WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


20/09/12

• e-Thesis: Bluetooth: 18 anos, em alta velocidade

Leia na Fonte: e-Thesis
[31/08/12]  Bluetooth: 18 anos, em alta velocidade - por Jana de Paula (foto)

Os números impressionam. São 7 bilhões de dispositivos no mundo, o que inclui telefones celulares, tênis Nike+, relógios FullBand e a escova de dentes conectada da Beam Technologies. Este ano, os fabricantes estimam entregar 2 bilhões de novas unidades, 200 milhões a mais do que em 2010, com projeção de embarque de 4 bilhões de unidades em quatro anos, de acordo com o ABI Research. Seu ecossistema representa um faturamento anual de US$ 10 bilhões. O dispositivo em questão é o Bluetooth, que completou 18 anos neste mês de agosto.

Há uma série de curiosidades sobre o Bluetooth que merecem ser destacadas neste seu aniversário. Dentre elas, o fato de ser um dos poucos padrões da indústria da comunicação sem fio que não é codificado com uma série de letras ou números. O logotipo representa a união de duas runas nórdicas - Hagall e Berkanan - que correspondem às letras H e B do alfabeto latino e seu nome reporta ao século 10 de nossa era. Oriundo dos países nórdicos, sua designação homenageia o rei tribal dinamarquês Harald Blutand (Harold Bluetooth) que recebeu a alcunha por exibir seus dentes sempre azuis em virtude da verdadeira paixão pelos mirtilos (blueberries).

O Bluetooth, é bom lembrar, tem ‘dono'. O dispositivo foi desenvolvido por Jaap Haartsen e Sven Mattison num laboratório da fabricante sueca Ericsson, em 1994. Mas, para que se tornasse um padrão, era preciso que suas especificações fossem compartilhadas. Assim, mal o dente nasceu, foi criado o Bluetooth Special Interest Group (SIG), com cinco membros (Nokia, Intel e IBM entre eles). Hoje, o mesmo SIG conta com 36 mil participantes, co-responsáveis por sua evolução e inserção nos mercados.

Outra surpresa desta tecnologia, quando de sua criação, foi o seu RANDZ (reasonable and non-discriminatory zero royalty). Muitas tecnologias sem fio, entre elas Wi-Fi, USB e 1394, são RAND, ou seja, os provedores do IP podem cobrar uma taxa ‘razoável' para licenciar seu uso no ambiente IP, o que pode levar a processos de patentes bastante agressivos sobre cobranças excessivas de encargos de IP. "Os fundadores do Bluetooth SIG tiveram uma espécie de clarividência ao classificá-lo como RANDZ e esta é uma das razões de a tecnologia Bluetooth ser tão bem sucedida", observa Andy Glass, ex-CTO do Bluetooh SIG.

Maioridade em alta velocidade

"Trata-se uma comemoração realmente feliz", aponta Jesper Rhode, diretor de inovação da Ericsson no Brasil, referindo-se ao aniversário do Bluetooth em entrevista ao e-Thesis. O executivo lembra que um dos fatores tecnológicos que fez o Bluetooth decolar, de fato, foi sua ligação com o fone de ouvido (veja a Linha do Tempo abaixo). "Mas, desde então, o padrão evoluiu muito. Não só em velocidade, dos originais 721 Kbps para os atuais 24 Mbps num link 802.11, como em termos de uso, pois vemos o Bluetooth embarcado em carros, teclados, impressoras, televisores, smartphones, tablets, computadores. No caso dos smartphones, por exemplo, ele atua como um modem, para acesso a internet e mais uma variada gama de aplicações", acrescenta Rhode.

Bluetooth - Linha do Tempo

O diretor de inovação da Ericsson aposta que uma das próximas killapps do Bluetotth será a de marketing, como aplicações para divulgação e detalhamento de produtos num shopping, merchandising e conteúdo em grandes eventos etc. Também cresce o interesse da adoção do Bluetooth no mercado vertical de saúde e seu uso em aplicações menores, como a de antifurto e a favor dos esquecidos já que, inserido num iPhone, por exemplo, ele será capaz de encontrar chaveiros e outros pertences perdidos em bolsas e valises.

Seu alcance é maior do que se pensa

Muita gente tem se referido ao Bluetooth como o padrão sem fio de curto alcance (10 metros). No entanto, sua nova versão permite comunicação sem fio num raio de até 100 metros. O Bluetooth hoje está em sua quinta versão. À primeira, 1.1, seguiram-se as versões 1.2/ 2.0 plus; EDR; 3.0 plus, of HB; e a 4. A nova versão veio com o objetivo de proporcionar maior segurança, velocidade de comunicação mais rápida e menor consumo de energia, sendo compatível com as versões anteriores. Nesta versão mais recente, um telefone com Bluetooth pode ser usado como telefone principal ligado a até sete dispositivos (combinação de oito dispositivos conhecida por ‘piconet').

A estas versões do Bluetooth clássico juntaram-se em anos recentes duas novas famílias: Bluetooth Smart e Bluetooth Smart Ready. (...) Ler mais

Algumas matérias recentes no e-Thesis:

Explore o máximo de sua WLAN

Copa do Mundo vs Operadoras: desempenho sob pressão

Você é PEP? Talvez seja e não saiba

"BlackBerry 10" chega ao Rio de Janeiro

GSMA lança projeto de transparência de dados em roaming para a A. Latina

CAF: Líderes regionais pedem nova relação entre EUA e A.Latina

A tirania do valor para o acionista está finalmente acabando?

MVNO na A. Latina: crescimento moderado, mas constante

TV social: novo fenomeno de massa