WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2014 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


21/01/14

• Ainda a "Consulta nº 53" da Anatel (Prazo: 31 Jan) - Tele.Síntese: "Franquia ilimitada, ou o fim da franquia na telefonia fixa?" - por Miriam Aquino

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

01.
Creio que todos se lembram destes "posts" de dezembro:
23/12/13
"Anatel quer o fim da telefonia fixa": O Retorno + Duas matérias sobre "bens reversíveis"
20/12/13
Mazza: "Anatel quer o fim da telefonia fixa"

Aqui estão dois recortes de um comentário que fiz na ocasião:

(...) Recomendo um releitura - com atenção - do "post", de preferência a matéria original no Portal da Band:
[19/12/13]  Anatel quer o fim da telefonia fixa - por Mariana Mazza.
O texto trata da Consulta nº 53, feita pela Anatel, em vigor - pasmem!-  no período de 12/Dez/2013 até 31/Jan/2014, época que chamo de "Festas e Férias". (...)

(...) convido a todos para uma simples visita, um voo panorâmico sobre a dita cuja, aqui, no WirelessBRASIL (sem os links ativos para as "contribuições"):
Fonte: Anatel
[12/12/13]  Consulta Pública nº 53 - Processo de revisão os termos dos Contratos de Concessão do STFC ("telefonia fixa")
Para deixar dito, o objetivo deste esforço de "iluminação" da Consulta 53 é incentivar a participação e "contribuição".

02.
A jornalista Miriam Aquino, diretora da Sucursal de Brasília do Tele.Síntese, voltou ao tema "Consulta nº 53" numa Coluna recente e apresentou dados e comentários interessantes:
Leia na Fonte: Tele.Síntese
[15/01/14]  Franquia ilimitada, ou o fim da franquia na telefonia fixa? - por Miriam Aquino
Recortes:
(...) Como são muitos e os mais diferentes temas abordados – alguns de maneira mais superficial do que outros – este artigo trata apenas do último tema do documento: aquele que se refere indiretamente à questão que hoje mais provoca a reclamação dos consumidores brasileiros, que são as contas telefônicas.  (...)

(...) A assinatura básica, argumentam as empresas, existe para financiar a expansão da telefonia fixa como um todo, sendo o alicerce da concessão. A Anatel não contesta essa afirmação e chega mesmo a entender que a assinatura deve continuar. Entidades de defesa do consumidor alegam que, se a assinatura básica foi importante na primeira etapa da privatização para financiar a própria universalização do serviço, agora que a telefonia fixa está universalizada, ela teria que ser extinta. (...)

(...) "Mas é preciso avaliar qual o papel da rede fixa para o futuro da ultra banda larga – que é o principal serviço a ser massificado. Continuo a acreditar que nada vai suplantar a rede fixa para suportar a oferta de grandes capacidades de dados. Ao adotar a tarifa flat para a voz, a agência pode estar assegurando por um bom tempo a rede de sustentação da banda larga. O problema é o custo disso.
Há muito o que refletir. Pena que o prazo para esse debate não é dos melhores."

Vale conferir a íntegra!
Comentários?

03.
No final desta página está uma relação das Colunas de Miriam Aquino no Portal Tele.Síntese, para abastecer os "arquivos implacáveis" do WirelessBRASIL. :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[15/01/14]  Franquia ilimitada, ou o fim da franquia na telefonia fixa? - por Miriam Aquino

Quanto custa a tarifa flat na telefonia fixa? Faltam os números da Anatel

miriam 03-13A Consulta Pública 53, lançada pela Anatel no final do ano passado para até o final de janeiro, é de extrema importância não só para aqueles que acompanham o setor de telecomunicações com lupa, mas principalmente para toda a sociedade brasileira. A consulta traz uma série de questões que a agência considera relevantes tendo em vista a renovação os contratos de concessão. O documento trata apenas da telefonia fixa, mas é este o serviço sobre o qual estão baseados muitos dos pilares do modelo de privatização do setor de telecomunicações: a universalização; a garantia de continuidade pelo Estado brasileiro; a reversibilidade dos bens, o sistema tarifário, a assinatura básica, os orelhões e a longa distância em competição em cada chamada.

Os temas são vários, relevantes e importantíssimos. Embora o governo tenha todo o ano de 2014 para definir melhor estas questões, a sociedade só pode se manifestar nesta primeira etapa. Conforme a lei e os contratos, a Anatel tem até o dia 31 de março para enviar ao Poder Executivo as propostas de mudanças nos contratos de concessão, mas o governo, por intermédio de decreto do Presidente da República, tem até o final do ano para estabelecer as novas metas de universalização, e os novos condicionamentos contratuais, que passarão a valer a partir de 2016. E o documento-consulta formulado pela Anatel traz questões de fundo e de fôlego para a reflexão.

Como são muitos e os mais diferentes temas abordados – alguns de maneira mais superficial do que outros – este artigo trata apenas do último tema do documento: aquele que se refere indiretamente à questão que hoje mais provoca a reclamação dos consumidores brasileiros, que são as contas telefônicas.

O diagnóstico apresentado pela Anatel tem alguns dados intrigantes. Entre eles, o de que os planos básicos da telefonia fixa – aqueles que têm a assinatura básica com a franquia de 200 minutos por mês – e que recebem o benefício da produtividade, são hoje menos da metade dos pouco mais de 29 milhões de telefones em serviço das quatro concessionárias de telefonia (Telefônica/Vivo; Oi/Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC).

A franquia de 200 minutos, que está embutida no preço da assinatura básica (em média R$ 40,00 por mês, já com os impostos) permite que o assinante do telefone converse pouco mais de seis minutos por dia sem pagar excedente por minuto de conversação.

Reajustes tarifários

É somente sobre esta plano básico que são aplicados os índices de produtividade calculados anualmente pela Anatel. O fator X (como é conhecido este índice no setor) aliado à adoção de um novo indicador, próprio para o setor, o IST, fez com que os reajustes tarifários da telefonia fixa no período de 2005 a 2013 ficassem em 109%. No mesmo período, o próprio IST foi de 134% e o IGP-DI (indexador da privatização) bateu 151%.

A questão colocada, conforme a Anatel, é que este plano básico atende apenas 35% dos clientes das concessionárias, ou um pouco mais de 10 milhões de usuários. Os demais clientes da telefonia fixa já migraram para os pacotes alternativos (ou combos) das concessionárias, com planos de preços onde há promoções de ligações locais, de ligações de longa distância, etc.

As contas telefônicas

A agência alerta que 32% de todas as reclamações que chegam em seu call center referem-se às contas telefônicas. Desse total, 15% referem-se a valor “diferente do que foi tratado”. A agência infere, com estes números, que pode haver, além da cobrança indevida, desconhecimento do assinante quanto às condições do serviço contratado.

Não são tratadas no documento as propostas que poderiam ampliar a transparência das informações aos consumidores, ou diminuir as cobranças indevidas. A proposta da Anatel vai no sentido de mudar o modo de tarifação desses planos básicos. É uma proposta ousada, mas resta saber se tem respaldo.

A assinatura básica, argumentam as empresas, existe para financiar a expansão da telefonia fixa como um todo, sendo o alicerce da concessão. A Anatel não contesta essa afirmação e chega mesmo a entender que a assinatura deve continuar. Entidades de defesa do consumidor alegam que, se a assinatura básica foi importante na primeira etapa da privatização para financiar a própria universalização do serviço, agora que a telefonia fixa está universalizada, ela teria que ser extinta.

Vem então a Anatel perguntar se a gente prefere acabar com a franquia existente hoje – e, consequentemente, ter uma redução na assinatura básica – ou ampliar esta franquia, tornando-a indeterminada. Ora, em uma resposta rápida, eu, como consumidora, vou querer franquia indeterminada. O problema é que a Anatel não diz quanto custará esta opção. Em sã consciência, não acredito que a agência possa simplesmente mandar as operadoras cobrar R$ 40 por mês para que eu possa usar o telefone fixo indeterminadamente. Como usuária, é tudo o que eu queria. Como jornalista, sei que o uso da telefonia fixa sem limite, sem o preço correto, vai desestimular os investimentos e o país todo perderia.

Há também por trás deste dilema apresentado pela agência outras questões que precisam ser analisadas com mais atenção. A redução da assinatura básica certamente promove mais equidade social – embora o Aice tenha demonstrado que mesmo mais barata, parece que ninguém mais quer instalar uma linha fixa em sua casa – o que seria uma medida benéfica e mais inclusiva, com efeitos imediatos para a população de baixa renda.

Mas é preciso avaliar qual o papel da rede fixa para o futuro da ultra banda larga – que é o principal serviço a ser massificado. Continuo a acreditar que nada vai suplantar a rede fixa para suportar a oferta de grandes capacidades de dados. Ao adotar a tarifa flat para a voz, a agência pode estar assegurando por um bom tempo a rede de sustentação da banda larga. O problema é o custo disso.

Há muito o que refletir. Pena que o prazo para esse debate não é dos melhores.

--------------------------------------------

Colunas de Miriam Aquino no Portal Tele.Síntese

 

15/01/14
Franquia ilimitada, ou o fim da franquia na telefonia fixa?


04/12/13
Anatel fará forte intervenção nos serviços privados com o regulamento de atendimento


21/11/13
Uma política para os nativos digitais brasileiros


02/09/13
Cancelamento automático será possível por internet e no call center


05/08/13
Cai o número de hotspots no Brasil


05/07/13
Cresce o cerco pelos impostos das empresas de tecnologia


25/06/13
A quebra norte-americana do sigilo e o silêncio brasileiro


03/05/13
4G brasileira, com poucos e caros modelos de celular


15/04/13
Anatel precisa divulgar o impacto econômico de suas ações regulatórias


19/03/13
Erro em conta telefônica poderá ser corrigido na conta bancária


04/02/13
O PNBL 2.0 e a crise fiscal


11/01/13
A Anatel e o esqueleto no armário


22/10/12
O cacique e as multas da Anatel


02/10/12
A morte lenta dos orelhões


12/09/12
Setor elétrico tem concessão prorrogada


21/08/12
Anatel vai mexer de novo na interconexão do celular


26/06/12
Anúncio na TV paga vai ser um bom teste para a lei do SeAC


09/03/12
As multas e o Estado brasileiro


06/02/12
Um singelo caso de prática anticompetitiva


16/01/12
As nossas frequências precisam ser reocupadas


28/11/11
Inclusão desigual


01/11/11
Queda da VU-M dá início a mudanças estruturais


05/10/11
"Three strikes and you are out"


21/09/11
Celular brasileiro continua o mais caro do mundo


05/08/11
Governo enfrenta debate da intermediação da internet


12/07/11
PGMU retira novas obrigações para os orelhões


23/05/11
Posição do Brasil em ranking mundial decepciona


25/04/11
O lento avanço da TV digital no Brasil


21/03/11
Cadê a prometida redução tarifária da VC/VUM?


28/02/11
Guerreiro, em todos os momentos


24/01/11
O que muda com o projeto de lei da mídia


14/01/11
O Ginga não pode morrer na praia


13/12/10
Banda larga: o governo precisa ter um plano para a iniciativa privada


25/11/10
Quem fiscaliza o fiscal?


06/10/10
Norte e Nordeste: as novas fronteiras do celular e da TV paga


08/09/10
Universalização: Governo acha o caminho para o telefone social


24/08/10
As razões do controlador da Oi


04/08/10
Minoritários da Oi não têm o que comemorar


21/07/10
Anatel quebra 13 anos de reserva de mercado de TV a cabo


29/06/10
PL-29: uma tortuosa tramitação no Senado Federal


08/06/10
Sky: a direita norte-americana pressiona o Legislativo brasileiro


14/05/10
A nova classe C


19/04/10
Em 2013, déficit de 140 mil profissionais de software


05/04/10
Anatel em xeque pelas licenças de TVA


07/03/10
A Telebrás e as ações de governo


19/02/10
Google e banco HSBC na ampliação da banda larga brasileira?


22/10/10
As reformas europeias de telecom vão virar lei até 2011


13/01/10
Polícia Federal versus Telefonia Rural: o embate pelas ondas de 450 MHz


20/12/09
Muito a fazer em 2010


13/12/09
Triple play continua "patinando" no Brasil


03/11/09
Banda larga móvel popular a R$ 9,90?


28/09/09
A Telebrás e a Austrália


26/07/09
Tv digital preocupa Europa e Brasil


13/07/09
Sem consenso, projeto das agências fica na fila de votação da Câmara


15/06/09
Governo vai premiar 25 empresas de TVA com a digitalização


15/05/09
Decisão do Parlamento Europeu fortalece a internet livre


27/04/08
Venda de frequências vai mexer com economia latino-americana


19/03/09
As multas aplicadas pela Anatel podem ter melhor resultado


23/01/09
É melhor ficar explícito que o backhaul é reversível


11/01/09
Investimentos em telecom devem cair na América do Sul


07/12/08
Banda larga: aumenta o fosso entre os países


10/10/08
Vem aí a "Internet das Coisas"


24/08/08
Novas licenças de TV paga precisam de modelagem consistente


31/07/08
Celular no Brasil: muito espaço para crescer


09/06/08
A falta de habilidade com o computador


25/05/08
O backhaul é reversível. Não poderia ser diferente


21/04/08
Ação da Pro Teste quer manter o passado


14/04/08
Único programa do Fust enfrenta resistências na Anatel


19/03/08
Política industrial e o déficit comercial de eletroeletrônicos


26/02/08
Um bilhão de celulares vendidos no ano passado


30/01/08
SMP ou SCM móvel. A dúvida da Anatel para o WiMAX


01/01/08
Novos direitos para os clientes do celular


29/11/07
Projeto Fagundes reprime o conteúdo


09/09/07
Taxas de telecom vão, de novo, engordar os cofres da União


13/08/07
Prêmio por omissão


08/07/07
Atender todos os brasis é o desafio


31/05/07
A retomada do projeto de lei das agências reguladoras


22/03/07
Fust: só falta contratar serviços para deficientes auditivos


01/02/07
Conversão pulso x minuto: ainda não “caiu a ficha”


19/12/06
A decisão do STJ e a propriedade cruzada da Anatel

16/11/06 
Uma nova geopolítica na UIT

21/09/06 
Por que restringir a competição da TV paga?

27/07/06 
A universalização e os postos de serviços

22/06/06 
Novas barreiras para o ingresso de quadros da iniciativa privada no governo

12/04/06 
O Brasil precisa de uma fábrica de chip

30/03/06 
Escolas públicas e o fosso digital

02/03/06 
Impactos do adiamento da conversão pulso/minuto

09/02/06 
O esvaziamento do Conselho Consultivo da Anatel

29/01/06 
As freqüências do MMDS, na mesa de discussões

13/12/05 
Cobrança conjunta: alívio para o usuário

09/10/05 
Os riscos do adiamento dos contratos

29/11/?? 
É hora de cortar o Fistel