WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[20/01/15]  Verizon oferece zero rating em troca de clique em propaganda

A operadora norte-americana Verizon lançou nesta terça, 19/01, o seu plano de dados patrocinados em LTE, o FreeBee Data. A tele oferece dois modelos, um para cobrança por dados e outro com acesso por clique em publicidade, e se diz aberta a qualquer provedor de conteúdo, incluindo agências de publicidade e outras marcas, para patrocinarem o acesso. Testes começam com mil usuários e três marcas já foram anunciadas como parceiras: Hearst Magazines, AOL e Gameday.

Com o FreeBee Data 360, os provedores poderão oferecer parte ou todo o conteúdo móvel (seja por website ou aplicativo) sem consumo dos planos do usuário e com a tarifa baseada em preço por gigabyte usado. Dessa forma, a empresa paga à Verizon pelo tráfego. A outra modalidade permite que os provedores de conteúdo ofereçam ao usuário a navegação, incluindo vídeo, streaming de áudio e download de aplicativos, por meio de publicidade, baseado em cliques, mas sem a cobrança adicional para os assinantes.

No modelo da Verizon, para ter o acesso 'grátis' à Internet, o assinante terá de clicar em propagandas para assegurar o benefício. A modalidade FreeBee Data 360 está disponível em fase beta a partir desta terça-feira, enquanto a modalidade baseada em publicidade estará aberta, também em testes, a partir da próxima segunda-feira, 25. O modelo não é novo. As rivais da Verizon - T-Mobile e a AT&T já têm produtos com dados patrocinados. Aqui no Brasil segue a discussão se o modelo zero rating será debatido ou não na regulamentação do Marco Civil da Internet, parada há mais de ano no gabinete da presidenta Dilma Rousseff.