WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[05/10/15]  Internet.org abre vagas no Brasil - por Bruno do Amaral

O Internet.org ainda não está sendo oferecido oficialmente no Brasil, mas o Facebook divulgou duas vagas para a iniciativa de universalização de acesso para atuação no País.

As vagas são de "engenheiros parceiros" para o segmento de operadoras e ambas são baseadas na cidade de Menlo Park, na Califórnia (EUA), apesar de responder à sede do Facebook em São Paulo. "Esse papel é uma oportunidade de ser parte dessa iniciativa ao trabalhar com operadoras globais em criar novos modelos de negócio para levar Internet a baixo custo para os desconectados", diz o anúncio da companhia.

Fica cada vez mais clara a estratégia da companhia: a de parar de esperar uma posição do governo e finalmente lançar a iniciativa Internet.org em parceria com operadoras. Na verdade, é a segunda indicação: o Facebook já comprara recentemente horário nobre na TV para veicular publicidade do Internet.org.

Enquanto isso, a regulamentação do Marco Civil da Internet continua sem previsão e ainda não se sabe se a versão final das exceções à neutralidade impedirá ou não o fornecimento do acesso gratuito e/ou patrocinado, como é o caso do Free Basics, o nome "comercial" da plataforma móvel da companhia. Assim, da mesma forma como operadoras já comercializam planos de zero-rating com redes sociais, o Internet.org aproveitaria a falta de movimentação do governo.

Vagas

Uma das vagas é para engenheiro de integração, e prevê trabalho próximo a gerentes de contas pela América Latina para lidar com "relacionamento técnico" com operadoras móveis e provedores de conteúdo. A ideia é, de forma colaborativa, desenhar um rascunho de parceria para levar o acesso pelo Free Basics.

A outra, de engenheiro parceiro, é para trabalhar com as teles para "criar campanhas de preços especiais, personalizar plataformas/produtos do Facebook para seus requerimentos, e instalar, testar e prover suporte contínuo". Além disso, o profissional trabalhará com o time de infraestrutura para analisar e resolver problemas reportados por operadoras. "A integração entre a infraestrutura do Facebook e as redes de operadoras vão permitir a segmentação da tarifa e novos modelos de negócios para uma Internet de baixo custo enquanto adiciona novos recursos em colaboração com times de produto do Facebook".