WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[08/04/14]  Leilão 700 MHz: Pressão aumenta sobre o governo

A pressão aumenta sobre o governo para a realização do leilão da faixa de 700 Mhz para o 4G. O Conselho de Comunicação Social do Congresso pediu nesta segunda-feira, 07/04, a suspensão da consulta pública realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a alocação da faixa de 700 megahertz (MHz). A deliberação da Comissão de Tecnologia de Informação do colegiado responde o pedido da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), que reúne 21 veículos e reivindica a reserva de espaço para garantir a implantação de novos canais públicos.

Os radiodifusores e as próprias operadoras de telecomunicações também querem o adiamento do leilão da faixa de 700 MHz, previsto para agosto deste ano, tanto que encaminharam um pedido formal à Anatel para esperar resultados do teste de interferências. A proposta da Anatel é utilizar a faixa de 700 MHz para a prestação de serviços de voz e transmissão de dados (internet em alta velocidade). A faixa está ocupada por canais de televisão em UHF. A nova destinação será possível com a transição da TV analógica para a TV Digital, que libera o espaço para a prestação de serviços de telecomunicações, com a ampliação da tecnologia 4G no Brasil.

Uma das preocupações do Conselho de Comunicação Social é de natureza técnica: o temor de que os serviços da banda larga possam interferir na qualidade das transmissões das emissoras de televisão aberta públicas e comerciais. O que significa que, da forma como está, haverá interferência do sinal de telefonia celular no sinal de televisão e vice-versa. Por isso, há o entendimento de que o edital não pode ser lançado sem a conclusão dos relatórios com o resultado de testes de campo e de laboratório sobre a convivência dos dois serviços.

O conselheiro Walter Ceneviva lembrou que milhões de telefones móveis correm o risco de ser afetados e também pode ficar no prejuízo quem comprou aparelho de TV com tecnologia digital. Ele afirma que é preciso resolver primeiro a interferência reciproca entre telefonia 4G e televisão digital aberta.
*Fonte: Agência Senado