WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Bens Reversíveis --> Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[17/11/08]   Banda Larga nas escolas: União recorrerá de decisão favorável ao PRO TESTE - por Ana Paula Lobo e Cristina De Luca
 
O consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, em entrevista ao Convergência Digital, garantiu que a União recorrerá o quanto antes ao Tribunal Regional Federal para reverter a decisão favorável ao PRO TESTE,concedida pela 6ª Vara do Distrito Federal.
 
Apesar de lamentar a decisão, Bechara foi taxativo: As operadoras terão que cumprir as metas e levar à conexão para as escolas. Na visão do consultor do Minicom, a sentença proferida pela juíza da 6ª Vara do Distrito Federal não suspende o acordo de universalização firmado entre as partes.
 
"A decisão foi tomada sem levar em conta um posicionamento oficial de um órgão regulador. A União recorrerá", garantiu Marcelo Bechara. "Não há como levar em consideração que a medida não traz qualquer ganho efetivo para o consumidor", completou o consultor jurídico do Minicom.
 
Para Bechara, a decisão da juíza Maria Cecília Marco de Rocha, da 6ª Vara do Distrito Federal, levou em conta a possibilidade de uma contestação futura - com relação a quem pertence os ativos do backhaul que levará a conexão em banda larga para cerca de 55 mil escolas do país - e prejudicou o andamento de uma politica nacional de universalização. "Vamos recorrer para provar que a argumentação é confusa e prejudica a população que não tem acesso à banda larga", completou.
 
Mas ainda assim, o consultor do Minicom garante: As operadoras estão obrigadas a cumprir a palavra firmada com a União. "Não há como não seguir com o cronograma, até porque não é uma decisão judicial definitiva. Então as teles não devem paralisar seus projetos sob pena de se verem mais à frente tendo que correr para cumprir o acertado", sublinhou.
 
Em abril, depois de uma longa negociação com as concessionárias de telefonia,  o governo federal lançou o Programa Banda Larga nas Escolas, projeto que permitirá acesso rápido à internet em banda larga a todas as escolas públicas urbanas do País.
 
A iniciativa, elaborada em parceria com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), levará o acesso em banda larga a 56,9 mil escolas públicas de educação básica até 2010, beneficiando 37,1 milhões de estudantes ou 86% dos alunos da rede pública. No cronograma firmado entre as partes, 40% das escolas terão a conexão instalada até o final desse ano e 2 mil até junho de 2009.
 
A prioridade é para escolas que já dispõem de laboratórios de informática e infra-estrutura técnica para receber o serviço. Em 2009, o atendimento deve chegar a mais 40% do total previsto e, em 2010, aos 20% restante.