WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: IDG Now!
[03/08/07]   Receptor de rádio digital nacional custará cerca de R$ 70, afirma Costa - por Redação

Brasília - Ministro das Comunicações estipula preço baseado em informações de fabricantes e afirma não acreditar em conversores do sinal analógico.

O consumidor que quiser aproveitar a melhor resolução das rádios digitais terá que trocar seu antigo aparelho, pagando, no mínimo, cerca de 70 reais, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, nesta quinta-feira (02/08).

A expectativa de preço revelada por Costa são de informações passadas ao ministro por fabricantes como Samsung e Sony sobre a fabricação nacional do equipamento.

O novo equipamento sintonizará tanto as rádios AM e FM atuais, em sinal analógico, como as novas estações que transmitirão em sinal digital.

Costa afirmou ter dúvidas sobre o funcionamento dos conversores, bastante populares nos Estados Unidos e Europa, que permitem que rádios antigos sintonizem o novo sistema de transmissão, "a menos que custasse no máximo 10 reais".

Para iniciar a fabricação dos novos rádios, as empresas esperam a decisão do governo federal sobre qual sistema de transmissão será adotado pelo país, o que deve ocorrer em, no máximo, 60 dias.

Para baratear ainda mais o preço do novo rádio, o governo federal estuda a possibilidade de fazer um acordo com as indústrias.

A idéia é fazer um acordo em que os empresários diminuam a margem de lucro e o governo diminua os impostos. Costa, porém, não revelou nenhum plano concreto quanto a isto.

“Uma questão foi levantada pelos empresários do setor e eu vou levar ao presidente da República: Eles me disseram que 40% é a margem do lucro do revendedor e 35% são impostos. Tem que ter uma discussão nesse sentido”, adianta o ministro.
*com informações da Agência Brasil.