WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  PLC - Power Line Communication  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele Síntese
[11/08/09]  Votação da norma para banda larga via rede elétrica fica para a próxima terça (18) - por Lúcia Berbert

A votação da proposta de regulamentação da utilização das instalações de distribuição de energia elétrica como meio de transporte para a comunicação de sinais, utilizando a tecnologia PLC (Power Line Communication),pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi adiada. A relatora da matéria, Joísa Campanher, alegou que precisava de mais tempo para analisar alguns componentes técnicos e transferiu a apreciação para a próxima terça-feira (18).

O uso do PLC já foi regulamentado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e agora precisa apenas da aprovação da Aneel para que o serviço possa ser oferecido. Com essa tecnologia, mais de 90% dos domicílios brasileiros estariam aptos a acessar à internet conectando um modem à tomada de energia elétrica.

A proposta de regulamentação do PLC da Aneel defende a disponibilização da rede de distribuição, pelas companhias elétricas, para  os interessados em oferecer esse serviço. Além disso, propõe que 90% da receita auferida com o aluguel da rede sejam revertidos para a redução da tarifa de energia e ressalta que a prestação do serviço de banda larga não poderá interferir na qualidade do fornecimento de energia elétrica.