WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Syscon
[03/05/05]  NRSC Aprova por Unanimidade a Padronização Técnica do Sistema Digital IBOC para HD Radio

COLUMBIA, Maryland, 3 de maio /PRNewswire/ -- A iBiquity Digital Corporation, que desenvolveu o sistema IBOC (In-Band On-Channel) para o HD Radio(TM), parabenizou o NRSC (National Radio Systems Committee - Comitê Nacional de Sistemas de Rádio) pela votação que aprovou por unanimidade a implantação da padronização técnica para radiodifusão digital em AM e FM nos Estados Unidos com base no sistema de rádio digital (HD Radio). O sistema IBOC tinha sido recomendado anteriormente pela ITU (International Telecommunication Union - União Internacional de Telecomunicações) para sistemas de radiodifusão digital nas faixas de AM e FM.

"Parabenizamos a decisão da NRSC de adotar um padrão para o IBOC baseado no sistema de rádio digital (HD Radio) da iBiquity", declarou Robert Struble, presidente e diretor geral da iBiquity Digital Corporation. "Cumprimentamos também a NRSC pelos anos de pesquisa e análise intensa dedicados para chegarem a esta decisão. O seu endosso é um marco essencial para o estabelecimento da rádio digital (HD Radio) como a solução da rádio digital nos Estados Unidos e eventualmente nos outros países". Mais de 2.500 estações de rádio nos Estados Unidos estão convertendo para o sistema de rádio digital (HD Radio) e mais de 300 emissoras de rádio digital (HD Radio) já estão no ar. Em média, converte- se uma estação por dia para a tecnologia digital de rádio digital (HD Radio).

A tecnologia de rádio digital (HD Radio) transmite dados e áudio digitais junto com os sinais analógicos existentes de AM e FM, permitindo beneficiar os ouvintes com receptores de rádio digital (HD Radio) com uma recepção de nitidez cristalina e som com qualidade de CD. Ao contrário de outras tecnologias de radiodifusão digital, o rádio digital (HD Radio) opera dentro do espectro analógico existente, permitindo a preservação de um espectro não utilizado para necessidades futuras. Com esta abordagem, a tecnologia de rádio digital (HD Radio) possibilita às estações de rádio de AM e FM ao redor do mundo uma transição para radiodifusão digital de um modo perfeito e ordenado. A tecnologia proporciona ainda uma plataforma para recursos interativos avançados que incluem: multicasting (radiodifusão de diversos canais em uma única freqüência de FM), serviços de meteorologia e tráfego em tempo real, rolagem de texto na tela do receptor e Surround Sound.

A ITU recomendou os sistemas IBOC em AM e FM da iBiquity para implantação mundial da radiodifusão digital através da Recomendação ITU-R/BS.1514 e Recomendação ITU-R/BS.1114.

Com o co-patrocínio da NAB (National Association of Broadcasters - Associação Nacional de Emissoras de Rádio) e CEA (Consumer Electronics Association - Associação de Produtos Eletrônicos para Consumidores), a NRSC estuda e faz recomendações de padronização técnica referentes à transmissão e recepção de sinais de radiodifusão.

Sobre a iBiquity Digital Corporation

A iBiquity Digital é a única empresa de desenvolvimento e licenciamento da tecnologia de HD Radio(TM) nos Estados Unidos, que está transformando as estações de rádio de AM e FM atuais em rádio digital, possibilitando um som radicalmente atualizado, com nitidez cristalina e novos serviços de dados sem fios. Os investidores da empresa incluem 15 das principais emissoras de rádio da nação, inclusive a ABC, Clear Channel e Viacom; instituições financeiras importantes, como o Grotech Capital Group, J.P. Morgan Partners, New Venture Partners, Pequot Capital e J&W Seligman; e os parceiros estratégicos Ford Motor Company, Harris, Texas Instruments e Visteon. A iBiquity, designada como uma das Fast 500 Companies da Deloitte, é uma empresa de capital fechado com operações em Columbia, Maryland, Detroit, Michigan, Belmont, Califórnia e Warren, Nova Jersey. Para mais informações favor visitar: http://www.ibiquity.com/.