BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunit?rio
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2011               ?ndice Geral do BLOCO

O conte?do do BLOCO tem forte vincula??o com os debates nos Grupos de Discuss?o  Celld-group e WirelessBR. Participe!



18/05/11

? Telebr?s, Eletronet e PNBL (362) - Duas mat?rias sobre o "Cintur?o Digital" do Cear?

Ol?, WirelessBR e Celld-group!

01.
Estamos visitando os Planos Estaduais de Banda Larga e tamb?m as "Cidades Digitais", como incentivo ao governo para que considere na reformu??o do PNBL os esfor?os j? realizados pelas unidades da federa??o e munic?pios.

Sobre o PEBL do Cear? fizemos este "post" recente:
11/05/11
Telebr?s, Eletronet e PNBL (359) - Plano Estadual de Banda Larga do Cear?: "Cintur?o Digital"

02.
Sobre o "Cintur?o Digital" transcrevo mais abaixo estas duas mat?rias, de hoje e de ontem:

Fonte: O POVO Online
[18/05/11]  Custo de acesso deve chegar a zero no Cear? - por Andr? Teixeira

Fonte: Tele.S?ntese
[17/05/11]  Leil?o para concess?o do Cintur?o Digital exigir? contrapartidas - por F?tima Fonseca

03.
Repito a ladainha:
Creio com firmeza que um projeto para "universalizar" a banda larga no Brasil passa necessariamente pelas esferas estaduais e municipais.
Qualquer plano que n?o considerar e valorizar o que j? est? feito nas cidades e estados est? destinado ao fracasso e ao desbaratamento de recursos.
A fun??o do governo federal ser? coordenar, complementar e incentivar esses esfor?os, com a necess?ria auditoria na execu??o.
E isto poder? ser feito dentro da estrutura no Minist?rio do Planejamento sem necessidade de reativa??o da Telebr?s.
Quem acompanha esta s?rie de "posts" sabe que a Telebr?s foi reativada ilegalmente e j? deu provas, mesmo antes de come?ar a funcionar, que ser? uma enorme fonte de problemas e um "ralo" por onde escoar?o preciosos recursos de impostos pagos pelos contribuintes. (...)

03.
A possibilidade da chegada da Coreia com for?a total no mercado brasileiro disparou os sism?grafos internos das operadoras de telecom (haja escala Richter!).
Vamos acompanhar os consequentes tsunamis...  :-)
Estou reunindo mat?rias sobre o tema e fico aguardando indica??es.
Obrigado!

Boa leitura!
Um abra?o cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------

Fonte: O POVO Online
[18/05/11]  Custo de acesso deve chegar a zero no Cear? - por Andr? Teixeira - andretb@opovo.com.br

O plano que visa democratizar a internet no Brasil come?a a ganhar capilaridade. A GVT e Intelig venceram o leil?o para tocar o Plano Nacional de Banda Larga no Cear?, que vai distribuir acesso r?pido ? rede mundial de computadores em periferias e cidades do interior

O custo do acesso ? internet no Cear? tender? a zero ap?s implanta??o do Cintur?o Digital, do Governo do Estado, e do Plano Nacional de Banda Larga, projeto do Governo Federal. De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informa??o do Cear? (Etice), Fernando Carvalho, al?m do custo de acesso, o valor cobrado pelas prestadoras de servi?o de conex?o devem reduzir com a implanta??o dos programas dos governos estadual e federal.

Conforme o colunista do O POVO Joc?lio Leal publicou na ?ltima sexta-feira, 13, a GVT e Intelig venceram o leil?o da Telebr?s para assumir a Banda Larga Popular no Cear?. Com isso, o Governo pretende atrair empresas do porte do Google e Microsoft para o Estado, al?m de ampliar o acesso ? rede.

Fernando destaca que a rede da chamada Banda Larga Popular ? de qualidade. ?Algumas pessoas pensam, quando veem o nome popular, que ? uma coisa de baixa qualidade. N?o. Se tiver que ser popular, tem que ser de qualidade?, afirma o presidente a Etice.

A GVT, que executar? o programa no Cear? junto com a Intelig, n?o garantiu se haver? aumento no acesso ? rede ou barateamento do servi?o. ?Ainda ? muito prematuro para garantir alguma coisa?, afirmou a assessoria de imprensa da empresa. A Intelig n?o respondeu at? o fechamento desta edi??o.

Atualmente, o pre?o m?dio mensal de um acesso ? internet ? de R$ 40 para uma conex?o de um megabit por segundo. Em S?o Paulo, o custo m?dio da mesma conex?o ? de R$ 70.

O Governo Federal vai contemplar seis cidades do Cear? entre os 100 primeiros munic?pios do Pa?s a receber o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL): S?o Gon?alo do Amarante, Sobral, Quixad?, Barreira, Maranguape e Russas.

O acesso das cidades ? internet por meio da PNBL deveria ter iniciado em abril, o prazo, por?m, n?o foi cumprido. A nova data para o lan?amento do programa no Cear? n?o definida.

O objetivo do programa do governo ? ?universalizar? o acesso ? internet com conex?o de qualidade. Para viabilizar o programa, as estatais federais v?o conceder ? Telebr?s o uso de fibra ?pticas e infraestruturas para transfer?ncia de dados. Ontem, foi aprovado o uso de fibra ?pticas da Petrobras nas regi?es Sul e Sudeste, que come?am a ser usufru?das pela Telebr?s a partir da pr?xima semana.

Cintur?o Digital
Tr?s anos antes do PNBL, o governador Cid Gomes j? anunciava para o Cear? o Cintur?o Digital. Trata-se de um rede on-line que vai conectar os ?rg?os estaduais.

O presidente da Etice, Fernando Carvalho, diz que h? um troca de interesses m?tuos entre o Cintur?o Digital e PNBL. ?Eles (Governo Federal) ter?o com acessar a Pol?cia Federal ou a Receita Federal por meio do Cintur?o Digital, por exemplo; e o Estado ter? mais caminhos para atingir pontos do Cear?. Os interesses se complementam?, explica.

O qu?
Entenda a not?cia

Aos poucos o Brasil come?a a pensar em acesso democr?tico ? internet, mas ainda estamos longe. De acordo com pesquisa Ibope divulgada em abril, 38% dos brasileiros t?m acesso ? rede, dos quais 31% acessam por meio de lan houses.

-----------------------------

Fonte: Tele.S?ntese
[17/05/11]  Leil?o para concess?o do Cintur?o Digital exigir? contrapartidas - por Fatima Fonseca

O leil?o para a concess?o da rede de fibras do governo do Cear? est? marcado para o dia 29 de junho

O leil?o para a concess?o da rede de fibras ?pticas do governo do Cear? ser? realizado no dia 29 de junho e ir? ofertar tr?s lotes com um par de fibras apagadas cada, e 20 lotes com oferta de capacidade na rede, em diferentes velocidades de transmiss?o: dois lotes de 1 Gbps, dois de 500 Mpbs, dois de 256 Mbps, dois de 128 Mbps e o restante de 64 Mbps e 32 Mbps. A infovia do Cear?, chamada de Cintur?o Digital, tem 2.400 km de fibras ligando a capital Fortaleza ao interior do estado. De acordo com Fernando Carvalho, presidente da Etice (Empresa de Tecnologia da Informa??o do Cear?), o edital ser? publicado pelo governo um m?s antes da data marcada para o leil?o.

Carvalho adiantou que o edital trar? algumas condi??es sociais como a Replica Watches obrigatoriedade de expans?o da rede nas cidades onde a rede do estado n?o chega. ?Quem vencer naquele trecho ter? que construir o acesso local?, antecipou. Segundo ele, o edital n?o especifica a tecnologia para que possa ser usada tamb?m a 3G como meio de acesso. Outra exig?ncia ? a reversibilidade, ou seja, a empresa que construir a infraestrutura complementar ter? que doar aquele trecho para o Cintur?o Digital. Tamb?m ser? obrigada a compartilhar aquele trecho da rede com as empresas que vencerem os demais lotes licitados.

A rede que liga Fortaleza ao interior j? est? em opera??o experimental. Segundo o presidente da Etice, em 56 cidades h? pelo menos tr?s pontos de acesso, em cada, em funcionamento, e em outras, como Sobral e Fortaleza, um n?mero maior de pontos j? em opera??o, com velocidades de transmiss?o entre 50 Mbps e 60 Mbps.

Telebr?s
O governo do Cear? ? um dos que j? manifestaram a inten??o de firmar acordo com a Telebr?s para a integra??o da rede estadual ? rede da estatal, que vai operar o Plano Nacional de Banda Larga. Sas negocia??es para a assinatura do acordo, que estavam paralisadas h? dois meses, ser?o retomadas na pr?xima semanal, entre representantes da empresa e do governo estadual.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no ?ndice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil