WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Internet.org
Leia na Fonte: Convergência Digital
[20/07/15]  Sem previsão de lançamento no Brasil, Internet.org tem primeiro app nacional - por Luís Osvaldo Grossmann

O Internet.org, do Facebook, ainda não foi lançado no Brasil, mas já conta com o primeiro aplicativo do país adaptado aos critérios da plataforma – a rede social Colab.re, voltada a comunicação entre cidadãos e órgãos públicos, criada a partir do Porto Digital, de Recife.

O anúncio foi feito durante uma série de ‘maratonas de programação’ que o Facebook realiza junto a programadores brasileiros, iniciado na semana passada exatamente em Recife e que depois seguiu para São Paulo. Amanhã está previsto um workshop em Belo Horizonte.

Até aqui, porém, a empresa não tem previsão para lançar a plataforma no Brasil. “Não temos nenhuma data de lançamento do Internet.org no país, nem nada fechado sobre esse assunto”, reiterou o Facebook nesta segunda, 20/7, em resposta ao Convergência Digital.

Segundo a rede social, “a ideia do Hackathon é engajar os 3.500 desenvolvedores que interagiram com o Facebook para trabalhar em projetos compatíveis com a plataforma Internet.org”. Apps como Easy Taxi, Emprego Ligado e Escribo participaram desses workshops.

“Queremos apresentar a plataforma para desenvolvedores com interesse social que atuem como parceiras na produção de conteúdos e serviços que possam contribuir para a iniciativa", explica a diretora de empreendedorismo do Facebook, Camila Fusco.

No Brasil, como em outros países, o Internet.org é considerado controverso por promover acesso ‘gratuito’ a um limitado grupo de páginas da Internet ou aplicativos – a começar pelo próprio Facebook. A gratuidade está em esses acessos não contarem no consumo de franquias de dados de conexões móveis.

Uma das reações da rede social às críticas foi permitir que diversos aplicativos se candidatem a entrar na plataforma. Para isso, eles precisam se adaptar a critérios do Internet.org – em essência, garantir uma baixa transferência de dados, o que deixa de fora fotos e vídeos, por exemplo.

Ainda não há operadoras de telecomunicações parceiras para o Internet.org no Brasil e um bom motivo é a incerteza sobre como será o tratamento legal a esse tipo de plataforma com a regulamentação do Marco Civil da Internet, em tese em andamento no governo federal.

* Com informações do Porto Digital