WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PLC - Power Line Communication  -->  Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Computerworld
[30/03/07]  Banda larga pela rede elétrica leva telemedicina a bairro gaúcho - por Taís Fuoco
 
Parceria entre empresa de TI do município, Senai e posto de saúde local vai garantir exames remotos à população carente de Restinga.
 
A rede de banda larga através da energia elétrica implantada no bairro de Restinga, em Porto Alegre (RS), em dezembro passado está prestes a gerar mais um benefício aos 100 mil habitantes da região, além da internet gratuita e do posto de acesso a serviços da concessionária de energia de forma mais rápida.
 
A Procempa, companhia de tecnologia da informação (TI) do município gaúcho, responsável pela implantação da rede de quatro quilômetros que hoje cobre o bairro através das torres de alta tensão da concessionária de energia elétrica do estado (CEEE), acertou com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com a Secretaria Municipal de Saúde uma outra aplicação, cujos primeiros testes começam em abril.
 
"A Secretaria de Saúde se interessou em criar essa nova aplicação porque um dos flagelos da região é a questão da saúde - e mais especificamente do pré-natal para as mulheres grávidas do bairro", disse André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa, em entrevista ao COMPUTERWORLD.
 
Segundo ele, a necessidade de exames de ultrassonografia periódicos pelas grávidas que não dispõem de um convênio particular de saúde era uma dificuldade no bairro afastado da cidade. Restinga fica a cerca de 45 quilômetros do hospital público e o tempo entre o pedido do médico e o retorno da paciente com o resultado era longo demais, o que poderia, inclusive, comprometer a gravidez.