WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PLC - Power Line Communication  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Redação PSL - Brasil
[03/05/07]  Banda larga pela rede elétrica: Aneel prepara regulamento para 2008
 
Agência de energia elétrica discute o assunto em evento nesta quinta e sexta-feira, em Brasília (DF), para que equipe técnica apresente esboço da regulamentação. Além de debater os vários aspectos do tema, o encontro, que acontece na sede da Aneel, em Brasília (DF), irá subsidiar os estudos da Aneel para a elaboração de regulamento específico sobre o emprego comercial da tecnologia que será proposto pela área técnica em 2008.
 

A tecnologia ainda não está disponível de forma comercial no País, segundo a agência, mas já está em fase de testes por empresas brasileiras como a CEEE, do Rio Grande do Sul, Light, do Rio de Janeiro, Eletropaulo, de São Paulo, Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia Energética de Goiás (Celg).
 
O encontro terá a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros envolvidos no estudo da tecnologia. Um dos convidados internacionais é o professor da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, Klaus Dostert, que falará sobre as possibilidades e limitações do uso da rede de distribuição de energia elétrica para comunicação sob o ponto de vista europeu.
 
Nos dois dias do evento, serão apresentados os avanços da regulamentação do uso da tecnologia no Brasil e as regras adotadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia pelas empresas concessionárias de energia elétrica.
 
Na programação, está prevista a discussão sobre os benefícios da tecnologia para a redução dos custos operacionais das empresas de energia elétrica. Haverá ainda palestra sobre a regulamentação, instalações experimentais e testes com público da tecnologia PLC.