WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Wi-Fi para desafogar tráfego de dados  -->  Índice de artigos e notícias - 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[03/07/13]  Copa das Confederações gerou 4,6 milhões de comunicações de dados

Levantamento do SindiTelebrasil reconheceu “congestionamentos esporádicos” na rede 3G durante os jogos

Durante os jogos da Copa das Confederações foram feitos 1,7 milhão de ligações de telefonia celular e mais de 4,6 milhões de comunicações de dados, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 MB, informa o SindiTelebrasil. Do total de comunicações de dados, cerca de 4 milhões foram na tecnologia 3G e 650 mil pelas redes de 4G, recentemente implantadas.

De acordo com a entidade, a infraestrutura de cobertura indoor montada pelas prestadoras nos seis estádios permitiu um uso intenso dos serviços, com momentos de pico e congestionamentos momentâneos. “Na partida final entre Brasil e Espanha, no Maracanã, no último domingo, houve 162 mil ligações completadas, com dois momentos de pico de chamadas, às 17h e às 18h, antes do início do jogo. A tecnologia 2G teve funcionamento satisfatório, mesmo no horário de maior tráfego”, destaca o sindicato, no levantamento divulgado nesta quarta-feira (3).

O SindiTelebrasil reconheceu problemas na rede 3G: “O maior volume de dados trafegados no Maracanã ficou concentrado na tecnologia 3G, com congestionamentos esporádicos. Entre 17h e 21h, mais de 495 mil comunicações de dados foram realizadas, com concentração também às 17h e às 18h, antes do início da partida”, informou.

Já sobre a tecnologia 4G, o levantamento aponte que ela superou as expectativas, apresentando uma utilização significativa durante a partida final, de aproximadamente 88 mil comunicações de dados no mesmo período, o que significa 18% do volume trafegado no 3G. “Mesmo assim, operou com grande folga de capacidade”, sustentou.

O sindicato relacionou os problemas ao pequeno prazo para a instalação da tecnologia. Pelo projeto, os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala e dali parte uma rede de fibras ópticas que liga as antenas, de pequena dimensão, distribuídas ao longo do estádio, nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso, subsolos e estacionamentos.

- A instalação desse tipo de infraestrutura requer prazo de, no mínimo, 120 dias, mas em alguns casos, como o do Maracanã, as prestadoras tiveram apenas 47 dias. Apesar de o processo de negociação com os administradores dos estádios ter se iniciado no segundo semestre de 2012, as empresas só obtiveram a liberação para iniciar as obras a dois meses do início da Copa, com vários estádios ainda em fase de construção”, argumentou a entidade.

O SindiTelebrasil ressaltou que as prestadoras continuarão trabalhando para completar a instalação da cobertura indoor nesses seis estádios, visando à Copa do Mundo. A expectativa é de que até o próximo ano se intensifique o uso do 4G no Brasil, permitindo uma melhor distribuição do tráfego nas diversas tecnologias de telefonia móvel nos estádios, especialmente na transmissão de dados. A estimativa é de que a infraestrutura indoor vai representar um investimento total de R$ 200 milhões nos doze estádios da Copa do Mundo de 2014.

Além da cobertura específica dos estádios, a indústria de telecomunicações atendeu aos requerimentos da Fifa para várias áreas específicas como centros de imagem, áreas da imprensa internacional, ticket centers e instalações oficiais das delegações, com serviços suportados por fibras ópticas redundantes, para transmissão de imagem, banda larga fixa, wi-fi, instalações de LANs e WANs, além de centros de controle das diversas redes.(Da redação, com assessoria de imprensa)