WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Eletronet --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Computerworld
[25/01/10]  Eletronet é tão importante como o pré-sal, diz Dilma Rousseff - por Daniela Braun

Retomada de rede de fibra óptica da empresa vai assegurar inclusão digital via banda larga e tornar o Estado mais ágil, afirma ministra-chefe da Casa Civil.

A recuperação da rede de fibra ótima da Eletronet pelo governo federal foi destacada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como um “patrimônio tão importante como o pré-sal”, que “pode tornar o Estado mais ágil”, por meio da digitalização de serviços públicos, além de garantir o acesso à internet a todos os brasileiros, tornando o governo mais transparente.

Em um discurso realizado na noite de sexta-feira (22/1) durante a inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra descreveu o processo judicial de três anos pela retomada da rede da Eletronet como “terrível, mas que de alguma forma teve um final feliz”.

A empresa terceirizada pela Eletrobrás à norte-americana AES – que estava em processo de falência – opera uma rede de fibras ópticas de 16 mil quilômetros em 18 Estados. Em conjunto com a Petrobras, a rede soma 21 mil quilômetros, que serão usados na infraestrutura do Plano Nacional de Banda Larga. “Nós entramos na justiça, ficamos brigando, brigando, brigando e conseguimos tomar de volta este patrimônio tão importante como o pré-sal”, disse Dilma.

Para usar a estrutura da antiga Eletronet em projetos de inclusão digital com acesso em banda larga, o governo fará parcerias, informou a ministra. “Obviamente, nós iremos fazer as parcerias necessárias – nunca fomos contra parcerias – mas o que nós vamos ter é o direito de saber que preço é possível cobrar na casa de cada um de nós”, declarou.

A criação de uma "estatal de banda larga" foi defendida pelo presidente do Sindpd, Antônio Neto. "Isso é fundamental principalmente para uma categoria como a nossa", declarou em seu pronunciamento. "É só olhar, em todos os serviços que foram privatizados nas telecomunicações, o abandono. Aquilo que não está nas mãos do Estado tem preço alto e não é de qualidade boa".


Varinha mágica
Comparando a internet a uma varinha mágica, a ministra defendeu que a tecnologia “pode tornar o Estado mais ágil” por meio da digitalização de serviços públicos “Vamos lembrar sempre que a internet tem um condão, como uma varinha mágica. Ela consegue combinar comunicação por voz, por dados e por imagem. Portanto, quando você se ligar à internet, você poderá usufruir de todos os bens que ela traz. E isso torna o Estado mais transparente”, disse a ministra.

Entre os exemplos de digitalização, Dilma citou um sistema de saúde com um cartão único para os cidadãos e uma rede centralizada em todo o Brasil. “Nós saberíamos quantas vezes uma pessoa fez tomografias, se ela está fazendo tomografias demais ou não, saberíamos quanto se está cobrando por um serviço”.

TI e petróleo
A ministra-chefe da Casa Civil também defendeu a regulamentação das profissões de tecnologia, que foi uma das demandas do presidente do Sindpd, Antônio Neto, ao presidente Lula, durante a cerimônia. “Considero importantíssimo que a profissão, que é diferenciada e tem características específicas, deva ser regulamentada. O presidente determinou que fizéssemos um estudo específico para isso.”

A ministra reconheceu a importância do setor para a própria exploração do pré-sal. “É inconcebível a exploração do pré-sal sem a aplicação da TI. A exploração não pode ser feita só pelo homem, ela tem de ser informatizada, ela tem de ser feita até por robôs, que são operacionalizados via TI”.

Dilma concluiu seu discurso falando de inovação e da importância do setor para posicionar o Brasil como a quinta economia do mundo até 2030, citando uma previsão recente da PriceWaterhouseCoppers. “A tecnologia da informação é igual ao petróleo. Ela precisa necessariamente de vontade política para resultar em crescimento econômico em vantagens do Brasil no que se refere à toda a sua colocação no mercado internacional porque nós temos de ser exportadores de inteligência.”