WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Diário da Manhã
[18/01/14]  TV e rede móvel sem interferência

Estudo apresenta opções de diminuição dos problemas entre novos sistemas de telefonia móvel a ser implantados no Brasil e o ISDB-T já existente

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), recentemente tomou a decisão de atribuir o Dividendo Digital para os serviços móveis e adotar o plano de canalização da Ásia-Pacífico (APT) para a faixa de 700 MHz, o que liberaria a faixa para os novos serviços móveis LTE. As previsões indicam que a utilização da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel gerará substanciais benefícios socioeconômicos para o Brasil, contribuindo com um adicional de US$ 1,4 bilhão para o PIB, criando mais de 4.300 oportunidades de emprego e gerando receitas fiscais adicionais de US$ 1,3 bilhão até 2020.

A GSMA anunciou na última sexta-feira, em Londres na Inglaterra, resultados de um novo estudo que analisa formas de suavizar a interferência entre os novos sinais da rede móvel LTE e os serviços de televisão existentes e planejados. A responsável pela pesquisa foi a TDI que é especializada em ferramentas de software, soluções de software sob medida, componentes para softwares e consultoria. É também especializada em planejamento de rádio, modelagem, mensuração e gestão de espectro para todas as tecnologias de rádio.

“As operadoras móveis querem trabalhar em estreita colaboração com a Anatel e a comunidade de radiodifusão, para entender qual a melhor forma de coexistência entre seus respectivos serviços, e garantir uma experiência de ótimo nível em LTE e televisão para a população brasileira”, disse o diretor-chefe para a Área Regulatória da GSMA, Tom Phillips. “Por meio de uma rigorosa modelagem, o estudo mostra que um cuidadoso planejamento do uso do espectro pode mitigar o potencial de interferência entre serviços móveis e de radiodifusão que operem mais próximos um do outro”.

O estudo focalizou as cidades de Brasília, Campinas e São Paulo, pois elas provavelmente serão algumas das áreas onde uma interferência na recepção de sinais de televisão e de serviços móveis poderá apresentar maiores problemas. Virtuais interferências deverão ser menos agudas em outras áreas e, portanto, mais fáceis de abrandar. A compatibilidade com os sinais de televisão analógica também foi incluída no estudo, devido aos planos de longo prazo previstos em relação à conversão para o sinal digital.

Como a televisão digital no Brasil usa a tecnologia ISDB-T – sistema de TV digital usado no Brasil, com capacidade de atender a equipamentos portáteis, permitindo que o público assistisse TV, por exemplo, em celulares –, esse estudo também é relevante para outros mercados, incluindo Chile, Costa Rica e Equador, onde o Dividendo Digital foi atribuído para redes móveis. Embora o estudo não tenha sido projetado para prescrever uma solução única e específica, ele oferece um ponto de vista objetivo a partir do qual as operadoras móveis e empresas de radiodifusão poderão basear suas decisões para reduzir a interferência entre seus sistemas.

Principais conclusões

A população afetada é geralmente pequena, e pode ser reduzida aplicando-se as devidas técnicas de atenuação nas áreas com potencial de interferência. Por exemplo, em Brasília e Campinas, a população afetada seria menor que 10 mil pessoas, e por meio da mitigação o problema poderia ser praticamente eliminado. A aplicação de filtros para os transmissores de sinais de TV ISDB-T – digital – e para as estações de base LTE – móvel – poderia ajudar a reduzir significativamente a probabilidade de saturação e de interferência fora da faixa.

É baixa a probabilidade de interferência de dispositivos LTE, tais como smartphones e tablets, com o sistema de TV ISDB-T por meio de saturação e também de interferência fora da faixa. Adotar planos que evitem emissões de alta potência nos canais superiores de televisão (especialmente os canais 48-51) permitirá a coexistência, pois o potencial de interferência é mais acentuado onde a separação de frequências entre ISDB-T e LTE é mais baixa.

A GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras móveis de todo o mundo. Cobrindo mais de 220 países, une aproximadamente 800 operadoras móveis do mundo todo. São 250 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de dispositivos e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações de setores como serviços financeiros, serviços de saúde, mídia, transporte e serviços públicos.