BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



18/06/11

• Como motivar - e ensinar - crianças e jovens no estudo de linguagens de programação? (4): Marcel Castro sugere a linguagem "Alice"

Nota de Helio Rosa:
Esta mensagem refere-se à este "post" anterior:
Como motivar - e ensinar - crianças e jovens no estudo de linguagens de programação? (1)

De acordo com a sugestão do Marcel, encontrei via Google uma apostila sobre "Alice" (transcrição parcial no final desta página)
HR

--------------------------------

de Marcel GMail marcelcastrobr@gmail.com
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
cc Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>, wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
data 17 de junho de 2011 03:56
assunto Re: [Celld-group] Re: [wireless.br] Help! Como motivar - e ensinar - crianças e jovens no estudo de linguagens de programação?

Essa é uma iniciativa muito boa.
Na universidade onde trabalho usamos a Alice (http://www.alice.org/)  para iniciar os alunos em ciência da computação. É uma ferramenta muito prática para quem nunca programou antes.
Ats
Marcel Castro

------------------------------------

Fonte: Puc RGS - Faculdade de Informática
Apostila "Programando com Alice"

1.  Introdução
2.  Histórico
3.  Instalando o software Alice
4.  Introdução ao ambiente Alice 2.0
4.1. Objetos
4.2. Métodos
4.3. Área de Edição e Funções Lógicas
5. Programando com Alice
5.1. Do in order
5.2. Do together
5.3. If/Else
5.4. Loop
5.5. While
5.6. For all in order
5.7. For all together
6.  Eventos
6.1. Eventos Não-Interativos
6.2. Eventos Interativos
Apêndice A
Apêndice B
Apêndice C
Referências Bibliográficas

1. Introdução

Alice é um ambiente de programação tridimensional de fácil utilização no qual podem ser criadas animações e interações entre personagens e objetos lembrando muito jogos de vídeo game. Desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon, localizada na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, o objetivo do software Alice é ensinar os principais conceitos de programação aos alunos do Ensino Médio. Posteriormente, devido a sua facilidade e compreensão, o alvo de estudo ao Alice tornou-se a Lógica Computacional.

O programa Alice basicamente compreende um ambiente virtual denominado World (Mundo), onde as interações acontecem. A partir de elementos pré-programados que acompanham o ambiente, é possível criar histórias seguindo uma construção lógica. Cada objeto possui características próprias com classes básicas que podem ser modificadas e organizadas a maneira do programador. Trata-se de uma aplicação de uma linguagem orientada a objetos aos moldes das linguagens mais conhecidas como Java e C++, por exemplo.

2. Histórico

A primeira versão do software Alice foi disponibilizada para download em 1999 e já passou por inúmeras atualizações, porém, ainda é uma versão parcial. Inicialmente, o projeto era pequeno com o intuito de ensinar os conceitos básicos de programação aos alunos do Ensino Médio. Com o tempo, o projeto cresceu, conseguiu o financiamento de grandes empresas na área de software e, atualmente, conta com vários colaboradores, professores e pesquisadores não só da Universidade Carnegie Mellon, mas também provenientes de outras universidades. Os primeiros e principais financiadores do projeto são a Microsoft e a SunMicrosystems.

O software Alice é todo feito em Java. Atualmente, a versão 2.0 passou por novas atualizações e em junho de 2009 foi lançada a versão 2.2. Ainda aos moldes da versão anterior, foram corrigidos alguns bugs e, agora, conta com a possibilidade de transformar as animações criadas no Alice em vídeos com a extensão “.mov”. No período que compreende o final do ano de 2007 e início de 2008, a Universidade Canergie Mellon recebeu um novo colaborador, a Eletronic Arts (normalmente abreviada como EA). A Eletronic Arts é a segunda maior empresa independente que atua na criação de jogos digitais. Com essa parceria, a inovação acrescida pela EA foi a implementação dos personagens do ambiente Alice. Assim, foi disponibilizada a utilização de personagens do jogo The Sims no projeto Alice. Em junho de 2009, uma versão Alice 3.0 Beta foi disponibilizada no site oficial do projeto Alice com os recursos acrescidos pela Eletronic Arts, mas ainda são necessários muitos ajustes. Enquanto a versão final não sai, é recomendada a utilização das versões Alice 2.0 ou 2.2.

3.Instalando o software Alice

O software Alice é todo feito em Java e não há muitas restrições quanto a sua instalação. Inicialmente, é necessário que a máquina virtual Java esteja instalada para que o software Alice seja executado. Para isso, basta acessar o site da Sun Microsystems, www.sunmicrosystems.com, e realizar o download da máquina virtual Java mais recente ou daquela que for compatível com os requisitos do seu computador.
O software Alice está disponível no site www.alice.org. Ao abrir o site, no lado esquerdo, abaixo, no menu downloads, escolha a opção Alice 2.0. As telas apresentadas a seguir possuem o intuito de auxiliá-lo(a) na instalação do software.

Ler mais em Apostila "Programando com Alice"


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil