WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2014 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


15/01/14

Mensagem de José Smolka: "Operadoras precisam de novo modelo de negócio... e é pra já"

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

Para nivelamento com o Grupo "telecomHall Brasil", transcrevo (com uma pequena "guaribada") esta mensagem já registrada no website de José Smolka:

15/01/14
Operadoras precisam de novo modelo de negócio... e é pra já

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL


15/01/14
Operadoras precisam de novo modelo de negócio... e é pra já

Essa conversa já é velha. Venho malhando em ferro frio sobre isso há algum tempo (quem tiver tempo suficiente nos grupos deve lembrar).

As tradicionais fontes de receita das operadoras - minutagem do serviço de voz TDM e (no caso das operadoras móveis) SMS e MMS - estão sob pressão. As receitas do serviço de voz já vem caindo há alguns anos, e em 2013 tivemos o esperado ponto de inflexão das receitas de SMS e MMS (ver reportagem aqui: Receitas globais com SMS caem pela primeira vez).

Conclusão: ou as operadoras encontram novas fontes de receita, e novas formas de se relacionar com a competição de serviços OTT, ou o futuro é sombrio para elas. E uma dica para os ditos estrategistas destas empresas: mais do mesmo não vai resolver. Esta não é uma situação onde arrochos cada vez maiores no OpEx e diminuição do CapEx trarão a estabilidade e o lucro desejados. Simplesmente tivemos uma mudança de fase no mercado. o paradigma mudou. Ou as empresas adaptam-se, ou desaparecerão.

Quem viver, verá. Como eu costumo dizer nos meus posts publicados no e-Thesis, eu detesto dizer "eu avisei" (ver links mais abaixo)

E, ligando com um comentário do Hélio de alguns dias atrás, embora o processo de consultas públicas da Anatel esteja muito confuso e atabalhoado, é necessário elogiar a agência pela percepção que, com a necessária mudança do modelo de negócios em telecom, fatalmente as formas de regular os serviços também terão que adaptar-se, ou sufocarão o mercado em vez de fomentar a prestação de mais e melhores serviços ao assinante. Então, discutir o modelo de prestação de serviços, e o próprio conceito de serviço prestado em regime público, é necessário e saudável, embora ofenda as sensibilidades estatistas de alguns.

[ ]'s
J. R. Smolka

------------------------------

Leia na fonte: Tele.Síntese
[14/01/13]  Receitas globais com SMS caem pela primeira vez

As operadoras começaram, em 2013, a sentir o efeito dos serviços de mensagem OTT

Conforme a empresa de pesquisa Strategy Analytics as receitas globais das operadoras de celular com SMS e MMS caíram pela primeira vez no ano passado, embora o volume de mensagens enviadas tenha permanecido constante. Conforme a empresa, as receitas caíram 4% e deverão cair outros 20% até 2017 devido ao crescimento de serviços como WhatsApp ou Wechat. Na América do Norte e Europa ocidental a queda prevista será ainda maior, de 38% até 2017.

Conforme outra consultoria, a Deloitte, o volume de mensagens instantânea (via OTTs) a serem enviadas este ano em todo o globo será o dobro do volume de SMS. Já em 2012 eram enviadas 11 mensagens instantâneas contra 10 SMS. De qualquer forma, conforme a consultoria, o SMS continuará a ser importante fonte de renda das operadoras móveis, e deverá gerar 60 bilhões de libras esterlinas, 50 vezes mais do que as receitas geradas pelas IMS.

Mas para competir com as IMS a Deloitte sugere que as operadoras de celular passem a incorporar novas funcionalidades em seus serviços, como os audios e vídeos e os chats. ( Da redação, com agências internacionais).

--------------------------------------------------

Leia na Fonte: e-Thesis 
Relação de artigos da Coluna de José Smolka: Eu detesto dizer 'eu avisei'

[08/03/12]   O que se entende como o bem estar do consumidor de telecom?

[08/02/12]   A navalha de Hanlon

[07/11/11]   O começo do fim do SMS?

[04/08/11]   Os ISPs tradicionais são uma espécie em extinção

[13/01/11]   Demorou...

[22/09/10]   O que realmente significa net neutrality?

[12/07/10]   Meditações...

[14/04/10]   Bitpipe Wars

[21/07/08]   NGN, IMS e SDP. Será suficiente?