WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[09/09/14]  Anatel já estuda destinação da faixa de 800 MHz para 4G - por Lúcia Berbert

Nextel, que já ocupa a faixa, pode ser a primeira beneficiada.

A Anatel começou a estudar a destinação da faixa de 800 MHz para a tecnologia LTE, informou, nesta terça-feira (9), o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya. Segundo ele, essa frequência já é usada para a telefonia móvel 4G em outras partes do mundo, mas avisou que os estudos ainda estão em fase inicial.

Maya lembrou que parte dessa faixa atualmente é destinada para o serviço de trunking que, de acordo com proposta da própria agência, terá que migrar para o serviço móvel pessoal, sempre que ultrapassar 50 mil usuários. No momento, somente a Nextel atinge esse critério. Porém, segundo o superintendente, a destinação da faixa não servirá apenas para beneficiar essa empresa, mas admite que a tendência é de que o espectro seja ” multidestinado para tornar seu uso eficiente”.

O superintendente não descarta a possibilidade de venda de pequenas bandas da faixa de 800 MHz no super leilão anunciado pelo presidente da agência, João Rezende, para 2015. A previsão é de que sejam ofertados cerca de 5 mil lotes de sobras e de parte da frequência de 3,5 GHz, com multidestinação. Maya foi um dos palestrantes do Workshop sobre implementação das redes de 700 MHz, promovido pela Telebrasil.