WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  EILD  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[30/10/12]  TelComp critica discurso das concessionárias contra EILD

O presidente da TelComp, João Moura, voltou a criticar o lobby das concessionárias (Oi e Vivo/Telefônica) contra as novas regras para comercialização de rede no atacado, ou EILD.

Segundo Moura, o argumento adotado pelas empresas, principalmente pela Oi, contra a arbitragem da Anatel sobre os preços de atacado é “sem sentido”. O presidente da TelComp afirmou que as duas concessionárias "sabem claramente que não é verdadeiro" o discurso de que as negociações são bi-laterais e não prejudicam a competição. “As redes dessas empresas, onde elas têm concessões, é algo que ninguém consegue replicar. Eles têm capacidade de chegar em cada resdiência do município”, disse.

O representante das operadoras competitivas afirmou também que suas associadas buscam um preço justo para o uso da rede alheia no atacado. “Ela [concessionária] tem, sim, que ganhar. Mas não pode fazer disso uma barreira competitiva. Fazem porque sabem que há outras operadoras indo atrás do cliente deles”.

Na próxima semana, a Oi terá duas reuniões de arbitragem na Anatel: no dia 5, a empresa discutirá a questão com a Embratel; e no dia 8, as conversas serão com a TIM.

Sobre o tema, o presidente da Oi, Francisco Valim, tem dito repetidas vezes que o negócio é entre empresas grandes, equivalentes. “Veja quem é o grupo da Embratel. Eles têm a Net, a Claro. São até maiores do que nós”, disse ele recentemente.
Da Redação