WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: TudoCelular
[12/05/15]  Internet.org, do Facebook, será lançado em todo o Brasil

A iniciativa batizada de Internet.org, tem gerado muita polêmica em todos os países do mundo que aparece. A razão é que o projeto pretende dar acesso à "web" para lugares menos favorecidos do globo. No Brasil, os beneficiados foram os moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O problema, é que o acesso à "web", não é pleno, porque os usuários não poderão navegar por onde quiserem, mas apenas nos serviços que o projeto permitir. Ou seja, essencialmente o Facebook e alguns sites como Wikipedia, sites do governo e etc.

Agora, Cris Daniels, diretor do Internet.org, anunciou em entrevista à Folha que a iniciativa será ampliada no país, devido a uma parceria com as diferentes empresas de telecomunicação locais. A expansão deverá começar assim que as companhias telefônicas estiverem prontas para isso. Foram feitos contatos com todas as operadoras de celulares no mercado, e ele espera contar com a participação de cada uma delas.

Várias alternativas estão sendo pensadas sobre como disponibilizar a internet em locais remotos, como certas comunidades amazônicas. Hoje estima-se que apenas 10% da população mundial se encontra em uma área longe do acesso de redes 2G. A ideia é acabar com este buraco e oferecer um serviço gratuito e reduzido para essas pessoas.

Quando Dilma Rousseff se encontrou com Zuckerberg, uma carta de repúdio escrita por diversas entidades foi apresentada ao governo, pedindo que o mesmo respeitasse o Marco Civil da Internet e não permitisse que a iniciativa do Facebook fosse aplicada ao país.

Em sua defesa, Daniels falou à Folha: “Somos apoiadores da neutralidade, mas ela tem de coexistir com iniciativas que conectam as pessoas”. Ele continuou, dizendo que “Precisamos chegar a um acordo, com todos, de que mais usuários de internet beneficiam o país. A neutralidade pode existir com projetos de inclusão”.

Chris também explica que não vai pagar às operadoras pelas trocas de dados gerada pelos usuários do Internet.org, mas que as teles acabam ganhando mais clientes com o processo, na medida em que estes se interessam em pagar por um plano de "internet ampla".

"Não pagar as operadoras alinha a motivação de todos os envolvidos e prova que isso funciona. I Facebook criou 8 milhões de novos assinantes para as operadoras nos países onde atua seu projeto de inclusão. O total de beneficiados pelo projeto é de 800 milhões até agora”.

O grande problema é que existe uma distorção na forma como o Facebook está lendo este projeto. A rede social não é um serviço que o senhor Zuckerberg nos oferece de maneira gratuita, muito pelo contrário, para cada usuário utilizando o Facebook a empresa ganha muito dinheiro em propaganda e serviços em cima dele.

Quando o Facebook distribui uma internet gratuita que tem como princípio só permitir que o usuário entre no próprio Facebook (e sites afiliados) ele está fazendo apenas propaganda de si mesmo e aumentando os números de sua receita. São as pessoas que acessam esse serviço que geram dinheiro para a rede social e não o contrário.

Fora isso, essa iniciativa também pode criar uma geração inteira de usuários que não sabe diferenciar o que é estar na internet do uso do Facebook, atrapalhando e limitando severamente o contato dessas pessoas com o mundo virtual.