BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



11/05/11

• Telebrás, Eletronet e PNBL (360) - Plano Estadual de Banda Larga do Acre: "Floresta Digital"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Continuo no esforço para "iluminar" os PEBL - Planos Estaduais de Banda Larga.

Os "posts" anteriores foram:

11/05/11
• Telebrás, Eletronet e PNBL (359) - Plano Estadual de Banda Larga do Ceará: "Cinturão Digital"
10/05/11
• Telebrás, Eletronet e PNBL (358) - PEBL Paraná - Plano Estadual de Banda Larga do Paraná

02.
Ao observar esses três "Planos Estaduais" é preciso ressaltar o enorme esforço já despendido.
Em comum também observa-se que o desafio maior, ainda por vencer, é realmente chegar na residência do cidadão, a chamada "última milha, grátis ou não.
Se não forem bem planejados os Planos Estaduais e as Cidades Digitais tornam-se "projetos chapa branca", ligando apenas órgãos e entidades governamentais e escolas.
É preciso chegar realmente à casa do consumidor!!!
O governo federal pode e deve ajudar e não é preciso nenhuma Telebrás para isso!

03.
Repito a "ladainha": :-)
Creio com firmeza que um projeto para "universalizar" a banda larga no Brasil passa necessariamente pelas esferas estaduais e municipais.
Qualquer plano que não considerar e valorizar o que já está feito nas cidades e estados está destinado ao fracasso e ao desbaratamento de recursos.
A função do governo federal será coordenar, complementar e incentivar esses esforços, com a necessária auditoria na execução.
E isto poderá ser feito dentro da estrutura no Ministério do Planejamento sem necessidade de reativação da Telebrás.

04.
Transcrevo as seguintes matérias sobre o "PEBL do Acre", a "Floresta Digital" (com mapas)

Fonte: Floresta Digital - Governo do Acre
"Floresta Digital": Dúvidas Frequentes

Fonte: Teletime
[07/04/10]   Floresta Digital do Acre usa até 4 vezes menos rádios com tecnologia inovadora

Fonte: Blog Floresta Digital
[14/02/11]   Floresta Digital realiza modernização dos telecentros em todo o Estado do Acre - por Fábio Carvalho

Fonte: Software Livre
[04/03/11]  Floresta digital, vantagens e desvantagens

Agradeço ao participante que indicou as matérias!

Comentários?
Mais colaborações?
Obrigado!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------


 

 

------------------------

Fonte: Floresta Digital - Governo do Acre
Dúvidas Frequentes

O que é o Floresta Digital?

Um projeto estadual de acesso à Internet em banda larga utilizando conexão sem fio baseada em uma rede de dados provida pelo Governo do Acre destinada para implementação de ações públicas de inclusão social, inclusão digital e modernização da gestão pública.
Assim, governo e cidadão passam a ter de uma rede de comunicação de dados, voz e imagem em alta velocidade. É o Acre cada vez mais inserindo-se na sociedade global da informação.

O acesso pelo Floresta Digital é pago?

Não. A rede Floresta-Digital disponibiliza acesso gratuito a Internet para todos indistintamente, como já é feito pelos Telecentros em todos os municípios, agora, oferta diretamente nas residências e em locais públicos.

Preciso de provedor de acesso para conectar o Floresta Digital?

Não. Você precisa fazer um cadastro de usuário em qualquer Telecentro do programa Comunidade Digital no Estado do Acre.

O que é Telecentro e onde os encontro?

Telecentro é um espaço público equipado com microcomputadores conectados à Internet, onde a comunidade pode acessar livremente para diversos fins. Oferta cursos para as pessoas que queiram aprender a utilizar microcomputadores com sistema livre (Linux). Os telecentros são coordenados, montados e mantidos pelo governo estadual em parceria com o governo federal por meio de um programa chamado de Comunidade Digital.

Qual conteúdo pode ser acessado usando o Floresta Digital?

Qualquer conteúdo! O acesso pelo Floresta Digital é livre, sem restrições.

Qual a área de cobertura do sinal na Capital?

A área urbana do município de Rio Branco está coberta.
O sinal para equipamentos móveis (notebooks, iphone, celulares wi-fi, etc.), excetos nos locais chamados de "hotspots de acesso livre", precisarão de antenas de maior potência da mesma forma que os microcomputadores de mesa nas residências.

Qual a previsão de implantação nos Municípios?

A cobertura nas áreas urbanas dos municípios está prevista para o final de 2010.

Como me cadastro no Floresta Digital?

Procure um Telecentro do Comunidade Digital mais próximo da sua residência para realizar um cadastro de usuário. A lista de endereço dos telecentros está disponível no endereço de Internet: http://www.comunidadedigital.ac.gov.br/ 

Posso efetuar o cadastro online?

Não. Por questões de segurança é somente presencial, ou seja, é necessário ir a um dos Telecentros para se cadastrar como usuário. Com sua senha de acesso poderá navegar na Internet pelo Floresta-Digital.

Quais as especificações dos Kits Cliente de Acesso?

Neste sitio no link Kits de Acesso encontra-se algumas sugestões de configuração dos kits de acesso homologados pela Anatel.

O que é necessário para ter acesso à rede Floresta Digital?

Ter um microcomputador básico de mesa, notebook ou netbook. Mas, o PC de mesa geralmente não tem antena receptora de rede sem fio, assim, precisa de uma antena de boa potência (12 dBi à 25 dBi) do tipo "externa" com cabo coaxial de 10 metros que pode ser com conector USB direto ou, senão precisará de uma placa de rede sem fio ou um adaptador USB para conectar o cabo da antena. Tudo isso é chamado de "Kit de Acesso"!
Mesmo Notebooks e outros aparelhos móveis que já possuem antena interna, precisam de Kit de Acesso caso não estejam próximo á algum "hotspot público". O Kit de acesso com antena direcional de grade ou setorial com USB direto no cabo atenderá tanto para Notebooks quanto para computadores de mesa. Placas de rede sem fio servem somente para computadores de mesa.

O que é necessário para o cadastro?

Cédula de Identidade (CI/RG) e CPF ou Carteira de Habilitação (CNH). Se de outra nacionalidade: Passaporte.

O que faço ao conectar meu PC de mesa ou meu equipamento móvel?

Pronto! Instalou o Kit de acesso e está conectado a um dos pontos do Floresta-Digital. O que fazer:
Deve usar um programa de navegação na Internet (pode ser o Mozzila Firefox 3.6, Internet Explorer 8 ou outro - recomendável sempre um bem atualizado). Ao abrir o navegador de Internet será exibido a página inicial do "Floresta Digital" onde você deverá digitar o seu número de usuário e a senha cadastrados anteriormente em um Telecentro. Daí liberada a nevegação para qualquer site de Internet de sua escolha.

Como acesso o Floresta-Digital em ambientes públicos?

Da mesma forma que em sua residência, mas, não necessitará de antena extra de maior potência.

Notebooks e outros aparelho móveis terão potência suficiente para captar o sinal de rede sem fio com suas antenas internas existentes (de 1,5 à 2 dBi em média). Há vários locais públicos com o logotipo de identificação do "Floresta Digital" que possuem rádios provedores de acesso ("hotspots"). Assim, utilize o mesmo cadastro de acesso, que usa em casa, para navegar nesses locais com o seu aparelho móvel (Notebooks, PDA's, Celurares WI-FI, PC de bolso e outros). Exemplo: Na praça da Biblioteca Pública, Parque da Maternidade, Escolas e outros locais (veja no mapa neste site).
Por enquanto utilize o usuário "visitante" e a senha "visitante" para navegação na Internet, disponível por um período limitado.

Como acesso a rede Floresta-Digital usando notebook ou computador de mesa (desktop) com placa de rede sem fio em casa?

Para acessar em casa, tanto com computador de mesa quanto com aparelhos móveis (notebooks e etc.). Se estiver à mais de 100 metros de uma torre ou de algum hotspot do Floresta-Digital, precisará usar um Kit de Acesso com antena de maior potência. Recomenda-se usar do tipo com USB direto no cabo ligado à antena (um conjunto só) que serve tanto para computador de mesa quanto para notebooks. Assim, o sinal será captado com maior intensidade e terá bom desempenho de velocidade na conexão.

Como acesso a rede Floresta-Digital usando computador de mesa (desktop) que não possui placa de rede sem fio?

Não poderá conectar-se à rede Floresta-Digital até que instale um "Kit de Acesso" para de sem fio (padrão Wi-Fi de 2,4 GHz) composto de antena direcional ou setorial de potência de 12 bDi à 25 dBi com cabo do tipo USB direto ou com cabo coaxial tipo RGC 58 ou SHF 300% com placa do tipo PCI (PCI - somente para computador de mesa).

Como acesso a rede Floresta-Digital se o computador já possui placa de rede sem fio?

Você deve adquirir apenas um antena externa direcional tipo grade ou painel setorial de potência de 12 dBi à 25 dBi com cabo coaxial RGC 58 (ideal de 5 à 8 metros, pois quanto maior o cabo maior a perda de sinal) ou com cabo coaxial SHF300% (até 20 metros).
Se seu computador já possui uma placa de rede sem fio do tipo PCI, basta retirar a antena pequena de potência de 1,5 à 2 dBi e no mesmo local rosqueie o conecetor tipo SMA do cabo coaxial da nova antena externa de maior potência. Você deve aquirir antenas que tenham a polarização vertical e operem na frequência de 2,4 GHz.

Onde comprar o kit conexão?

Nas lojas locais ou em lojas virtuais na Internet. Você poderá encontrar o Kit de acesso cliente em lojas de informática, de eletrônica ou redes de lojas de eletrodomésticos que revedem microcomputadores. Use as especificações deste site para comparação.
Se ainda não adquiriu seu microcomputador, quando o fizer, adquira-o já pronto para acesso à rede sem fio.Veja sempre com o vendedor qual kit de acesso será mais adequado considerando a localização de sua residência.

De quem é a responsabilidade de instalação e configuração do kit de Acesso?

Do próprio cidadão! seja instalado pela loja que comercializa o kit de acesso ou por técnico particular idependente. O cidadão é o responsável pela instalação, configuração e manutenção do equipamento.

Qual é a capacidade de alcance do rádio da torre principal?

Com kit de acesso: até 500 metros do ponto de acesso onde o rádio provedor ("hotspot") está localizado. Notebooks e outros aparelhos móveis: até 100 metros do ponto onde o rádio provedor ("hotspot") está localizado.

Quais as situações que o sinal captado do Floresta-Digital através do Kit de acesso pode sofrer interferências?

O sinal sofre atenuação (em média 2 dBi) ao passar pelas copas das árvores, lajes, paredes de alvenaria ou madeira e prédios em geral. Haverá perda de sincronia do sinal por causa de ventos, perda por calor excessivo e mal funcionamento por má instalação do kit de acesso.
Má instalação: conectores do cabo coaxial expostos sem isolamento adequado; antena sem boa fixação que pode causar mudança de sentido (horizontal e vertical) e oscilação pelo vento ou inteferências por animais e galhos de árvores; O cabo coaxial quando exposto ao calor excessivo atenua a qualidade do sinal conduzido pelo mesmo até o computador.

Qual a velocidade de conexão para cada usuário?

A velocidade de transmissão de dados ou "lagura de banda", medida em Kbps (kilobits por segundo), para cada usuário atualmente permite a velocidade mínima de 256 Kbps podendo chegar a 512 Kbps.
Em períodos em que a rede corporativa do governo esteja ociosa, respectiva banda será redirecionada para o Floresta-Digital e poderá ultrapassar a taxa de velocidade de 512 Kb/s por usuário.

-------------------------------------

Fonte: Teletime
[07/04/10]   Floresta Digital do Acre usa até 4 vezes menos rádios com tecnologia inovadora

O programa Floresta Digital do Acre, que pretende levar conexão à Internet aos 22 municípios do Estado, vai utilizar cerca de 500 rádios WiFi em topologia Mesh com uma tecnologia que utiliza número reduzidos de rádios e, ao mesmo tempo, maior alcance.

A tecnologia é chamada de beam forming e é fornecida pela GoNet Systems, representada no Brasil pela RED Network. A integradora responsável pelo projeto é a Seal Telecom.

Roberto Stecca, consultor de novos negócios da Red Networks, explica que a tecnologia beam forming funciona através de disparos de sinal em diferentes direções em um passo na casa dos milisegundos até a cobertura completa do rádio, que pode ser de 120º ou 360º, por exemplo. Como o disparo do sinal é feito em uma única direção, o alcance com a mesma potência é maior que na solução tradicional. Além disso, a solução beam forming causa menos "poluição" no espectro.

De acordo com o executivo, a estimativa do fabricante é que a tecnologia beam forming proporciona uma redução de até 4 vezes no número de rádios em relação à tecnologia tradicional para a mesma cobertura. Stecca informa que a GoNet Systems é a única companhia que fabrica equipamentos WiFI com a tecnologia beam forming.

O projeto Floresta Digital teve a primeira fase concluída em março que foi a cobertura de toda a administração pública da capital do estado, Rio Branco. A próxima fase, prevista para ser concluída em outubro, prevê a cobertura dos demais 21 municípios do estado.
Da Redação

------------------------

Fonte: Blog Floresta Digital
[14/02/11]   Floresta Digital realiza modernização dos telecentros em todo o Estado do Acre - por Fábio Carvalho

Revitalização irá reforçar a inclusão digital no Estado

O programa de inclusão digital do Governo do Estado do Acre, Floresta Digital, através de recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre/PROACRE, está realizando desde Dezembro de 2010 a modernização de seus telecentros, com a entrega de novos equipamentos, em todas as unidades do programa.

Veja imagem:  Novos equipamentos no telecentro Rui Lino

De acordo com a Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), esta revitalização inclui micro computadores, computadores Flat PC, fones de ouvido, webcams, nobreaks, roteadores sem fio, projetores multimídia, racks de parede, cadeiras e condicionadores de ar em um investimento de aproximadamente R$ 1.200.000 (um milhão e duzentos mil reais).

Veja imagem: Comunidade utilizando os novos equipamentos recebidos

O coordenador técnico responsável pelos telecentros, Eriton Brito, afirma que os antigos computadores Pentium IV de 2.0 GHZ, com 256 MB DDR e 333 MHZ estão sendo substituídos por computadores Dual Core 2Duo, com processadores de 2.6 GHZ, 2GB DDR2 e 800 MHZ, “os novos computadores são uma importante melhoria nos telecentros, pois vão tornar o serviço ainda mais rápido e eficiente”. O coordenador também explica que os novos computadores possuem placas de rede sem fio tornando possível o uso de uma rede lógica, sem a necessidade de cabos, e ainda ressalta o ganho em capacidade de armazenamento de dados, “Enquanto os antigos computadores possuíam uma HD que variava entre 40 e 120 GB, as novas possuem 250 GB, mais do dobro da capacidade”, diz.

O programa de telecentros do Floresta Digital foi implantado em 2005 e hoje está presente em todos os 21 municípios do Acre, contando ainda, com 11 telecentros na capital, Rio Branco. Esta presença maciça faz do Acre o único estado brasileiro com telecentros em todos os seus municípios, tornando o Estado exemplo de política de inclusão em todo o Brasil. Com a modernização, este potencial vai ser revigorado, tornando o acesso de todos à tecnologia da informação ainda mais fácil.

Alguns telecentros já receberam os novos equipamentos no final de 2010, como o telecentro Rui Lino, onde a monitora Daniele Morais destaca a reação da comunidade, que sempre pediu por acesso à câmeras web e fones de ouvido nos telecentros, “é muito legal ver o rosto dos usuários ao abrirem a porta e verem os computadores novos. Abrem um sorrizão”, diz Daniele compartilhando da felicidade dos usuários. Inicia-se agora a entrega de todos os equipamentos restantes, para os demais telecentros do Estado, o que certamente abrirá novos sorrisos na comunidade.

---------------------------

Fonte: Software Livre
[04/03/11]  Floresta digital, vantagens e desvantagens

Escrito por Greyson

Amigos, pra quem não sabe ou mora fora do Estado do Acre, o governo lançou por aqui o programa Floresta Digital que prevê internet sem fio gratuita com cobertura em todo o Estado. Algo de mesma característica acontece na Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. No momento alguns Hot Spots já estão instalados em escolas e várias praças promovendo o que o Governo do Estado chama de democracia digital. Se concretizado conforme planejado, o projeto Floresta Digital beneficiará mil habitantes. A expectativa é de que, até o fim de 2010, todos os 22 municípios do Estado façam parte da iniciativa.

Para conseguir receber o sinal de internet, os usuários precisarão estar, no máximo, a 50 metros de uma das antenas. Quem não estiver pode estar adquirindo kits de acesso que são antenas, pig tails, placas de redes sem fio e cabo coaxial para receber o sinal.

De acordo com o governador Binho Marques (PT), o Floresta Digital é mantido por meio de recursos do Tesouro Estadual, da agência americana United States Trade and Development Agency – USTDA -, e do Banco Mundial.

Agora as perguntas que não calam:

1- Com o acesso livre, as operadoras de Telefonia que vendem ADSL, e inclusive as LAN Houses que são micro empresas, estarão sendo prejudicadas ou é hora de rever os conceitos e criar outro tipo de negócio?

2 - O Governo estará monitorando o acesso de cada usuário já que o login é o CPF?

3 - Esta é uma bela oportunidade para lojistas e técnicos em informática já que muitos habitantes optarão por adquirir os kits de acesso?

4 - O acesso livre deve também propiciar outros tipos de crimes como: falsidade ideológica para aqueles que realizarem o cadastro se utilizando de CPF e RG falsos; aumento no índice de prostituição infantil já que como tudo se moderniza agora fica mais fácil os cafetões ganharem dinheiro sem serem percebidos e até mesmo a venda de drogas. (esta é uma afirmação)

5 - O roubo de notebooks já que pessoas que estiverem próximas aos pontos de acesso com o seus notebooks, netbooks ou seja lá o que for, ficarem vulneráveis a este tipo de delito. (outra afirmação)

Mais questões podem ser levantadas, vantagens e desvantagens. vamos lá pessoal! comentem.

-----------------------------

Fonte: G1
[10/05/11]  Falha em antenas e velocidade baixa atrapalham internet grátis no Acre - Laura Brentano Do G1, em Rio Branco

Floresta Digital leva rede gratuitamente para 14 municípios do estado.
Usuários podem acessar rede por antena ligada a porta USB.

Veja imagem: Antenas de algumas casas em Rio Branco são mal instaladas e não acessam a web

Um projeto de R$ 6,2 milhões que pretende levar internet de graça para todas as regiões urbanas do Acre esbarra em problemas na instalação e qualidade de conexão. Lançado em fevereiro de 2010, o Floresta Digital já possui cobertura completa em toda a cidade de Rio Branco e em mais 14 municípios – ainda restam sete. Entre os que já usam o serviço, contam-se aqueles que, mesmo com acesso, preferem frequentar lan houses.

Com seis torres instaladas em órgãos públicos de Rio Branco e 180 equipamentos de transmissão, a cidade já possui sinal de internet wi-fi em toda sua região. Porém, a rede sem fio só consegue ser acessada nos 500 metros em torno dos pontos. Por isso, os moradores que querem colocar web gratuita em casa precisam comprar uma antena com apenas uma entrada USB – para um computador –, que custa cerca de R$ 200.

Para instalar a antena em casa, o usuário precisa contratar um técnico. O governo apenas disponibiliza canais para que o cidadão faça a sua reclamação e telecentros, que ajudam os usuários a usar a internet. “Muitas casas colocam a antena de uma forma errada. Ou ela está torta, ou está apontando para baixo ou para a direção errada”, explica Rodrigo Souza, coordenador do Floresta Digital.

Aldecy Mendonça Soares, de 40 anos, e Lúcia Regina Soares, 33, reclamam da qualidade de conexão. Eles compraram a antena do Floresta Digital em novembro de 2010, porém, até agora, mal conseguiram usar. “Estamos tendo que ir em lan house. Quando a internet entra, fica disponível por 30 minutos, depois já cai”, diz Aldecy. O casal, que antes compartilhava internet banda larga com outro vizinho que se mudou, chega a ficar mais de três semanas sem entrar na rede.

Veja iamgem: Aldecy e Lúcia não conseguem acessar a internet desde que colocaram a antena do Floresta Digital

Lúcia diz que já perdeu trabalho por causa da instabilidade da internet. “Hoje em dia, nem abrimos mais porque sabemos que não vai funcionar”, diz. “Estamos pensando em comprar um modem de uma operadora. Sinto falta de ter internet em casa. Sempre leio notícias e escuto música”, conta Aldecy. Eles contam que os vizinhos mais próximos entram 100% na web, sem problema algum. A casa deles está muito próxima a um ponto de transmissão. O problema está na má instalação da antena, que foi feita por um técnico que jamais voltou para consertar o problema.

Evanisse Correia da Silva, de 26 anos, instalou o Floresta Digital há quatro meses e nunca teve problemas. Morando em um bairro sem saneamento básico, Evanisse conta com internet desde que comprou seu primeiro computador. Ela viu a necessidade de estar conectada depois que voltou a estudar. “Eu nunca tinha entrado na web antes. Não tinha e-mail, nem Orkut e MSN”, conta.

Para se comunicar com os amigos, Evanisse usava apenas o celular. “Todo mundo que eu conheço mora muito perto”, explica. Na escola de Ensino Médio, os professores pedem que os alunos realizem pesquisas na web. Para não ir em lan house, Evanisse optou por comprar um PC. Mas boa parte de seus colegas ainda não têm o aparelho em casa.

Veja imagem: Evanisse acessou a web pela primeira vez no primeiro computador que comprou

Mesmo com o Floresta Digital no quarto, Angelina Ferreira da Silva, de 19 anos, ainda prefere passar o tempo na frente da TV. “Como não é sempre que a rede está rápida, prefiro assistir a programas na televisão”, conta a estudante, que ainda não criou uma conta de e-mail. O marido instalou o Floresta Digital em casa como sugestão do vizinho, que disse que a internet "pegava" muito bem. “Mas já ficamos alguns dias sem acessar. Quando chove, não conseguimos entrar de jeito nenhum”, diz..

Veja imagem: Mirla tem uma lanhouse em Rio Branco há 5 anos e diz que clientela não diminuiu com o Floresta Digital

Mirla da Silva Moreira, de 27 anos, tem uma lan house em Rio Branco há 5 anos e o movimento no local ainda é muito bom. “Em alguns horários, chega a ficar sem espaço disponível”, conta. “Acho que o Floresta Digital não supriu todas as necessidades do público. Muita gente ainda vem na lan house para baixar arquivos que não consegue fazer em casa, porque a internet é lenta”, conta.

Rio Branco conta com duas operadoras que oferecem internet banda larga via fibra ótica. “A ideia não é tomar o mercado da banda larga”, afirma Aldecir Júnior, diretor de tecnologia e comunicação da Secretaria de Gestão Administrativa. “O Floresta Digital foi criado para combater a exclusão digital e levar internet gratuita à população”, completa. “Temos que pensar no ineditismo do projeto. Não tem nenhum outro exemplo com quem possamos nos comparar”, diz Júnior.

Até as 23h de domingo (8), havia mais de 39 mil pessoas cadastradas e aptas a usar o Floresta Digital. Conforme Júnior, o projeto registra, em média, 12 mil usuários usando o serviço por dia. “Qualquer pessoa pode se cadastrar no Floresta Digital, inclusive turistas e estrangeiros. Ela deve apenas ir em um telecentro e fornecer os seus dados para criar um login”, explica Júnior.

Veja imagem: O Floresta Digital conta com equipes que monitoram a internet por 24 horas

Mesmo com a afirmação de que Rio Branco tem 100% de cobertura wi-fi, ainda não é possível acessar a rede por meio de aparelhos móveis em qualquer lugar. Em apenas 15 pontos da cidade o usuário consegue entrar na rede pelo notebook ou celular. São lugares de grande circulação, como praças.

Em casa, o Floresta Digital também pode ser instalado como um ponto wi-fi para que mais de um aparelho consiga usar a rede. Para isso, em vez da antena, o usuário deve comprar um equipamento com roteador, que custa cerca de R$ 400. Conforme os coordenadores do projeto, prédios também podem puxar o sinal do Floresta. Mas como Rio Branco ainda não tem muitos prédios, nenhum até agora fez isso.

Por enquanto, o Floresta Digital recebe a internet por fibra ótica e distribui para as pessoas via rádio. Porém, um anel de fibra ótica já foi instalado na cidade. “Estamos aguardando uma licitação para que o anel comece a funcionar. Acredito que em 90 dias isso deve acontecer”, diz Júnior. Ele afirma que, a partir disso, todas as casas receberão internet pela fibra ótica, com menos interferência que o sistema de rádio, que passaria, então, a ser usado apenas como segunda opção.

Veja imagem: Escola de Rio Branco recebeu o sinal do Floresta Digital no laboratório no final de 2010

Escolas
Para disseminar o sinal, os 180 equipamentos do Floresta Digital foram instalados em órgãos públicos, como escolas estaduais. Porém, muitas dessas escolas receberam a internet mas ainda não contam com o acesso à rede em seu laboratório de informática. “Os alunos sempre perguntam: ‘tia, quando vamos ter internet?’. Eles sentem muita falta disso”, conta Raimunda Trindade, coordenadora administrativa da escola de ensino fundamental Iza Mello.

Veja imagem: Escola já tem o equipamento do Floresta Digital instalado, mas laboratório para crianças ainda está sem internet

O equipamento do Floresta Digital foi colocado na escola no final de 2010, mas o laboratório de informática das crianças ainda não está conectado. Segundo Júnior, o acordo prevê que a responsabilidade de levar internet para dentro das escolas é da secretaria de Educação.

Já na escola Belo Jardim, uma parceria com o governo levou internet ao laboratório no final de 2010. “Fizemos uma pesquisa na comunidade e constatamos que 90% das casas não tinham PC”, diz a diretora da escola, Suelange Horácio. Os computadores também podem ser usados pelos adultos, como pais e ex-alunos, em alguns horários específicos. “Como a grande maioria não sabe mexer no computador, estamos organizando cursos de informática para os pais”, completa.

Suelange acredita que a internet aumenta a dinâmica em aula. “As crianças têm muito mais interesse de fazer pesquisas no computador do que em livros”, explica. “Pela web, você tem disponível tanto o conteúdo teórico, como imagens e vídeo”.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil