WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[05/10/15]  Facebook e Eutelsat levarão conexão por satélite à África - por Bruno do Amaral

O Facebook e a operadora de satélites Eutelsat anunciaram parceria nesta segunda, 4, para levar conexão por satélite à região subsaariana da África. O projeto, que também envolve um acordo plurianual com a operadora de VSAT do Oriente Médio Spacecom, é parte do plano Internet.org e visa utilizar toda a capacidade de banda Ka do satélite geoestacionário AMOS-6, além de um sistema com gateways e terminais.

O serviço começará a operar no segundo semestre de 2016 e cobrirá com sinais de alta capacidade as partes Oeste, Leste e Sudeste do continente africano.

Em comunicado, as empresas afirmam que a capacidade será otimizada para acesso "comunitário e direto-ao-usuário" utilizando equipamentos comuns e com preço acessível. Nos termos do acordo, a capacidade será compartilhada entre Eutelsat e o Facebook.

A ideia do Facebook é estabelecer acordos locais pela África para utilizar capacidade de satélite e terrestre para entregar "serviços a áreas rurais".

Por estar ligado ao Internet.org, dá a entender que o acesso poderá ser efetuado por meio do Free Basics, novo nome da plataforma de acesso móvel (antes também chamada de Internet.org); e que poderá envolver no acordo operadoras móveis locais. No comunicado, o VP do Internet.org, Chris Daniels, afirmou que a "missão do Facebook é conectar o mundo".

Com o projeto, a Eutelsat pretende expandir a atuação na África subsaariana, onde atua com banda Ku atualmente. Assim, a empresa vai estabelecer uma nova companhia baseada em Londres e que vai "guiar a visão e os negócios de banda larga" na África. Essa subsidiária será dirigida pelo fundador e ex-CEO da Tiscali International Network, Laurent Grimaldi, e focará em segmentos de consumidores premium e segmentos profissionais.

Congresso Latino-Americano de Satélites

O vice-CEO da Eutelsat, Michel Azibert, apresentará no segundo dia do Congresso Latino-Americano de Satélites, na sexta-feira, 16, sessão especial "O Brasil na perspectiva internacional", na qual falará o que querem e o que buscam as operadoras estrangeiros. A 15ª edição do evento acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de outubro. Confira a programação clicando aqui.