WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Rádio Digital
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


 
Fonte: IDG Now! 
[13/09/05]   Brasil entra na era do rádio digital - por Daniela Braun

A partir de segunda-feira (26/09), o Brasil começa a experimentar uma nova era do rádio, a transmissão digital.
 
A nova tecnologia, que promete transmissões AM de melhor qualidade, sem interferências, e FM com som de CD, começa a funcionar, em caráter experimental, nas emissoras do Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
 
A transmissão experimental foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 12 de setembro e terá um prazo inicial de seis meses, que pode ser prorrogado.
 
Segundo Antonio Rosa, diretor da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a novidade transformará o rádio em um veículo multimídia.
 
"No máximo em cinco anos, o ouvinte poderá ler textos sobre a programação ou acompanhar imagens de um show transmitido ao vivo na tela do próprio aparelho digital", prevê.
 
Outra possibilidade do rádio digital é a transmissão de até três programas simultâneos, na mesma freqüência, para públicos diferentes. "O rádio é o meio que vai experimentar toda a interatividade da internet aliada à mídia de massa", avalia Rosa.
 
Atualmente, a tecnologia já é aplicada nos Estados Unidos, México e Canadá. O padrão tecnológico escolhido pelos empresários brasileiros é norte-americano - In band on channel (Iboc) - por funcionar tanto no modelo digital como no analógico, que atualmente os brasileiros utilizam.
 
Outros padrões de rádio digital são o europeu -  DAB (Digital Audio Broadcasting) para FM e DRM (Digital Radio Mondiale) para AM - e o japonês - ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) ou ISDB-T (Terrestrial).
 
Segundo a AESP, o lançamento do rádio digital também marca os 83 anos do rádio no Brasil, criado oficialmente em 7 de setembro de 1922.