WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PLC - Power Line Communication  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Computerworld
[20/04/07]  Barreirinhas terá conexão gratuita à web pela rede elétrica em julho

O projeto experimental "Vila Digital" vai custar 1,2 milhão de reais e terá duração de dois anos na cidade do Maranhão.
 
Os moradores da cidade maranhense de Barreirinhas vão poder se conectar gratuitamente à internet de banda larga a partir de julho deste ano, em 150 pontos entre escolas, postos de saúde, órgãos públicos, residências e pequenas empresas, dentro do projeto "Vila Digital" promovido entre o Ministério das Comunicações e associações de empresas.
 
O projeto experimental vai custar 1,2 milhão de reais e terá duração de dois anos. O ministério participa do projeto como cooperador técnico, por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), segundo comunicado distribuído à imprensa.
 
A iniciativa faz parte da estratégia da pasta de diversificar as tecnologias usadas no Gesac. Hoje, os 3,4 mil pontos do programa usam satélite, uma tecnologia mais cara que opções como ADSL, PLC ou WiMax. Atualmente, a fornecedora de infra-estrutura dos 3,4 mil pontos é a Comsat, cujo controle deverá ser adquirido pela BT, segundo anúncio de hoje.
 
Também integram o projeto das vilas digitais a Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), Cemar (Companhia Energética do Maranhão), a Prefeitura de Barreirinhas e a Aptel (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistema Privados de Telecomunicações).
 
Como quase 100% dos cabos de energia elétrica atingem as casas de Barreirinhas, o governo vai usar a tecnologia PLC (Power Line Communication) na versão mais recente, onde a velocidade de tráfego pode atingir 200 Mbps. "A velocidade é 20 vezes maior quando foram feitos os primeiros testes",em 2004, afirma o presidente da Aptel, Pedro Luiz Jatobá, que coordena o projeto, no comunicado.
 
Barreirinhas foi escolhida porque tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, classificada na 5.287ª posição entre os municípios brasileiros. Com 40 mil habitantes, a cidade é a porta de entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses, e tem um grande movimento de turistas, mas pouca infra-estrutura, de acordo com o ministério.
 
Porto Alegre (bairro Restinga) e Candiota (RS), Pirenopólis (GO), e São Paulo, capital (bairro Bexiga), também estão em fase de planejamento para fazer os testes de acesso à internet pela rede elétrica.