WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[08/04/14]  Radiodifusão e teles continuarão com os testes de interferência na faixa de 700 MHz - por Helton Posseti

Apesar de a Anatel ter declarado encerrados os testes de interferência da faixa de 700 MHz, tanto a radiodifusão quanto o setor de telecom decidiram manter as medições. "Vamos dar continuidade para termos segurança do que virá pela frente. Se nós tivermos no futuro uma interferência que não testamos agora, não teremos saída. Esse é o ponto", disse o presidente-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que participou de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara dos Deputados.

Segundo ele, foram realizados cerca de 80% dos testes da interferência do celular na TV digital, mas apenas 20% dos testes contrários, da interferência da TV na banda larga móvel, foram realizados. O teste de impacto da TV digital nos serviços móveis foram iniciados no dia 10 de março e ainda se encontram em andamento. "Vamos continuar porque ainda não nos sentimos seguros".

Apesar do representante da Abert, Luis Roberto Antonik, não ter tocado no assunto durante a sua apresentação, este noticiário apurou que a radiodifusão também vai continuar junto do SindiTelebrasil nos testes de Pirenópolis (GO). Levy afirma que se trata da última oportunidade para cobrir certos locais que hoje não estão cobertos, porque não foram obrigações dos editais anteriores, como estradas e distritos. "Temos que ir com calma, apesar de entendermos que é fundamental para o SMP", afirma ele.

O gerente de Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, por sua vez, saiu em defesa da qualidade dos testes realizados. "É um dos procedimentos mais completos desse tipo no mundo. Tentou se desenhar todos os cenários possíveis e estressá-los ao máximo", afirma.