WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Eletronet --> Índice de artigos e notícias --> 2003

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[18/03/03]  Fibras da Eletronet ficam com elétricas em caso de insolvência

Análise feita por advogados que estudam a situação dos credores da Eletronet mostra que o cenário, caso a empresa chegue a uma situação de inviabilidade, pode se complicar ainda mais. Contratualmente, em caso de insolvência, os ativos da Eletronet, especialmente as fibras (os mais valiosos), ficam para as concessionárias de energia elétrica, já que estas fibras são parte de uma infra-estrutura essencial à manutenção dos serviços. As concessionárias precisam dos cabos OPGW, de proteção contra raios, por onde passam as fibras ópticas. Além disso, a infra-estrutura de telecomunicações é utilizada pelas concessionárias para manutenção e gerenciamento da rede de energia.

Com isso, os fornecedores com créditos a receber precisarão necessariamente recorrer à Justiça caso queiram reaver o que lhes é devido. A Eletronet é controlada pela Eletrobrás (por meio da Lightpar). A sócia do governo na Eletronet é a AES, que há alguns meses deixou de fazer parte do bloco de controle da empresa por não ter acompanhado os aportes de capital. Esta empresa, portanto, sequer é considerada pelos fornecedores como uma opção para ressarcimento da dívida, segundo fontes ouvidas por este noticiário.

A Eletronet tem um dos maiores backbones de telecomunicações do Brasil, mas vive em uma complicada situação financeira, com uma dívida de R$ 500 milhões e um business plan que demanda hoje investimentos que o governo não está disposto a fazer. A decisão em Brasília, segundo apurou este noticiário, é deixar a empresa por sua própria conta caso não apareça proposta privada de compra. Atualmente, fala-se de duas propostas na mesa: uma do empresário Nelson Tanure e outra do grupo GP Investimentos. Ao longo desta terça, dia 18, foi realizada reunião do conselho da Eletronet para decidir o futuro da companhia, mas até o fechamento desta edição ainda não havia informações adicionais.
Da Redação