WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[07/11/13]  Anatel quer trocar faixa de 700 MHz por construção de backhaul

Mais da metade dos municípios brasileiros não tem ainda rede de fibra óptica chegando

Hoje, nada menos do que 2,934 mil municípios, ou 53% do total ainda não têm ligação à rede de telecom por fibra óptica. Conforme o diagnóstico do conselheiro Jarbas Valente, da Anatel, a ausência desta infraestrutura está justamente nos municípios menores.

Há pouco mais de mil municípios (exatos 1.073) com mais de 30 mil habitantes. Essas cidades congregam as megalópoles e 75% da população brasileira. Essas localidades, sem exceção, possuem redes óticas de transporte e centros urbanos com redes de acesso fixas com maior velocidade, mas têm problemas de velocidade nas periferias. Contarão, até 2017, com redes de acesso móvel LTE (com 10 Mbps de velocidade) que serão implantadas em regime de competição.

O problema, diz Valente, são as cidades com menos de 30 mil habitantes, que somam o universo de 4.492 mil. Elas congregam apenas 24,3% da população urbana brasileira mas estão espalhadas por todo do território. E a Anatel constatou que nada menos do que 2,5 mil dessas cidades menores não têm backhaul de fibra óptica. Mesmo a 3G só chegará em todos esses municípios em 2019, conforme o cronograma do edital.

Para alterar esta situação a Anatel estuda estabelecer entre as obrigações do edital de venda da frequência de 700 MHz a construção dessas redes de banda larga. Para ampliar a oferta da banda larga móvel nos pequenos municípios, a agência pensa ainda em licitar esse espectro para um único operador nos pequenos municípios, que ficaria com capacidade de 45 MHz de banda para atender à população. ( Publicado no Tele.Síntese Análise nº 411)