Nas palavras do seu presidente atual, a Telebrás é "uma empresa de capital aberto, temos que gerar valor para os acionistas".
De qualquer modo, "pegou mal" pois a notícia que todos esperam é que a empresa gestora do PNBL inicie sua atuação "técnica" de levar "facilidades" de banda larga aos rincões do país.

"A Telebrás ativou na última quinta-feira (30.06) os equipamentos que ligam a rede nacional de telecomunicações a Santo Antônio do Descoberto"
O que significa esta frase?
Quais são os equipamentos da Telebrás que foram ativados?
A Telebrás, sem recursos financeiros e com um pregão suspenso pelo TCU por superfaturamento, já possui "equipamentos"?
O que é, no caso, "rede nacional de telecomunicações", considerando-se que a Sadnet é um provedor local que já atua há um bom tempo?
Ao que se sabe, Santo Antônio, próximo de Brasília, já está bem "Coberto" de serviços de telecom.  :-)

"Sadnet, realizou os primeiros testes de aceitação para conectar a sua rede à da Telebrás e já está com o link em serviço"
A estatal já possui algo, efetivamente, algo que possa chamar de "rede da Telebrás"?
Ou é apenas uma das redes da Eletrobrás já existente que está sendo cedida para a "propaganda" da Telebrás?
No caso, quais são exatamente as características do "link em serviço"?

"A Prefeitura da cidade também fechou acordo para a cessão de um terreno que vai viabilizar a instalação de equipamentos de rádio e receberá conectividade IP da Telebrás."
O pregão da Telebrás que foi impugnado pelo TCU tratava exatamente da aquisição de equipamentos para "instalações tipo ERB".
Caso não se lembrem, recorto o item 23 da exposição da empresa denunciante (Seteh) na sessão do TCU que confirmou o superfaturamento no pregão da Telebrás:
(...) 23. A Estatal alegou “complexidade” das obras. Percebam, Ministros, elas não passam de um alambrado. A própria SECOB confirmou: “é basicamente um pequeno cercado". Estamos falando de 4.216 unidades de uma simples obra civil e elétrica localizadas em mais de três mil municípios do País, que centenas de empresas brasileiras têm plenas condições de executar.(...)

No caso em questão, que equipamento de rádio é este? É da Telebrás ou da Sadnet?
De uma notícia transcrita mais abaixo recorto esta informação:
(...) A nota diz ainda que a SADNET realizou uma grande ampliação técnica e estrutural, onde conta com nova sede, mais ampla, e novos equipamentos.(...)

Será que a Telebrás está comprando equipamentos e ainda não tem onde instalá-los nos demais municípios?

04.
Num "post" anterior tomamos conhecimento dos PTT - Pontos de Troca de Tráfego. [Os PTTs (Pontos de Troca de Tráfego) e o PNBL]
Uma das notícias abaixo cita Pontos de Presença - POP ou PoP (Points  of Presence).
Quais são as definições destas duas "entidades" e como agem e interagem nas redes de fibras e outras?

Por sinal, a notícia é rica em detalhes mas são necessárias as explicações básicas para perfeita compreensão do conjunto da operação:
Fonte: Sadnet
[20/06/11]  Santo Antônio do Descoberto será a 1ª cidade do Brasil, contemplada pela Banda Larga Popular

Imagino que, mesmo antes da suposta chegada do PNBL à sua cidade, a Sadnet já se ligue à um "backbone" através de um "backhaul".
Vamos aproveitar esta oportunidade para materializar estes conceitos, usando o "caso" real da Sadnet em Santo Antônio do Descoberto?

05.
Espero que todos tenham captado o "espírito" desta mensagem: conhecer e entender para poder acompanhar, fiscalizar, cobrar....
Vamos lá?
Obrigado!

06.
Matérias transcritas mais abaixo:
Fonte: Telebrás
[05/07/11] Telebrás inicia operação comercial
Fonte: Convergência Digital
[28/06/11]  Telebrás já tem primeiro contrato com prefeitura - por Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: ClippingMP - Origem: Valor Econômico
[09/06/11]  Acionistas ganham atenção da Telebrás - por Gustavo Brigatto e Talita Moreira
Fonte: Sadnet
[20/06/11]  Santo Antônio do Descoberto será a 1ª cidade do Brasil, contemplada pela Banda Larga Popular
Fonte: Sadnet - Origem: INFO
[01/06/11]  Santo Antônio do Descoberto está entre os 6 primeiros contemplados pelo PNBL

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------

Fonte: Telebrás
[05/07/11] Telebrás inicia operação comercial

O primeiro município atendido pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) já está com o serviço em operação comercial. A Telebrás ativou na última quinta-feira (30.06) os equipamentos que ligam a rede nacional de telecomunicações a Santo Antônio do Descoberto (GO), localizado no entorno de Brasília.

O prestador de serviços que assinou o primeiro contrato, Sadnet, realizou os primeiros testes de aceitação para conectar a sua rede à da Telebrás e já está com o link em serviço. A Prefeitura da cidade também fechou acordo para a cessão de um terreno que vai viabilizar a instalação de equipamentos de rádio e receberá conectividade IP da Telebrás.

Na última semana também foi instalada a primeira torre, com 60 metros de altura, na Estação Brasília Geral, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento. Esta torre permitirá a conexão de regiões do Plano Piloto de Brasília e de diversas cidades do entorno, em fase de implantação do PNBL.

-----------------------------

Fonte: Convergência Digital
[28/06/11]  Telebrás já tem primeiro contrato com prefeitura - por Luís Osvaldo Grossmann

Além de firmar o primeiro contrato com provedor de acesso em Santo Antônio do Descoberto, a Telebrás também assinou na cidade goiana a 30 km de Brasília o primeiro acordo com uma prefeitura. Tratado mais discretamente do que o acerto com o provedor Sadnet, o contrato com o município segue o modelo a ser replicado nos demais, parte deles já em negociação.

“Buscamos uma troca de infraestrutura, como terrenos onde possamos instalar equipamentos. Assim, além da venda de capacidade, calculamos quanto vale essa estrutura e pagamos com banda, que é a moeda da Telebrás”, explica o gerente comercial da estatal, Luiz Vergueiro.

No caso de Santo Antônio do Descoberto, o modelo foi justamente a cessão de um terreno onde a estatal vai erguer uma antena para instalar os aparelhos de conexão via rádio. Em outras cidades, a negociação envolve “troca” de fibras ópticas.

É o caso de propostas recebidas por Vergueiro após a apresentação que fez sobre o trabalho da Telebrás no 3o Fórum Nacional de Cidades Digitais, realizado nesta terça-feira, 28/6, em Brasília. Municípios como Vinhedo ou Poá, ambos em São Paulo, querem partilhar os anéis já instalados.

“A ‘troca’ de fibras é muito conveniente para a Telebrás, especialmente porque uma de nossas missões é a conexão dos órgãos federais”, explica Vergueiro. A estatal calcula que o trecho que chega até São Paulo, por exemplo, estará iluminado até setembro deste ano.

As próximas prefeituras a firmarem contratos com a empresa, no entanto, devem ser mesmo em Goiás - caso de Águas Lindas e Aparecida de Goiânia. Até aqui, a rede já está “acesa” nos trechos que vão de Brasília a Itumbiara - cidade na divisa de Goiás com Minas Gerais - e de Brasília a Palmas (TO).

Até o fim do ano, o primeiro dos três grandes anéis de fibras deve ser concluído - o que garante conexões nos estados do Nordeste e Sudeste. As comercializações de capacidade de transporte começam pelos trechos já citados, entre Brasília-Itumbiara e Brasília-Palmas, além do trecho que liga o Ceará ao Rio Grande do Norte.

---------------------------------

Fonte: ClippingMP - Origem: Valor Econômico
[09/06/11]  Acionistas ganham atenção da Telebrás - por Gustavo Brigatto e Talita Moreira

Há pouco mais de uma semana no cargo, o novo presidente da Telebrás, Caio Bonilha, já está mostrando o posicionamento que a companhia terá daqui para frente. "Somos uma empresa de capital aberto, temos que gerar valor para os acionistas", disse o executivo em entrevista ao Valor.

Bonilha, que assumiu o comando da estatal após a saída de Rogério Santanna, assinou ontem, em Brasília o primeiro contrato para fornecer infraestrutura de internet no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). De acordo com o executivo, até o fim da próxima semana, pelo menos seis novos contratos serão fechados.

O primeiro deles foi assinado com a Sadnet, provedora de internet que atua na região de Santo Antônio do Descoberto (GO). A empresa contratou capacidade de 100 megabits por segundo (Mbps) da Telebrás. A expectativa, segundo Bruno Santana, diretor de redes da Sadnet, é reduzir em dois terços o gasto mensal com infraestrutura. "Pagamos R$ 500 por Mpbs à Embratel ", disse.

Com a rede da Telebrás, a oferta mínima da Sadnet passará dos atuais 200 kilobits por segundo (kbps) por R$ 39,90, para 1 Mbps por R$ 35 - exigência estabelecida pelo PNBL. Nos próximos seis meses, Santana estima que a empresa pode chegar a 2 mil assinantes, o dobro da base atual.

"A meta da equipe comercial é ter pelo menos um contrato por dia", disse Bonilha, que era diretor comercial da Telebrás até a semana passada. De acordo com Bonilha, a Telebrás tem um cadastro com mais de 400 interessados em contratar sua infraestrutura. A rede, que liga Brasília a Itumbiara (GO), chegará ao Estado de São Paulo até agosto.

Lançado em 2010, o PNBL enfrenta dificuldades para deslanchar. O cronograma inicial atrasou e o Ministério das Comunicações ainda negocia com operadoras fixas a oferta de internet por R$ 35. Sob o comando de Rogério Santanna, a Telebrás tinha a orientação de oferecer banda larga no varejo - o que abriria uma nova frente de concorrência com as operadoras.

Porém, as diretrizes mudaram com a presidente Dilma Rousseff. A nova proposta, que teria resultado na saída de Rogério Santanna, é que a estatal forneça infraestrutura para os provedores, e não serviços ao cliente final. Para Bonilha, a troca de comando não teve nenhum componente político. "É um processo normal em companhias iniciantes. Você tem uma fase pré-operacional e depois o início das atividades. A mudança aconteceria de qualquer jeito", diz.

-----------------------------------

Fonte: Sadnet
[20/06/11]  Santo Antônio do Descoberto será a 1ª cidade do Brasil, contemplada pela Banda Larga Popular

População pagará R$: 35,00 por velocidade de 1 Mega

Em agosto do ano passado, foi divulgada pelo ex-presidente da Telebrás, Rogério Santanna, a lista das 100 cidades a serem atendidas inicialmente pelo Plano Nacional de Banda Larga - PNBL, plano que pretende levar internet em alta velocidade à preço popular. Da lista divulgada, constavam apenas seis cidades goianas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Águas Lindas de Goiás, Alexânia e Itumbiara. A data inicial prevista para início das operações era dezembro do ano passado, porém houve vários atrasos nas licitações para contratação de empresas que asseguram o funcionamento da rede de fibra óptica.

Mesmo com o atraso, a agenda do PNBL segue inalterada, e com isso mais cidades serão atendidas pelo programa. Para 2011, o objetivo é de atender 1.063 municípios. Com a prorrogação de prazo, passarão a ser contemplados 1.163. A meta do programa é atender 4.283 municípios até o final de 2014, beneficiando 162,8 milhões de pessoas, explicou Rogério Santana.

A boa notícia, é que com este atraso, Santo Antônio do Descoberto está entre as novas cidades atendidas pelo PNBL, graças a uma parceria feita entre a Telebras e a santo-antoniense SADNET, que já opera no município desde 2007. Com a parceria, a SADNET ampliará sua rede levando o sinal de banda larga em alta velocidade à praticamente todos os bairros do município goiano e também podendo ser estendido a outras cidades.

Conforme fora noticiada em toda mídia nacional e internacional, o contrato entre a Telebrás e a SADNET, foi firmado no último dia 8 de Junho, oficializando o lançamento do PNBL, sendo a SADNET o primeiro provedor a assinar com a estatal. Na ocasião, o atual presidente da Telebrás, Caio Bonilha, salientou a importância da parceria entre governo e setor privado, uma vez que a população será a grande beneficiada.

Em nota à este jornal, a SADNET informou: “Mesmo antes do PNBL, a empresa sempre praticou preços diferenciados das grandes Operadoras, mas com o PNBL tudo será ainda melhor. A SADNET tem como meta oferecer internet banda larga com qualidade e preço justo, dando oportunidade de inclusão digital a todas as classes sociais, e levando o acesso nos locais onde as grandes operadoras não chegam, muitas vezes por falta de interesse, do ponto de vista econômico”. A nota diz ainda que a SADNET realizou uma grande ampliação técnica e estrutural, onde conta com nova sede, mais ampla, e novos equipamentos. “A SADNET é dirigida por empreendedores que são moradores desta cidade o qual escolheram para viver. Tudo é pensado com carinho, e com foco em nosso município.” finaliza a nota.

O PNBL tem o objetivo de universalizar os serviços de internet rápida no país.

O custo da tarifa é de R$ 35 para o plano comum, com velocidade de 1mbps. Um mínimo de 20% da velocidade contratada deverá ser assegurada aos usuários. Esse é um dos requisitos que deverão ser cumpridos pelos prestadores parceiros da Telebrás em todo o Brasil, conforme salientou o presidente da Telebrás, Caio Bonilha. O prazo para início das operações será de 30 dias a partir da assinatura do contrato.

Conforme divulgado pela SADNET, as primeiras assinaturas do novo plano já estarão disponíveis a partir de Julho, e segundo o Gerente de Marketing, Evandro Menezes, tudo será divulgado na mídia de forma transparente e objetiva. “Por sermos o primeiro do Brasil, temos uma enorme responsabilidade, pois todos estarão de olho em nós. E posso garantir, em nome de toda equipe SADNET que estamos preparados para o lançamento do PNBL, e também orgulhosos de poder dar esta oportunidade a população santo-antoniense, que merece todo carinho.”, finaliza Evandro Menezes.

Fonte: Redação

------------------------------

Fonte: Sadnet - Origem: INFO
[01/06/11]  Santo Antônio do Descoberto está entre os 6 primeiros contemplados pelo PNBL

A Telebrás anunciou que deverá concluir até a metade de junho a construção do primeiro trecho da rede nacional de telecomunicações (backbone).

O trecho faz parte do Anel Sudeste, que ligará Brasília a Itumbiara (GO), constituindo uma rede de fibras ópticas de 377 quilômetros, que passará também pelos municípios de Samambaia (DF), Pirineus (GO), Bandeirantes (GO) e Morrinhos (GO).

Nestes locais se localizam os primeiros Pontos de Presença (POPs) da Telebrás que funcionarão como estações de telecomunicações, abrigando os equipamentos ópticos, de infraestrutura, de rede e rádio para transmissão do sinal digital por meio de fibras ópticas.

As fibras usadas neste trecho são de uso da Furnas, empresa do Setor Elétrico Brasileiro, e que firmou contrato cedendo sua utilização para a Telebrás.

De acordo com a Telebrás, a previsão é concluir a implantação do backhaul (conexão entre a rede principal à sede dos municípios contemplados pelo Programa Nacional de Banda Larga - PNBL) neste primeiro trecho até o início de julho.
Com isto, os primeiros municípios a serem contemplados com esta conexão serão: Samambaia (DF), Recanto das Emas (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Anápolis (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).

Segundo a Telebrás, 18 POPs no Anel Nordeste já começaram a ser construídos, utilizando a rede fibras ópticas da Chesf e de Furnas, que possibilitarão a ligação de cidades como Paraíso do Tocantins (TO), Fortaleza, João Pessoa e Recife.

As obras também já tiveram início em nove Pontos de Presença no Anel Sudeste, que liga Itumbiara (GO) a São João Batista da Glória (MG) e devem estar finalizadas até julho.

Porém, a Telebrás aguarda aprovação dos projetos de instalação dos 28 POPs que serão instalados na rede da Petrobras no Anel Sudeste e que irá ligar Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e terá um potencial de atendimento de 700 municípios em torno deste trecho, distantes até 100 km da rede.

----------------------------------

Mensagem recebida de um participante dos Grupos de Debates:

(...)
> "A Telebrás ativou na última quinta-feira (30.06) os equipamentos que ligam a rede nacional de telecomunicações a Santo Antônio do Descoberto"
> O que significa esta frase?
> Quais são os equipamentos da Telebrás que foram ativados?
> A Telebrás, sem recursos financeiros e com um pregão suspenso pelo TCU por superfaturamento, já possui "equipamentos"?


Já, pois vários outros pregões não foram suspensos, por exemplo os de roteadores e contêineres... o único ponto ativo da Telebrás por enquanto é Brasília, mas como esse ponto é um dos de interconexão com a Internet, e um dos fornecedores (a GVT) já ativou o link Telebrás de que foi vitoriosa no pregão, isso permite já ativar pontos da Telebrás nas proximidades do DF.

Uma evidência da atividade da Telebrás é sua presença na tabela de roteamento global da Internet, vide esta atualizada a cada 10 minutos:
http://bgp.net.br/analysis?target=53237

> A estatal já possui algo, efetivamente, algo que possa chamar de "rede da Telebrás"?
> Ou é apenas uma das redes da Eletrobrás já existente que está sendo cedida para a "propaganda" da Telebrás?


Provavelmente nem isso, pois é bem provável que o link esteja sendo entregue pela GVT no mesmo contêiner de onde sai o link para Santo Antônio do Descoberto.

> No caso em questão, que equipamento de rádio é este? É da Telebrás ou da Sadnet?

A Telebrás terá ambos os modelos de atendimento, segundo participação de seu presidente em recente evento de provedores... o cadastro de estações da ANATEL pode ser consultado para ver qual dos modelos foi usado neste caso.

> Num "post" anterior tomamos conhecimento dos PTT - Pontos de Troca de Tráfego. [Os PTTs (Pontos de Troca de Tráfego) e o PNBL]
> Uma das notícias abaixo cita Pontos de Presença - POP ou PoP (Points of Presence).
> Quais são as definições destas duas "entidades" e como agem e interagem nas redes de fibras e outras?


POPs são um termo genérico de infra-estrutura de uma operadora de telecom. PTTs são infra-estrutura focadas em interconectar outras operadoras, sendo que o PTT-Metro é uma iniciativa de PTTs mantidos pelo NIC.br/CGI.br.

Notar porém que nas diversas listas de participantes do PTT-Metro no site http://ptt.br  ainda não está a Telebrás, nem mesmo em Brasília.
Essas conexões ainda são parte da implantação em andamento, imagino. (...)


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil