WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/04/14]  Suspeita de 'ataque virtual' faz Senado cancelar enquete sobre Marco Civil - por Luís Osvaldo Grossmann

O Senado Federal removeu de sua página na Internet uma enquete sobre o projeto do Marco Civil. O motivo é a “suspeita de ataque virtual” depois do curiosíssimo pico de interesse na pergunta sobre quem era contra ou a favor da quebra da neutralidade de rede.

Segundo o DataSenado, que promove as enquetes, tudo indica que houve uso de robôs para votar a favor de que os provedores de acesso à rede cobrem preços diferenciados de acordo com o tipo de página acessada pelos internautas. Como bem ressalta a nota da Agência Senado, foi um movimento pra lá de atípico.

“Chegaram a ser registrados mais de 800 votos por minuto, levantando a suspeita de adulteração dos resultados. No domingo, houve também um pico anormal no tempo de conexão, às 5h da manhã. A hipótese é que tenha sido usado um programa que permite votar repetidamente, de forma automática, em uma resposta pré-definida.".

Aberta em 1º de abril, a enquete somava cerca de 14 mil votos até a noite de quarta-feira, 9/4, com dois terços deles contrários à quebra da neutralidade de rede. A partir da quinta, porém, o resultado se inverteu. Às 16h a enquete já contava com mais de 50 mil votos.

O movimento continuou. Na segunda seguinte, 14/4, a contagem superava os 432 mil votos – com 71% deles favoráveis ao tratamento diferenciado de acordo com o conteúdo acessado. Foi quando o Senado estranhou e foi verificar se havia irregularidades.