BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2011               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



25/11/11

• Colunas de Mariana Mazza no Portal da Band

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Acompanhamos, ao longo do tempo, transcrevendo suas matérias, a atividade jornalística de Mariana Mazza, no Portal Teletime.
Hoje Mariana está no Portal da Band.

Nesta mensagem estou listando o título (com link) e o parágrafo inicial de suas colunas, com conteúdo noticioso mas também de opinião.
A relação começa em 27 de setembro deste ano mas os temas são muito atuais - e estão em andamento.

Na sequência, gradativamente, "vou estar transcrevendo" a íntegra dos textos, para estimular o debate nos Grupos.  :-)

Perfil
A jornalista Mariana Mazza, especialista em telecomunicações, traduz, explica e comenta um dos setores que mais cresce no Brasil, mas que ainda se mantém tão distante dos consumidores. Há 10 anos acompanhando o setor de infraestrutura, Mariana Mazza, iniciou carreira na Anatel, mas logo mudou de lado do balcão e passou a se dedicar à cobertura do segmento no grupo Gazeta Mercantil, escrevendo para a Agência InvestNews e para os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. De lá, seguiu para o Correio Braziliense, onde, além da cobertura das telecomunicações, continuou acompanhando os diversos setores da infraestrutura brasileira, como energia, transportes e aviação. Voltou às origens ao reforçar a equipe do noticiário especializado Teletime News/Telaviva News, onde passou a se dedicar exclusivamente à apuração dos meandros dos serviços de telefonia, TV por assinatura, banda larga e televisão no Brasil. Atualmente é editora nacional da Band em Brasília e comentarista da BandNews e da Rádio Bandeirantes.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

--------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[22/11/11]   Lições da transparência - por Mariana Mazza

Enfim, o grande dia chegou. Depois de 14 anos de sigilo absoluto, o Conselho Diretor da Anatel fez sua primeira reunião aberta à sociedade. Até então, os únicos encontros abertos ao público eram as sessões exigidas por Lei, como os debates sobre renovação de contratos e metas. Tudo muito bem ensaiado.

A reunião de hoje foi bastante positiva, embora tenha deixado clara a necessidade de ajustes sobre o tempo de deliberação. A discussão dos 45 itens da pauta consumiu mais de cinco horas. E isso porque só dois conselheiros relataram matérias. Imaginem quando todos tiverem material para apresentar.

Nos próximos dias pretendo explorar algumas decisões tomadas nessa primeira reunião aberta, mas no momento acho que uma análise mais ampla das repercussões da transparência se faz necessária. Primeiro, é incrível como a discussão aberta dos temas pode ser capaz de mudar toda a perspectiva sobre o trabalho da Anatel. (...)

-----------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[23/11/11]   A luta contra o Spam - por Mariana Mazza

Hoje, o SindiTelebrasil anunciou o fechamento de um acordo de cooperação com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para reduzir o número de spams que circulam nos e-mail brasileiros. Enfim parece ter surgido alguma boa vontade das teles com o assunto, que há mais de uma década vem sendo estudado pelo CGI.br. Até hoje, apenas uma concessionária de telefonia havia aderido ao programa anti-spam: a pequenina Sercomtel, que atua em Londrina, no Paraná. (...)

----------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[22/11/11]   Transparência, mas só um pouquinho - por Mariana Mazza

Sei que o caminho é longo. Afinal, são 14 anos de sigilo na Anatel. Mas as iniciativas da agência de dar mais transparência à suas ações ainda estão cambaleantes. A prova de fogo acontecerá nesta semana, quando o Conselho Diretor da autarquia fará sua primeira reunião transmitida ao vivo para a sociedade. O encontro está marcado para às 15h da próxima quinta-feira. (...)

-------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[21/11/11]   As antenas de celular e a saúde - por Mariana Mazza

Desde que os telefones celulares entraram na vida das pessoas existe o temor de que os aparelhos façam mal à saúde. A preocupação é compreensível, já que muitos de nós passam boa parte do dia com o telefone encostado na orelha. Mas ninguém parece estar muito disposto a abrir mão da comodidade de ter um telefone à disposição o tempo todo. Então, voltamos nossa ira e pavor para as torres de celulares. (...)

---------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[20/11/11]   Como é difícil ser consumidor de serviços de telecomunicações no Brasil - por Mariana Mazza

Como é difícil ser consumidor de serviços de telecomunicações no Brasil. A nova onda do momento, a banda larga móvel, nem bem começou a ser comercializada no país e os planos já viraram um emaranhado de informações técnicas impossíveis de serem traduzidas pelos seres humanos comuns. Afinal, quanto custa ter um plano de acesso a dados no celular?

O portal da Band fez um belo trabalho de comparação dos planos que pode orientar os clientes nesse labirinto. A investigação do repórter Pedro Fernandes Carvalho traz algumas revelações assustadoras. A mais grave é que a maioria das empresas tem usado um artifício um tanto questionável para forçar os clientes a adquirirem pacotes de dados, ao invés de permitir que os brasileiros optem por pagar apenas pelo que consomem. Como isso é feito? Por meio de uma gritante diferença de preço entre a compra de capacidade avulsa e os pacotes. (...)

------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[17/11/11]   Sangue novo, ideias tradicionais - por Mariana Mazza

Depois de um ano com sua composição desfalcada, o Conselho Diretor da Anatel voltou hoje a ter cinco conselheiros com a posse de Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone. A dupla posse foi realizada na sede da Anatel e atraiu mais gente do que o evento que selou a promoção de João Rezende à presidência da agência. Além da presença de executivos das empresas de telecomunicações e ex-conselheiros da Anatel, o evento contou com a participação de muitos representantes de empresas de radiodifusão e do sistema de defesa da concorrência. (...)

-------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[16/11/11]   Marketing esperto - por Mariana Mazza

Na semana passada, o sindicato patronal das empresas de telecomunicações, SindiTelebrasil, divulgou o lançamento de uma campanha publicitária para informar a população sobre as metas de universalização da telefonia fixa. Divulgar os direitos do consumidor é sempre bom, ainda mais quando a oferta dos serviços deve ser feita obrigatoriamente pelas empresas. Mas estranho algumas coisas na campanha do SindiTelebrasil, a começar pelo ineditismo. (...)

-------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[11/11/11]   Provando do próprio veneno
- por Mariana Mazza

A vida realmente é cheia de reviravoltas. E a notícia de hoje poderia ser contada com um monte de frases feitas. Mas vamos ao fato: em breve a Telebrás terá um novo presidente. Caio Bonilha, atual comandante da estatal, não deve passar dos quatro meses no posto. Comenta-se que o novo presidente será Maximiliano Martinhão, ex-gerente geral de Certificação e Engenharia de Espectro da Anatel e que há cinco meses responde pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. (...)

--------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[10/11/11]   CPIs contra as teles - por Mariana Mazza

Não tem muito tempo que dediquei a coluna aos problemas que o estado do Amazonas vem enfrentando com as empresas de telefonia. Apesar da garantia legal de que os serviços telefônicos seriam universalizados . de que a oferta teria continuidade e o setor buscaria a modicidade tarifária, na região Norte estes pilares não têm sido cumpridos. Mas o drama com a oferta telefônica de péssima qualidade não é exclusividade dos amazonenses. Na região Nordeste a coisa também não anda nada boa. (...)

---------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[09/11/11]   Que medo é esse? - por Mariana Mazza

Não sei como a presidenta Dilma Rousseff anda tratando o pessoal do setor de telecomunicações, mas tudo indica que não é com muito carinho. Anatel, Ministério das Comunicações e Casa Civil andam com um medo irracional da presidenta da República, ao ponto de decidirem manter errada a publicação da nomeação do novo presidente da Anatel, João Rezende, só para não enfrentar a possível bronca de Dilma. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União com vários erros, mas ninguém parece disposto a confessar isso para a presidenta. (...)

------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[08/11/11]   Sabotagem à vista - por Mariana Mazza

Algo muito estranho anda acontecendo no mundo das chamadas interurbanas. Ao que tudo indica, a Oi resolveu lançar mão de métodos nada louváveis para tentar se tornar a maior empresa no mercado de chamadas de longa distância. Analisem os fatos e vejam se a história não parece sabotagem deliberada da concorrência.(...)

---------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[07/11/11]   Mil e uma novidades - por Mariana Mazza

Hoje João Rezende tomou posse como presidente da Anatel. O discurso, como sempre, trouxe muitas promessas de mudança na agência. Mas a que chamou mais atenção foi o compromisso em tornar mais transparente a agência reguladora. Rezende disse que vai começar a transmitir ao vivo as reuniões da Anatel. E marcou data para o início da abertura: 24 de novembro. Mas nem tudo são flores. Primeiramente, as reuniões serão transmitidas apenas para as representações regionais da autarquia. Assim, pelo menos por enquanto, a sociedade continuará sem ver as deliberações. (...)

---------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[04/11/11]   Adeus, Sardenberg - por Mariana Mazza

A comemoração dos 14 anos da Anatel, antecipada para esta sexta-feira, 4, acabou virando uma cerimônia de despedida para o ex-presidente Ronaldo Sardenberg. Praticamente todo o evento foi conduzido (e voltado) para o embaixador, que deixou hoje o comando da agência reguladora. Sardenberg mostrou que se preparou para o evento. Fez um balanço sucinto de seus anos à frente da agência, mas bem focado no que fez de bom. Chegou a apresentar exemplos interessantes, que criam um panorama bem mais positivo do que de fato foi a atuação da Anatel sob seu comando.

--------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[04/11/11]   Constrangimento na despedida - por Mariana Mazza

Nesta quinta-feira seria realizada a última reunião do Conselho Diretor da Anatel sob o comando de Ronaldo Sardenberg. O mandato de Sardenberg termina nesta sexta-feira, 4, mas a Presidência da República resolveu nomear João Rezende como presidente dias antes da saída do atual comandante da autarquia, no último dia 1º. Resultado: constrangimento total e muitas farpas no último encontro. No fim, a Anatel acabou não deliberando nada nesta quinta, apesar de existirem mais de 90 itens pendentes na pauta. (...)

--------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[02/11/11]   14 anos de Anatel - por Mariana Mazza

No próximo sábado, a Anatel comemora seu 14º ano de vida. Primeira agência a ser instalada no Brasil, a autarquia reguladora das telecomunicações era uma referência, quase um ícone das privatizações promovidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Eu tinha 18 anos na época e lembro como se fosse ontem da visita que o então presidente da Anatel, Renato Guerreiro, fez à Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde cursei Jornalismo, para explicar seus planos para a agência. (...)

---------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[29/10/11]   Tarifas mais baratas - por Mariana Mazza

Desde que a telefonia celular começou a ganhar clientes com mais vigor, há aproximadamente 10 anos, aprendemos que não faz bem para o bolso fazer ligações entre telefones fixos e móveis. Quando for ligar para um telefone fixo, use uma linha fixa. O mesmo vale para o móvel. A cultura de não misturar as ligações está ligada ao custo dessas chamadas, as mais caras do país e, segundo estudos internacionais, também a mais cara do mundo.(...)

---------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[28/10/11]   A sociedade venceu - por Mariana Mazza

Tenho criticado muito a Anatel, especialmente pela falta de atenção com os consumidores dos serviços de telecomunicações. Mas ontem a agência surpreendeu a todos por ter ouvido a sociedade. A Anatel enfim tomou coragem e estabeleceu uma garantia mínima da velocidade de banda larga comercializada no Brasil. Ponto para o consumidor.

Há muitas coisas boas na decisão de ontem. Um ponto que merece destaque foi a atuação da sociedade para que a agência votasse a medida. O conselheiro da Anatel Jarbas Valente declarou que o Conselho Diretor recebeu mais de 45 mil e-mails pedindo pela aprovação do regulamento nessa quinta-feira. A enxurrada de mensagens é fruto da mobilização do movimento "Banda Larga é um direito seu!". Na quarta, a sociedade já havia feito um tuítaço, pedindo Qualidade Já e que ficou em terceiro lugar no Trend Topics do Twitter.(...)

----------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[26/10/11]   Caladão no horizonte - por Mariana Mazza

Como a briga pelos bens reversíveis continua esquentando a cada dia, me sinto obrigada a voltar ao assunto. Hoje circulou na imprensa a decisão do juiz João Luiz de Sousa, da seção judiciária do Distrito Federal, negando o pedido de liminar feito pela entidade de defesa do consumidor ProTeste que poderia impedir a Anatel de alterar as regras de alienação dos bens reversíveis. O indeferimento da liminar já tinha sido divulgado aqui na coluna na semana passada.(...)

---------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[25/10/11]   Novo conselho - por Mariana Mazza

Hoje foi um dia cheio no Congresso Nacional para quem acompanha telecomunicações. Dois eventos merecem destaque. O primeiro foi a sabatina dos novos conselheiros da Anatel: os advogados Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone. Os senadores da Comissão de Infraestrutura ouviram as opiniões dos dois candidatos ao conselho sobre o futuro do setor. E, ao fim, aprovaram as indicações por unanimidade. Agora é preciso apenas da aprovação no Plenário do Senado para efetivar as nomeações, o que pode ocorrer amanhã.(...)

--------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[24/10/11]   Toma que o filho é teu - por Mariana Mazza

Imaginem que os pais de uma criança adotada são chamados pela diretora da escola porque o menino aprontou no colégio. E esses pais rebatem a diretora dizendo que o problema não é deles, mas sim dos pais biológicos. Situação absurda, não? Pois é mais ou menos o que a Anatel está tentando fazer o mundo acreditar sobre a briga dos bens reversíveis.

Os bens reversíveis são todos os equipamentos, imóveis e contratos necessários para prestar o serviço de telefonia fixa. A maior parte deles foi adquirida na época em que a Telebrás controlava a oferta, ou seja, com dinheiro público. A briga sobre o tema é que as concessionárias começaram a transferir esses bens, inclusive as redes usadas para transportar os serviços de telecomunicações, para outras empresas, às vezes do mesmo grupo econômico, sem qualquer aval ou controle por parte da Anatel. Isso coloca em risco o funcionamento dos serviços telefônicos quando as concessões terminarem, em 2025.(...)

----------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[21/10/11]   Qualidade em xeque - por Mariana Mazza

Desde o lançamento oficial do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), em maio do ano passado, os interessados no tema esperam ansiosos pelo aumento da qualidade da conexão no Brasil. Mais do que um plano de expansão da oferta do serviço, o PNBL previa uma melhoria da qualidade do acesso à Internet por duas vias.

A primeira era a entrada da Telebrás também no varejo, oferecendo Internet em locais onde a conexão oferecida pelas concessionárias não fosse considerada "adequada". Essa possibilidade deixou as teles de cabelo em pé, já que o decreto que cria o PNBL não especificou o que era considerada uma oferta adequada. O grupo responsável pela criação do plano não fazia cerimônia em esclarecer que conexão de baixa velocidade poderia, sim, ser considerada inadequada.(...)

--------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[20/10/11]   Problemas na telefonia? Procure o Papa - por Mariana Mazza

Se você pensa que a Anatel e as empresas de telefonia que atuam no Brasil abusam da nossa paciência simplesmente porque somos meros consumidores, saiba que a agência reguladora não pratica esse tipo de discriminação. Recentemente ela resolveu perturbar o Ministério Público Federal. É isso aí. Nem procurador da República está imune à capacidade da Anatel de tirar as pessoas do sério.

A briga tem a ver com os bens reversíveis da União, usados pelas teles para prestar o serviço de telefonia fixa. Escolhi este tema para inaugurar esta coluna no mês passado, exatamente pelo interesse coletivo que está por trás do assunto, talvez o mais espinhoso do setor. Esse conjunto de bens devem ser devolvidos ao Estado brasileiro em 2025. O problema é que a Anatel, que deveria fiscalizar e controlar o uso desses equipamentos, não faz ideia de onde eles estão e como estão sendo usados. Se nada for feito imediatamente, o Brasil corre o risco de tomar um calote bilionário.(...)

-----------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[19/10/11]   Mais celular do que gente - por Mariana Mazza

Hoje saíram os dados atualizados do mercado de telefonia móvel no Brasil. E 2011 encaminha-se para bater todos os recordes do setor. Nos primeiros nove meses deste ano foram habilitados mais 24,4 milhões de aparelhos celulares. O número superou as vendas realizadas nos últimos 11 anos e ainda temos três meses para fechar a tabela.

Apesar dos números positivos, já está passando da hora de o setor reavaliar essa onda de consumo da telefonia móvel. Hoje, em 21 estados brasileiros, temos mais celulares do que gente. O primeiro a romper essa marca foi o Distrito Federal, mas atualmente até estados considerados de baixo poder aquisitivo já estão próximos de atingir a teledensidade de 100%. Mas não se enganem. Isso não significa que os celulares estão nas mãos de todos os brasileiros.(...)

--------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[18/10/11]   Cadê a banda larga? - por Mariana Mazza

A recém-lançada "banda larga popular" já foi tema aqui da coluna, mas vou ser obrigada a voltar ao assunto. Fruto de um acordo entre as concessionárias de telefonia fixa e o Ministério das Comunicações, o projeto promete vender banda larga de baixo custo (R$ 35) em todo o Brasil. Na primeira fase, 344 municípios estão sendo atendidos, segundo dados do ministério. Mas estão mesmo?

A reportagem da BandNews FM Brasília constatou que não. A repórter Juliane Sacerdote tentou ter informações sobre os pacotes populares nos Call Centers das teles e, apenas uma delas, a Sercomtel, parecia ter treinado seus atendentes para vender o produto. As duas maiores, Oi e Telefônica, sequer têm a oferta em seu menu de opções da central. Ou seja, quem quiser comprar a prometida banda larga popular vai sofrer.(...)

-------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[17/10/11]   Orelhão, o inimigo - por Mariana Mazza

Quando eu era criança, adorava os orelhões. Achava o máximo colocar aquelas fichas, iguais a de fliperama, no telefone. É claro que nos anos 80, celular era coisa raríssima e custava uma fortuna. Daí os orelhões serem tão populares.

Os tempos mudaram e praticamente todo mundo tem um celular no bolso. Mas isso significa que os orelhões viraram sucata? Mais ou menos. Ainda hoje, a grande maioria dos celulares que circulam por ai são pré-pagos. Não conheço nenhum outro lugar do mundo onde esse método de pagamento pegou tanto. O motivo do sucesso é bastante óbvio. Comprar créditos ao invés de esperar a conta no fim do mês dá mais controle dos gastos, algo importantíssimo em um país onde boa parte da população tem baixo poder aquisitivo e o preço das ligações é um absurdo.(...)

-------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[14/10/11]   Provedores 1 X 0 Ministério - por Mariana Mazza

Há alguns meses, o Ministério das Comunicações resolveu comprar uma briga com os provedores de conteúdo na Internet. A equipe do ministério, em parceria com a Anatel, decidiu que era hora de rever a chamada Norma nº 4, documento criado em 1995 e que, basicamente, obriga que as conexões de Internet sejam feitas por meio de um provedor de acesso. Quem chegou a sofrer com as conexões por linha discada (dial up) com certeza vai lembrar que tínhamos que contratar uma empresa para fazer o login na rede. São eles os provedores de acesso.(...)

---------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[13/10/11]   Anatel sob novo comando - por Mariana Mazza

Hoje o governo encaminhou a indicação de dois novos conselheiros para a Anatel. A agência é comandada por um Conselho Diretor, composto por cinco membros com mandato fixo de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. Os dois novos conselheiros são advogados que já trabalham no setor: Marcelo Bechara, atualmente procurador-geral da Anatel; e Rodrigo Zerbone, consultor jurídico do Ministério das Comunicações.(...)

--------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[12/10/11]   Direito à neutralidade - por Mariana Mazza

Existem muitas discussões mundo afora sobre regular ou não a Internet. Mas provavelmente a mais polêmica é a sobre neutralidade de rede, conceito desconhecido de muitos navegantes da web. Basicamente, a neutralidade das redes é a proibição de que as empresas que prestam os serviços de acesso dêem tratamento diferenciado aos clientes de acordo com o que eles acessam na Internet. Um exemplo simples é reduzir a velocidade de quem gosta de baixar vídeos na Internet.

Essa prática de controlar a velocidade para conter os usuários que fazem muitos downloads chama-se traffic shaping ou controle de tráfego, priorizando alguns clientes em detrimento de outros. O traffic shaping é uma política empresarial condenada em muitos países. Aqui no Brasil, as autoridades criticam essa prática, mas não há nada que proíba as empresas de executá-la.(...)

---------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[11/10/11]   Conselho? Que conselho? - por Mariana Mazza

Na próxima sexta-feira, dia 14, a Anatel realizará o "1º Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários do STFC". Escrevi o nome exatamente do jeito que a agência divulgou para mostrar três pegadinhas. A primeira, e mais óbvia para quem não está familiarizado com o "anatelês" é STFC. Afinal, o que é STFC? Trata-se da sigla para Serviço Telefônico Fixo Comutado, ou para as pessoas normais, a telefonia fixa. Parece brincadeira, mas conheço gente na Anatel que não sabe até hoje é que é comutação. A coluna presta aqui o serviço de explicar esta pérola: comutação nada mais é do que a interligação de centrais telefônicas.(...)

------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[10/10/11]   Um estado sem comunicação - por Mariana Mazza

A recente morte do fundador da Apple, Steve Jobs, nos fez lembrar de todo o avanço tecnológico vivido pelo mundo nas últimas décadas. Computadores, tablets, celulares e toda sorte de equipamentos conectados, criando uma nova vida digital tão importante quanto a vida real para muitas pessoas. Agora, imagine-se 50 anos atrás, sem nenhum desses equipamentos que passamos a adorar e, por que não, depender. Pois saiba que um estado inteiro no Brasil não está longe dessa realidade.

O Amazonas tem sofrido com o absoluto descaso das companhias telefônicas. Metade da população do estado (a que não mora em Manaus) não pode contar com os serviços de telecomunicações, simplesmente porque eles não funcionam.(...)

----------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[07/10/11]   344 municípios com banda larga popular - por Mariana Mazza

O Ministério das Comunicações divulgou hoje a lista dos 344 municípios brasileiros onde as empresas de telefonia fixa começaram a oferecer a chamada "banda larga popular". Trata-se de uma conexão de 1 Mbps por R$ 35, conforme acordo firmado com as teles em junho deste ano. A oferta do serviço faz parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), desenvolvido pela Casa Civil para popularizar o acesso à Internet no Brasil.(...)

----------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[06/10/11]   Um novo modelo para fusões - por Mariana Mazza

Ontem à noite, o Congresso Nacional aprovou uma lei muito importante para a defesa da concorrência no Brasil. Conhecido como "nova lei do Cade", o documento votado pelos deputados altera especialmente o modelo de análise de fusões e aquisições no país. O Cade é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, uma espécie de tribunal concorrencial onde são julgadas as operações de compra e venda de empresas e as denúncias de cartel e outras práticas anticoncorrenciais.(...)

-------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[05/10/11]   Banda Larga: pague 10, leve 1 - por Mariana Mazza

Mais que um desejo de consumo, ter acesso à Internet em velocidades razoáveis tornou-se uma necessidade no mundo moderno. Nos dias atuais, o mundo web não é mais uma realidade para poucos. Todos querem participar dessa mega comunidade virtual. E não é só quem tem computador. Quem ainda não tem, recorre às milhares de lan houses que existem hoje no Brasil. Diga-se de passagem, nós brasileiros somos os campeões mundiais de participação em redes sociais e tempo navegado na Internet.(...)

-------------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[04/10/11]   Mais um cartel internacional - por Mariana Mazza

O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira que abriu uma investigação para combater um suposto cartel no comércio de leitores ópticos digitais ou ODD, abreviação de optical disk drive. Os ODDs nada mais são do que os leitores de CDs e DVDs. Se comprovada a existência do cartel, milhares de equipamentos podem ter tido o seu preço alterado por conta da combinação entre os fabricantes. São computadores, notebooks, consoles de games, além dos tradicionais leitores individuais de CDs e DVDs.(...)

----------------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[03/10/11]   Um labirinto chamado Call Center - por Mariana Mazza

Se tem algo pelo qual as empresas de telecomunicações são conhecidas é o serviço de atendimento ao consumidor. E não por um bom motivo. É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha ficado pendurado no telefone para reclamar de uma conta errada ou de falhas no serviço. Quando enfim temos a glória de ser atendidos por um ser humano, percebemos que o problema está só começando. Talvez seja algum tipo de psicologia reversa: os Call Centers são tão ruins que às vezes passamos a achar que o nosso problema com a empresa telefônica nem é tão grande assim para valer à pena tanto tempo de sofrimento.(...)

---------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[30/09/11]   Parece Star Trek - por Mariana Mazza

O noticiário especializado em Tecnologia da Informação Convergência Digital trouxe hoje uma notícia bastante animadora para muitos setores da economia preocupados com segurança. E também para os aficionados no avanço tecnológico que tem popularizado engenhocas dignas de um episódio de Star Trek.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) em breve irá propor a criação de um novo padrão para os teclados de computador no Brasil, um ABNT3. A novidade é que esses novos teclados devem possuir leitores de digitais e smart cards. Ou seja, você poderá ter em casa um teclado que lê a sua digital e os chips usados em celulares, câmeras digitais, entre outros equipamentos.(...)

------------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[29/09/11]   Fim da caixa preta - por Mariana Mazza

Por 13 anos, a Anatel tratou com zelo irracional todos os processos contra as empresas de telefonia no país. Ao contrário do que manda a legislação, o sigilo sempre foi a regra dentro da agência reguladora das telecomunicações, privando a sociedade de ter acesso às investigações feitas sobre irregularidades praticadas pelas teles, empresas que têm concessão pública e, portanto, também devem explicações à população quando descumprem suas obrigações. Pois agora esse sigilo vai acabar. Mas não por decisão da Anatel e sim, da Justiça.(...)

-------------------------------------------------------------------

Fonte: Portal da Band - Colunas
[27/09/11]   Quem é o dono? - por Mariana Mazza

O assunto é espinhoso. E nos últimos tempos tem feito tremer muita gente no governo. A expressão "bens reversíveis" parece grego para quem não está familiarizado com o mundo das telecomunicações. Mas a explicação é simples. Quando o governo decidiu privatizar a antiga Telebrás, não foi negociado apenas o direito a prestar o serviço de telefonia fixa. Junto com as concessões para a oferta do serviço aos consumidores, o governo vendeu uma enorme malha de fios da Telebrás, seus imóveis e outras propriedades necessárias para fazer o serviço de telefonia. Esses equipamentos e imóveis são os "bens reversíveis".(...)


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil