WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Telebrasil/Google
[28/09/11]  CPqD - Relatório Técnico - Análise de Utilização do Espectro de 700 MHz (download pdf)

Abaixo está um extrato do documento contendo o Sumário e a Introdução. Leia o restante na Fonte!

Relatório Técnico/Consultoria PD.33.10.63A.0051A-RT01-AA

Etapa I

SUMÁRIO
1 Introdução
2 Evolução do uso de telecomunicações no Brasil
2.1 Serviço Móvel Pessoal
2.2 Banda larga
2.3 Comunicação de Massa
2.4 Considerações finais
3 Perspectivas para evolução da ocupação do espectro
3.1 Dados e vídeo na rede móvel
3.2 Abordagens para tratar a escassez de espectro
3.3 A digitalização da radiodifusão
3.4 Considerações finais
4 Experiência internacional na utilização do Dividendo Digital
4.1 Considerações finais
5 Considerações técnicas sobre a faixa de frequência de 700 MHz
5.1 Padronização de sistemas de comunicação sem fio na faixa de 700 MHz
5.2 Considerações finais
6 O espectro de radiodifusão e o Dividendo Digital no Brasil
6.1 Situação do espectro de radiodifusão no Brasil
6.2 Serviços aplicáveis ao uso do Dividendo Digital no Brasil
6.3 Considerações finais
7 Considerações finais
8 Referência bibliográfica
9 Histórico de versões deste documento
10 Execução e aprovação

1 Introdução

Este documento apresenta uma análise sobre a utilização da faixa de 700 MHz do espectro radioelétrico, pelas empresas operadoras de telecomunicações e radiodifusão no Brasil e em alguns países do mundo. O estudo tem por objetivo examinar as alternativas disponíveis de otimização da ocupação para tratar a necessidade por mais espectro enfrentada pelos serviços de telecomunicações móveis e de radiodifusão em função do aumento da demanda e da evolução tecnológica, com foco na ocupação da faixa conhecida por “Dividendo Digital”.

Conceitualmente “Dividendo Digital” é a expressão utilizada para designar as bandas de frequência que são utilizadas pela TV terrestre analógica e que foram ou serão liberadas a partir da digitalização das transmissões da TV aberta. Neste documento, sempre que for utilizado o termo “Dividendo Digital” – ou simplesmente DD – se estará referindo preferencialmente ao espectro liberado no UHF (Ultra High Frequency), em suas bandas IV e V de 470 - 862 MHz (1). Assim, procura-se alinhar este estudo com as discussões recentes em diferentes fóruns internacionais de padronização sobre a aplicabilidade da banda de 700 MHz para a evolução dos serviços de comunicações móveis.

A análise está organizada em dois documentos, sendo que neste documento são discutidas: as fontes do crescimento da demanda por mais espectro; as abordagens para tratar a escassez de espectro; a experiência internacional com a alternativa do “Dividendo Digital”; a ocupação do espectro de radiodifusão no Brasil; e, por fim, os serviços aplicáveis a essa faixa do espectro.

A seção 2 do documento trata das fontes do crescimento da demanda por mais espectro, apresentando a evolução das telecomunicações no Brasil nos últimos anos, incluindo a implantação da TV Digital Terrestre.

A seção 3 trata as perspectivas de demanda e oferta (liberação) de espectro. Inicialmente apontam-se indicativos de que o crescimento da demanda pode ir além da extrapolação de dados históricos apresentados na seção 2 em função do aumento da sofisticação das aplicações disponíveis nas redes de comunicação. Depois são apresentadas as alternativas de abordagens para tratar esse crescimento e, em seguida, a oportunidade de amenizar a escassez de espectro representada pela digitalização das transmissões da TV aberta. Essa evolução tecnológica permite um refarming (2) do espectro levando a uma nova atribuição da parte liberada do espectro para outros serviços.

A seção 4 apresenta as alternativas de reorganização da faixa de espectro de 700 MHz que estão sendo adotadas em diversos países e a seção 5 apresenta algumas considerações técnicas sobre essa faixa de frequência, com foco na padronização de sistemas de comunicação sem fio nessa faixa. A seção 6 apresenta o panorama atual de ocupação do espectro de radiodifusão no Brasil, o planejamento da transição para a TVD e discute os serviços que são aplicáveis ao uso do Dividendo Digital no Brasil. Por fim, na seção 7 apresentam-se algumas considerações finais sobre o tema.

A evolução da TV Digital Terrestre, como por exemplo, relacionada à transmissão de imagens 3D, e os custos de um possível refarming serão tratados no segundo documento desta análise.

Leia o restante do documento aqui (download pdf):
Leia na Fonte: Telebrasil/Google
[28/09/11]  CPqD - Relatório Técnico - Análise de Utilização do Espectro de 700 MHz