WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PLC - Power Line Communication  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[13/11/08]  Banda larga incrementa demanda por circuitos de alta capacidade - por Ana Paula Lobo

Mesmo com os planos das operadoras de construírem infra-estruturas próprias de última milha para redução de custos com aluguel de meios de transmissão - TIM e Embratel estão licitando seus backbones - a demanda por circuitos de alta capacidade superou todas as expectativas da Eletropaulo Telecom para 2008.

O crescimento deverá ficar acima de 30% e, até o momento, segundo a diretora geral da empresa, Teresa Vernaglia, não foi sentida nenhuma redução de pedidos. "Há um tempo para a maturação dessas redes próprias e as teles precisam de circuitos agora para atender a explosão da banda larga", diz.

"A procura pelo nosso serviço é intensa e marcante. Principalmente por parte das operadoras móveis, que estão com a 3G à porta. Mas as operadoras fixas também estão ampliando suas malhas. E posso dizer que, mesmo com a crise, não percebemos redução de pedidos", acrescentou a executiva. Os canais mais procurados são os com capacidade de ou superior a 55 Mbits.

Nesta quinta-feira, 13/11, em evento para a imprensa na capital paulista, a Eletropaulo Telecom anunciou estar pronta para a oferta comercial de banda larga via rede elétrica. Fica faltando apenas a regulamentação do serviço por parte da Anatel.

A Eletropaulo Telecom possui uma rede de 2 mil quilômetros de fibras ópticas distribuídas por 24 municípios da Grande São Paulo. A companhia que completa 10 anos de atividade, registrou em 2007, um faturamento de R$ 65,3 milhões, atuando cmo "carrier das carriers", ou seja, vendendo infra-estrutura para operadoras, sem oferta para clientes finais.